terça-feira, 25 de agosto de 2009

CUIDADO COM AS TOUPEIRAS

Numa altura em que é conhecida a hipótese de virem a existir três campos de golfe nas proximidades da cidade; um nos Pegões, outro na Quinta da Granja e um terceiro em Cardais, pareceu-nos útil difundir esta notícia, copiada do PÚBLICO de hoje, com a devida vénia. Não ignoramos que os percursos previstos são de iniciativa particular, competindo à autarquia apenas o indispensável licenciamento para cada um deles. Criaram-se, porém, determinadas expectativas na opinião local, as quais, na nossa opinião de leigos na matéria, carecem de fundamentação séria, pelo que a leitura atenta daquilo que se poderia chamar, com propriedade, "a aventura Melancia" será crtamente de alguma utilidade para todos.
Considerado a dada altura como um dos melhores do país, o golfe de S. Salvador de Aramenha, no concelho de Marvão, foi vítima de várias maleitas, que se depreendem da notícia supra. Houve, todavia, uma outra e importante, que aí não é mencionada -nunca se conseguiu acabar com as dezenas e dezenas de toupeiras que tornavam o percurso pouco praticável porque "lavrado", e infrutíferos todos os esforços para o regularizar. Nestas condições, aqui em Tomar conviria ter muito cuidado com as toupeiras, que poderão arruinar as iniciativas previstas, e bem assim com as "toupeiras", geralmente muito práticas na detecção de tudo o que se passa "por baixo da mesa".

4 comentários:

Anónimo disse...

"
... s "toupeiras", geralmente muito práticas na detecção de tudo o que se passa "por baixo da mesa".
"

Pelo contrário AR, em Tomar NUNCA se descobre nada. E o que se comenta, por vezes, à boca fechada, não passa disso mesmo: Maledizências que não vão a lado nenhum...

Anónimo disse...

Concordo em absoluto com o campo de golfe nos Pegões. Excelente sítio para a prática de um desporto que trará um acréscimo enorme de turismo no nosso concelho. Um óptimo desporto aliado à beleza da paisagem monumental do aqueduto.

Anónimo disse...

Um dos sócios do Golfe de Marvão é Fernando Barata, um empresário com grande experiência no turismo nacional e internacional. FB costuma ir ao estrangeiro realizar contratos que sustentem a vida dos seus empreendimentos turísticos. Se ele não conseguiu rentabilizar o Golfe de Marvão, mais ninguém conseguia.
A zona de Marvão-Castelo de Vide é muito parecida com Tomar. Quente no verão, fria no inverno, e muito isolada e sem outros interesses.
Castelo de Vide sempre foi chamada de Sintra do Alentejo, apesar disso os empreendimentos turísticos não vingaram. A Estalagem que lá existia foi comprada pelo INATEL.
Vivi muitos anos junto a um campo de golfe, sei o estilo de vida a que ele está ligado, não me parece que Tomar tenha vantagens para campos de golfe, além dos custos sociais que eles acarretam.
Em Tomar existe alguèm com a capacidade de um Fernando Barata?

Anónimo disse...

Nada de comparar Castelo de Vide ou Marvão com Tomar. Quanto mais não seja até na questão geográfica lhes ganhamos.