Têm razão os que sinceramente se preocupam com o problema da liberdade de expressão. E escrevemos sinceramente porquanto, pela linguagem usada, se percebe que a maior parte das alegadas "vítimas" de censura aqui no blogue, para não dizer todas, nunca souberam nem sabem o que isso é, e já foi neste país. Parecem estar erradamente persuadidos de que democracia = liberdade e liberdade = barbuda e barbuda = vale tudo menos tirar olhos. Não é assim.
Mesmo em França, que continua a ser o farol mundial em termos culturais, também há limites. E cidadãos que protestam. Repare na fotografia supra, do prestigiado e premiado fotógrafo e cineasta americano Larry Clark. Foi tirada em 1972 e desde então exposta centenas de vezes por esse mundo fora, sem quaisquer problemas. Pois desta vez, o presidente da câmara de Paris, o socialista e dirigente nacional do PS francês, Bertrand Delanoë, homossexual assumido, determinou que a exposição actualmente aberta no Museu Municipal de Arte Moderna da capital francesa deve ser apenas para maiores de 18 anos, em conformidade com o código penal. Afirma não querer correr riscos inúteis. Considera que algumas fotos, sobretudo a da ilustração acima, são pornográficas. Será porque a rapariga tem a mão esquerda ocupada, e o rapaz mostra não ser canhoto na cama?
Naturalmente preocupado, o influente LE MONDE consagra dois terços da sua página 19 - Cultura ao assunto, a demonstrar que na pátria dos gauleses com a liberdade de expressão não se brinca. Sobretudo quando, como neste caso, o autor não pretende atingir ninguém, nem manchar reputações com precessos de intenção.
Para que conste, a ver se vamos aprendendo alguma coisita...
7 comentários:
Parabéns pelo Post, de elevado sentido pedagógico.
O quadro é de uma grande beleza transbordante..., de esborrar...
Só um maricas invejoso podia odiar tal beleza.
França até pode continuar a ser farol, mas num mundo onde o sistema agora é o GPS...
ò Amigo Prof. Rebelo
Também quero ir para os Bombeiros que têm pessoal deste a agarrar na mangueira e depois a apagar o fogo sagrado no mais recôndito de si!!!!!!!.
O vereador ferreira não quererá contratar pessoal deste?!
Ganhava logo imensos votos!!!!!!
Sempre o Ferreira. O ferreira e mais o ferreira.
Chega. Estou farto de ouvir falar do ferreira.
Qualquer coisa é para falar do vereador socialista.
Mas que raio: quem é que ganhou as eleições?
Ó Ferreira, então e o Festival de Rapidinhas, vem ou não vem?
Sempre o Ferreira. O ferreira e mais o ferreira.
Mas o ferreira não está na fotografia! apesar de ser da protecção civil/bombeiros:
Portanto .... nem sempre o ferreira.
A malta gosta de circo,adora piadas e prontos...
Só fala do palhaço de serviço...
O qu'é que vocemecês querem?
Mandem fechar o circo...ou tirem de lá o palhaço,porra!
Enviar um comentário