terça-feira, 4 de agosto de 2009

AI AGORA JÁ SÃO BOA GENTE!?!?

Surpreendentemente, ou talvez nem tanto, uma recente sondagem veio revelar que mais de um terço dos portugueses (39,9%, para sermos exactos), apoiaria uma eventual união com a vizinha Espanha. Assim, após séculos "de espaldas" e proclamando aos quatro ventos que "de Espanha nem bom vento, nem bom casamento", uma grande percentagem da população portuguesa terá mudado de opinião. Porque terá sido?
Até aqui em Tomar, onde em 1581 Filipe II de Espanha, neto de D. Manuel I, foi aclamado como rei de Portugal. Aqui em Tomar onde, durante a cerimónia de aclamação, o novo soberano de Portugal proclamou bem alto "-Este é o meu reino! Herdei-o! Conquistei-o! Comprei-o!". Aqui em Tomar onde há mentalidades e maneiras de estar que não mudam há séculos. Aqui em Tomar há, ao que parece, quem se tenha reunido para debater a referida hipótese de União Ibérica. E há igualmente quem tenha solicitado que Tomar a dianteira se pronuncie sobre o assunto, o que agora estamos a procurar fazer, por o considerar importante para os tomarenses.
Como bem observou Miguel Gaspar, na sua análise intitulada "E você? Também quer ser espanhol?", na última página do PÚBLICO de hoje, 04/08/09, "Eu, que gosto de Espanha e estou longe de acusar de traidores à Pátria os defensores da união ibérica (Saramago queixa-se de ter sido acusado disso), vejo um problema nesta apologia da união ibérica: na verdade ela significa a enésima convocação do imobilismo português, sob a capa de uma ideia pretensamente radical. Espreita-se para Espanha do fundo da depressão geral como o próximo balão de oxigénio para suceder ao da União Europeia (UE)."
Aqui no blogue, onde também há quem use o castelhano como língua de trabalho e tenha tido vários espanhóis e/ou hispanófilos como professores, apoiamos a ideia de Miguel Gaspar e consideramos que a maior parte dos apoiantes da referida união é isso mesmo que pretende -uma nova fonte de receita fácil, desta vez sob a forma de esmolas, para Portugal, na sequência da reconquista, da escravatura, do açúcar da Madeira, da especiarias, do pau-brasil, do ouro, das remessas dos emigrantes, das remessas dos militares da guerra em África e dos subsídios a fundo perdido da agora União Europeia.
No que concerne à nossa cidade, o caso é ainda mais estranho, pois em vez de aproveitar o que a já referida aclamação real, a estada e as cortes, nos poderiam facultar, se devidamente exploradas, entretemo-nos uma vez mais com ilusórios castelos em Espanha, esquecendo deliberadamente que "nuestros hermanos" nem sequer pensam em tal coisa, certamente porque problemas já eles têm de sobra. De acordo com a mesma sondagem, apenas 30% dos inquiridos declararam que apoiariam tal união política, o que é pouquíssimo para cidadãos ao corrente de que a sua pátria seria a parte dominante e largamente dominante.
Tudo visto e ponderado, o nosso conselho final é este -Deixem-se de devaneios e, como costuma escrever um dos nossos habituais comentadores, "Vão mas é trabalhar!", e cessem de importunar os nossos vizinhos, que com 25,41% de desempregados na Andaluzia e 20,09% na Estremadura, ambas junto da nossa fronteira, já têm muito a quem distribuir subsídios.

9 comentários:

Carlos Luna disse...

UNIÃO IBÉRICA? NÃO, OBRIGADO...
Um inquérito de 27 de Julho de 2009 revela que 39,9% dos
Portugueses é partidário de uma União Ibérica...
Mas que inquérito é esse... num Universo de 876 portugueses?
Será que a opinião pública começa a enlouquecer? Portugal tem quase
900 anos de História. Somos um povo livre. Se usamos mal a nossa
liberdade, fazêmo-lo porque temos LIBERDADE para o fazer. Logo que as
coisas começassem a correr mal em Espanha, haveria quem quisesse sair.
E, aí, teria de contar com uma REPRESSão, possivelmente BRUTAL. Vão a
Olivença ver como se promove o esquecimento cultural, o apagamento da
História, e o embrutecimento das consciências. No fundo, o que muitos
querem com a União Ibérica é simplesmente ganhar mais. Nesse caso,
sejam imaginativos, proponham uniões com a Holanda, a Bélgica, ou a
Dinamarca. Ganha-se MUITO mais do que em Espanha.
E... quem vos disse que os políticos espanhóis são bons e que só os de
Portugal são corruptos? Leiam os jornais espanhóis, que, ainda que
menos livres que os portugueses, estão cheios de escândalos e
roubalheiras dos políticos lá do sítio!
O que muita gente não quer é pensar em resolver os problemas do País.
è mais cómodo chamar gente de fora para o fazer. Mas... os de fora
sempre quererão algo em troca. Isso nunca resulta... principalmente
após alguns anos de domínio estrangeiro, quando se observar que todos
os cargos importantes vão para "os de fora". Por que pensam que 1580
acabou com uma revolta e uma Guerra em 1640?
CARLOS EDUARDO DA CRUZ LUNA

Anónimo disse...

Agora é que a Ferreira Leite lixou a vida a alguns trapasseiros do nosso país.
Relvas vive em conluio com empresários angolanos e brasileiros e um dia seria um Dias Loureiro. Passos Coelho é um sujeito fabricado e muito mal preparado para ser alguém neste país além de não passar de uma sanguessuga reformada e a viver dos conselhos de administração onde tem assento. Paiva (um apêndice dos outros dois)é dos três o menos político, o mais trabalhador mas deixou-se comprar pela política por isso não presta. Fez bem a Leite em pô-los no banco de suplentes. Aliás é necessário que venha um novo Cavaco mas de saias para pôr ordem e dar autoridade e seriedade às funções governativas. O Sócrates anda de cócoras perante os mais poderosos e Ferreira leite será um cavalo de ferro. Benvinda Leite. Com ela teremos congelamento de salários na função pública, menos despesas em viagens e menos compadrio. Aliás teremos a política da vassourada que tanta falta faz a Portugal.
Em Tomar o novo grupo de independentes vai tirar votos aos IpT e quantos mais aparecerem menos probabilidades tem Pedro Marques de ser eleito. Quem escolhe as más companhias dá nisto.
E Correia Leal e Pedro Marques que eram tão amigos estão a ver como é a política: afasta os pretensos amigos.
Viram a cara do Relvas na Sic notícias? Parecia um tomate entalado. Deixem que ficou entalado em Lisboa mas em Tomar vai, infelizmente, ganhar pois não vejo ninguém a fazer-lhe frente. É que não há ninguém... e as pessoas estão fartas de tipos que são cegos pelo poder e têm ligações a construtoras e a corruptos. Sim porque um dos candidatos a Tomar é amigo de longa data de um arguido no caso Freeport e de outro que andou com uma mala cheia de notas... um tal de Preto que também é arguido. ESTAMOS FARTOS DE VIGARISTAS.
Professor Rebelo desculpe os desabafos mas se não fosse o seu blogue democrático teria que fazê-lo com os meus vizinhos.
O Templário e o site dos novos independentes resolveram mostrar seriedade. O segundo ainda se justifica pois começou com regras claras de publicação aos comentários. O primeiro só prova o serviço que estão a dar a Tomar. ALDRABÕES! Agora que têm a Miliciano e o Gaio metidos na política usam o lápis da censura. MUDAM AS REGRAS PARA PROVEITO PRÓPRIO. Como se chama a isto? Não é necessário dizer o que são pois não? Eu digo: INTERESSEIROS! Mas o que vale é que ninguém lhes liga.

Anónimo disse...

Bravo! Sebastião Barros respondeu à minha solicitação.
Sobre a sondagem recente da Universidade de Salamanca há muitas dúvidas quanto aos números. Outras sondagens mais estruturais dão valores mais baixos, e constantes, nos que pretendem a ligação a Espanha.
Já há muito que venho dizendo que os portugueses aderiram à União Europeia para que esta tomasse conta deles. Como não conseguiram esse objetivo, alguns sonham com a protecção espanhola.
Só que a Espanha tem imensos problemas económicos e sociais, e também de terrorismo. A integração de Portugal na Espanha aumentaria os conflitos na Península Ibérica, os espanhóis sabem disso, mas os pobres portugueses não. Até o José Saramago reconheceu, em artigo recente no DN, que a União Ibérica seria extremamente perigosa e conflituosa.
No último jornal Exprsso, Luis Bom, num artigo intitulado "Os bancos espanhóis", acusa de como estes, de forma arrogante, tratam os portugueses e procuram ajudar as suas empresas em detrimento das nossas: à parceria entre o capital financeiro e o industrial chamam alguns de Imperialismo.
A conversa numa tertúlia em Tomar foi em torno de uma carta que saiu no DN a criticar o Iberismo, e todos os que nela estiveram presentes eram contra tal corrente.
Para os que desejam a protecção de outros: Portugal é o país da Europa com fronteiras mais próximas dos Estados Unidos da América, por que não a sua integração nos EUA? Só que os americanos não protegem ninguém...

PNR PORTUGAL disse...

PORTUGAL AOS PORTUGUESES !

www.pnr.pt

Votem nas legislativas no único partido que é totalmente contra esta aberração de união ibérica !

VOTA PNR !

Anónimo disse...

Portugal precisa de um partido nacionalista. Que podia nascer em Tomar. O PNR é demasiado salazarista. O Salazar nunca foi nacionalista, era apenas católico conservador, logo, contra todo e qualquer desenvolvimento. Um partido nacionalista tem de lutar pelo desenvolvimento e afirmação de Portugal e da lusofonia no mundo.

Frei Gualdim disse...

Estou as voltas no túmulo!
E ainda por cima com vontade de vomitar...

Anónimo disse...

Apoiado sr. Carlos Luna

Primeiro a inclusão de Tomar como freguesia de Torres Novas, o que é um ganho significativo.
Depois a inclusão de Portugal, ou melhor, do condado portucalense, no Reino Unido. Era só vantagens. Já não precisávamos de passaporte para o Canadá, Austrália, Nova-Zelândia, África do Sul.

Anónimo disse...

Olha, foi-se o Caiano e veio o Frei Gualdim...
Malandrice...!!!

Anónimo disse...

União Ibérica NEM PENSAR!!!

Estes gajos fazem uma sondagem com meia dúzia de gatos pingados, e já lhes chega para saírem nos jornais.