sábado, 22 de agosto de 2009

DEBATES, EDUCAÇÃO E BOAS MANEIRAS

António Rebelo
"Já vi em vários post's comentários tratando o escrivão do blogue por "Sr. Dr. Rebelo". Quando era puto, tratava os profs por "stor" e já iam com sorte.
De qualquer das formas, este é um senhor doutor que só escreve baboseiras.
PS - Apaga lá isto, mais uma vez."
A espécie de raciocínio que se pode ler acima é uma das últimas "laradas" despejadas aqui no blogue. É de hoje, cerca das 18:30, mostrando perfeitamente o país e a cidade que somos. Mas vamos por partes.
1 -Nunca solicitei, exigi ou dei a entender que me deveriam tratar assim ou assado. Quem me conhece, e se conhece a si próprio, sabe bem que assim é.
2 - Ainda bem que a criatura que garatujou o comentário é do sexo masculino. Se calha a ser do feminino, aquela frase "Quando era puto..." acertava em cheio na designação correcta.
3 -É sabido que uma certa camada tomarense é composta por "cagões" (é mesmo o termo usado para os classificar) que não se conseguem sequer enxergar. São os tais que nem sabem que não sabem, e que passam a vida a "largar" sentenças sem qualquer indício de fundamentação. Efeitos tardios de 48 anos de "cultura" salazarenta e encardida. Julgo eu!
4 - Aparentemente, a criatura padece de ideias fixas, uma vez que se identifica como autor de outras "pérolas" que foram apagadas. Queria dizer-lhe que para isso há médicos especializados. Tem é de começar por lhes solicitar umas injecções contra a raiva, como tratamento prévio.
Indo agora a assuntos menos odorantes e mais substantivos. Já há dois séculos, Eça de Queirós dizia com frequência, nos seus livros, que a cultura e a educação nos chegavam de Paris, pelo barco ou pelo Sud Express, devidamente embaladas e prontas a usar. Pelos vistos, de acordo com o exemplo cimeiro, esse tempo já lá vai. Agora nem cultura, nem sequer educação.
O Salazar bem dizia que não podíamos ter democracia em Portugal, porque o povo não estava preparado. Se o 25 de Abril e os sucessivos actos eleitorais, vieram mostrar que não tinha razão, indivíduos como o autor do comentário supra reproduzido, permitem afirmar que também não estava totalmente enganado. Para mal dos nossos pecados.
É um dos grandes problemas dos labregos -não se conseguem imaginar inseridos num determinado contexto social. E como a ignorância é atrevida, até acham muito bem divulgar como grandes êxitos os seus casos de manifesta má criação. Que havemos de fazer?
Quem tenha um mínimo de verniz educacional, intui facimente que um blogue é, na prática, "a casa" de quem o administra. Assim sendo, não passará pela cabeça de ninguém, com um mínimo de siso, tentar injuriar, ofender, vilipendiar, enxovar, caluniar, honestos cidadãos que não ocupam cargos públicos nem são candidatos, em sua própria casa. Pois é o que acontece nesta terra, como demonstra o monte de esterco acima. E depois queixam-se que aqui em Tomar há cada vez mais pessoas a mudar-se para outros concelhos...

11 comentários:

Anónimo disse...

muito bem sr.dr.Rebelo. em sua casa o sr recebe quem quer que tratará conforme lhe aprouver.
o individuo, ou individua, rectro ciatado(a) será um verdadeiro(a) idfiota.

Anónimo disse...

Ler o post aqui colocado pelo aDministrador do blogue cujo título fala de "educação e boas maneiras" sugere-me a seguinte dissertação que "a priori" poderá parecer descontextualizada.

Depois de ter passado esta tarde refugiado do calor na fresquidão da minha casa, e depois de ter assistido durante horas à jornada de hoje do campeonato do mundo de atletismo que está a decorrer no estádio olímpico de Berlim, recordo um facto passado há décadas naquele estádio que ilustra uma parte do título do post de A.Rebelo.
O estádio olímpico de Berlim foi construído para os Jogos Olímpicos de 1936, numa tentativa de afirmação do III Reich, com o intuito de glorificar o arianismo como todos sabemos. Nestes acontecimentos mundiais são bastos os espisódios de toda a natureza. O que mais é recordado é a humilhação sofrida por Adolf Hitler aos pés de Jesse Owens, atleta negro norte-americano, vencedor de 4 medalhas de ouro. Nada pior para Hitler que ter que se render a um estrangeiro, ainda por cima negro, ou seja, infra-humano.
Mas esse não é o episódio mais marcante desse jogos. É pouco conhecido que Jesse Owens esteve à beira da eliminação no salto em comprimento, e consequentemente fora da sua 4ª medalha de ouro. O atleta norte-americano estava a fazer saltos nulos uns atrás dos outros por não conseguir acertar com a tábua de chamada. É então que, perante o espanto geral, o seu maior rival, o alemão Carl Ludwig Long, mais conhecido por Luz Long, se aproxima de Jesse Owens e o aconselha a saltar fazendo a chamada atrás da tábua de chamada uma vez que os seus saltos são muito maiores que os de todos os outros adversários. Owens assim fez e o resultado foi uma estrondosa vitória e a conquista da tal 4ª medalha. Luz Long, numa atitude do mais puro cavalheirismo e espírito olímpico, acabou por dar ao seu adversário a chave da vitória em que ele próprio foi o principal derrotado.
A vida acabou por mostrar-se madrasta para Luz Long. Viria a falecer na frente de batalha na Sicília, durante a invasão americana, no ano de 1943.
A organização destes campeonatos mundiais, muito empenhada e extremamente profissional, não descurou o valor imaterial desta relação de afecto entre dois atletas de dois países diferentes separados pela política, e convidou os descendentes de Luz Long e Jesse Owens para a cerimónia de entrega de medalhas da prova de salto em comprimento. Assim, a neta de Jesse Owens e o filho de Luz Long estarão lado a lado na entrega de troféus da prova que imortalizou os seus parentes.


O FANTASMA DAS CUECAS ROTAS

Anónimo disse...

Eu sou mal educado, e depois ?
Ainda bem que se deu ao trabalho de elaborar um post com base numa afirmação minha. De facto, ainda sou do tempo em que doutores eram os médicos e os advogados, tal como os meritíssimos juízes, e não qualquer licenciado em línguas.

Obviamente que não o gramo, que irrita 80% dos que o lêem com as suas convicções idiotas e com o seu ego desmedido, a sua forte ilusão de que é um tomarense melhor do que os outros, a sua colagem a qualquer indivíduo conhecido que queira ser notícia (v.g. Lebre) ou a indivíduos que se estão perfeitamente nas tintas para o concelho e só pensam no seu umbigo (v.g. Correia Leal).

Percebe a imagem que tenho de si ?
Uma pessoa triste, frustrada por ninguém lhe dar crédito, e que se tenta colocar em bicos de pés, numa atitude que não lhe cai propriamente bem.

Ora, como não sou labrego, ao contrário do que vossa excelência pensa e afirma, me despeço com cordiais saudações ao "Stôr".

M.T

Anónimo disse...

O senhor é do tempo que quiser. E tudo o mais que lhe apetecer. Desde que aceite haver outra realidade e outras opiniões, para além das suas.
Se não gosta do conteúdo do blogue e até já conseguiu determinar, não sei como, que 80% (!!!) estão no mesmo caso, tem um excelente remédio: abstenha-se de nos frequentar. Afinal isto não é nenhum serviço público. E depois, que eu saiba, ainda há liberdade de expressão, ou estarei enganado?
Quanto à sua história dos médicos e dos advogados, queira ter em conta o seguinte: Doutores são todos aqueles que, após a licenciatura e o mestrado, apresentaram e defenderam uma tese de doutoramento perante um júri constituído para o efeito,em qualquer especialidade, numa universidade reconhecida. A minha é a de Paris VIII. E a sua ?
Acessoriamente convirá igualmente pensar que já houve tempo em que os médicos e os dentistas eram os ferradores.
Passe muito bem e trate de se entreter por outros lados. Aquilo que possa pensar de mim é-me totalmente indiferente, pelo que nem sequer tento argumentar nesse aspecto.
Decididamente, o pessoal entranhadamente conservador, tanto na extrema-esquerda como no lado oposto, não esquece nem aprende nada. Que Alá os cubra. De bênçãos, bem entendido!

Anónimo disse...

Em Portugal, antes e depois do 25 de Abril, sempre se deu a primazia à instrução em detrimento da Educação.
Hoje, com a crise Moral e Ética que atravessa a sociedade portuguesa, os portugueses nem instruídos são. Comparem-nos com os imigrantes de Leste, e até com os chineses, e verão a diferença, com o pior para os portugueses.
Debates são para gente civilizada, que sabe viver dentro da "civitas", e não, usando uma ideologia muito tomrense, para "pobres brutos".
Pobres, porque não têm espírito, brutos porque não sabem viver em civilização, consequentemente não têm educação, nem boas maneiras, nem podem debater o que quer que seja, e só podem participar na vida colectiva fazendo ataques pessoais, e dar largas aquilo que apenas conhecem, o ódio, porque primeiro que tudo, odeiam-se a si próprios.
Os blogues dão um óptima oportunidade de troca de ideias, de debates construtivos, de participação na vida da civitas e da aldeia global.
Este blog é aberto e livre, logo, exige responsabilidade; é o único centro de debates em Tomar, é muito bem informado, com temas pertinentes e de grande importaância, sobre o concelho, o País e o mundo, aproveite-se esta oportunidade única em Tomar, terra que até nisto é pobre.
Respeitem-no, respeitem o trabalho que ele exige, respeitem a comunidade, respeitem-se a si próprios, se forem capazes.

SAMURAI

Anónimo disse...

Concordo com SAMURAI.
Pode-se não gostar do Rebelo, que tem muitos defeitos, mas tem de se reconhecer que o blog tem qualidade, muito trabalho, e é o único sítio de debate de ideias em Tomar.
O Rebelo pode apoiar quem quizer. Nos Estados Unidos da América os orgãos de comunicação social informam públicamente quais os candidatos que apoiam nos processos eleitorais, e não é por isso que não estão abertos aos debates. Se virem as TVs americanos, e de outros países, constatarão que os debates são ao segundo. Em Tomar a comunicação social, os partidos, e as organizações sociais nada debatem, e a conservadora e fora da realidade sociedade tomarense rejeita o debate, e redus os interventores à vaidade: Tomar continua a ser uma aldeia.
E ainda não entenderam que o Rebelo utiliza a provocação para conseguir debates no blog?
Este blog é aberto e sem medo, os outros não o são.

O FANTASMA REVOLUCIONÁRIO

Anónimo disse...

Uma vergonha, é só o que tenho a dizer deste texto com que o senhor Rebelo nos presenteia aqui, para se fazer de vítima perante a sociedade. UMA VERGONHA !

Anónimo disse...

Mais uma homenagem à jactância, à autosuficiência e aos "cagões" tomarenses -um comentário sem pés nem cabeça, ao qual até faltam os alicerces.

Anónimo disse...

O autor é que não tem vergonha nenhuma, pois vem para aqui sentenciar sem apoiuar com qualquer argumento. Autismo é o que é!

Rebélésco disse...

Alguém tem escrito algures por aqui que o Sr. Rebelo é isto e aquilo, sempre no aspecto negativo. Mas será que o dito Sr. não terá algo que seja positivo? Ou para os denominados "negativistas" o Sr. Rebelo é sempre do pior que existe.
Vamos mas é dar valor a quem tem, em vida, e não depois a título após morte que já não lhe valerá de nada.
Vamos lá utilizar esta forma de expressão como noticiosa de novidades de Tomar e das suas gentes atendendo que em qualquer parte do Mundo sabemos o que se passa na cidade de Tomar e arredores. Sejamos positivos e não pertencentes ao "bota abaixo" como alguns se têm manifestado nesse sentido. Um bom Domingo para todos.

Anónimo disse...

O blog tem muita qualidade?????
Desculpem lá!!!

A qualidade que tem vem, na maioria das vezes, dos comentários que contrapoem a opinião do Rebelo.

E este senhor esquece-se muitas vezes, que sem leitores e comentadores, este blog não passaria de um triste monólogo.

Eu leio este blog pelos comentadores, mais que pelos textos do administrador.