sexta-feira, 28 de agosto de 2009

APRESENTADO PROGRAMA ELEITORAL CDU

Quer se goste ou se deteste, os autarcas e candidatos da CDU têm, junto da opinião pública, uma imagem de honestidade, rigor e organização. É pessoal geralmente pouco extrovertido, que por isso mesmo praticamente nunca brinca em serviço. Foi exactamente o que se notou, ontem à noite, durante a apresentação do programa eleitoral para as próximas autárquicas, na sede local do PCP ("não temos dinheiro para alugar salas"), naturalmente designada como "centro de trabalho". Bruno Graça, o independente cabeça de lista, apresentou de forma calma a súmula do que aquela força política entende ser necessário fazer, caso vença a próxima consulta popular autárquica. Em quatro páginas (surpreendentemente sem numeração...) pode ler-se que a autodesignada "alternativa CDU" é constituída por dois eixos estratégicos e quatro tarefas imediatas, tudo para dinamizar a economia do concelho.
O primeiro eixo visa "recriar condições que permitam o desenvolvimento de forças produtivas" no concelho, sendo sectores prioritários a) -Cultura, turismo e educação; b) -Energias alternativas; c) -Fileira florestal e fileira agrícola.
O segundo eixo assenta na definição de uma política de habitação, o qual passa pela recuperação dos prédios antigos do centro histórico e dos principais centros populacionais das freguesias.
Estes dois eixos têm como objectivos, a médio e longo prazo, a) - um concelho com + ou - 50 mil habitantes "com actividade económica própria"; b) -uma cidade de média dimensão; c) -"Uma cidade e um concelho aonde haja vida e se goste de viver". Na prossecução de tais metas, a CDU designou quatro tarefas como prioritárias: 1 - "Reorganizar e modernizar os serviços municipais"; 2 - "Transformar a área cultural do município num eixo estratégico para o desenvolvimento económico do concelho"; 3 - "Remodelar e modernizar o mercado municipal"; 4 - "Restabelecer o equilíbrio económico e financeiro do município".
Tudo claro, sucinto, objectivo e a dispensar grandes justificações. Ou se gosta ou se detesta, mas trata-se da terapêutica preconizada pela CDU para as graves maleitas já diagnosticadas na autarquia, na cidade e no concelho. Outras haverá ainda por detectar. Assinale-se que, no ponto 4, a CDU fala de "Plano de emergência" e de "redução de despesas". Para uma força política tida geralmente como partidária do aumento do peso da administração pública, e logo das despesas, esta implícita tomada de posição ao arrepio do usual mostra bem, de forma indirecta, o presumível estado das finanças autárquicas. Deve ser por isso, entre outros motivos, que se a actual maioria PSD nada informa, a oposição vai-se calando sobre a matéria. E os eleitores continuam praticamente a zero, nessa e em muitas outras coisas.
Em conclusão provisória: Tudo indica que, na próxima consulta autárquica, vamos ter, grosso modo, três tipos de forças políticas - 1 - as que têm programa, mas não têm implantação; 2 - as que têm implantação, mas não têm programa. nem tencionam vir a ter; 3 - as que nem uma coisa nem outra.
Assim vamos. Ou somos levados?

15 comentários:

Anónimo disse...

O Programa Eleitoral da CDU é igual aos dos outros seis anões, e correponde ao irrealismo tomarense.
Olhem para a vida e o mundo à vossa volta.

Anónimo disse...

Ao contrário.
Quem conhece bem o Eng. Bruno sabe que é verdadeiramente defensor de Tomar, capaz e sério nas suas propostas.
Tem obra feita e quer o bem de Tomar independentemente das suas opções políticas.
Está bem a CDU com este candidato, que pode dar um bom contributo na gestão Municipal.
Merecem no mínimo seriedade os comentários sobre esta candidatura.
O resto são outras tretas da política local, que levaram Tomar ao estado actual.

Anónimo disse...

Para 9:33

O seu comentário respeita os mínimos olímpicos mas é dificilmente aceitável em termos políticos. Porquê anões? Como sabe que são todos iguais? Já teve a ocasião de ler os programas todos? Como, se alguns ainda nem foram escritos sequer?
Que vossemecê esteja zangado com o mundo inteiro, é assunto seu. Que venha para aqui despejar azia, ainda que em termos formalmente correctos, não me parece que esteja certo. Acha que está?

Anónimo disse...

Oh Tozinho pubçicita que os IpT já têm site, e-mail, facebook e hi5.
é que és isento... pá!

http://independentestomar.blogspot.com

Anónimo disse...

IpT: http://independentestomar.blogspot.com

Anónimo disse...

delianOs tomarenses são giros.
O classificativo anões, para as sete candidaturas, não é meu, é do Carlos Carvalheiro - classificação tão elogiada neste blog e na comunicação social local.
Desde há anos a esta parte todos os candidatos e membros efectivos na autarquia tomarense se apelidaram de grandes defensores de Tomar, os resultados estão à vista. Quem foi o grande defensor de Tomar que colaborou:
- no desvio do Plano Rodoviário Nacional em prejuízo de Tomar;
- e no desvio de equipamentos sociais para Torres Novas?
Quem foi o grande defensor de Tomar que disse, em público, não querer novas empresas em Tomar porque ia fazer subir os salários? Quem foram os grandes defensore de Tomar que...
Não estou zangado com o mundo inteiro, até estou muito bem comigo mesmo e com o mundo, a vida corre-me bem, e rio-me muito com Tomar e Portugal.
Não li nenhim programa, mas por aquilo que vi do programa da CDU, aqui no pedaço, pela linha política dos partidos e movimentos, e porque as expectativas são nulas, e, porque tenho sido contactado para dar opinião sobre os programas dos partidos, é que eu sei que todos eles estão de fora da realidade.
Se o povo soubesse como são feitos os programas eleitorais e partidários, não votava - querem que eu conte? E não deixa de ser estranho que nesta altura haja forças que ainda não tenham programas eleitorais, o que é que têm andado a fazer?
Tomar tem vivido fora da realidade, e vai continuar a viver fora da realidade, pelos tempos dos tempos. Amen.
Debatam, meus senhores, dabatam. Deixem-se de posições defensivas, e de afirmar que, no mínimo, as candidaturas merem seriedade nos comentários. Vocês é que têm de ser sérios, e não apresentarem programas fora da realidade, mas que satisfazem alguns interesses, que não são os de Tomar.
A acção política em Tomar, dos agrupamentos políticos e da populaçãp, é que não é mínimamente aceitável. A realidade tomarense fala por si.
Criticam-me aqui no blog, para depois me pedirem ajuda. Muito sérios.
Debatam, mas debatam ideias, deixam-se de atitudes coactivas. A democracia é debate, não é rejeição defensiva. Debatam, não só emtermos forlmalmente correctos, mas também de conteúdo construtivo. Ninguém atacou, em especial, a candidatura do Bruno ou outra qualquer. Até tenho criticado, e bem, a candidatura do meu partido, porque não serve a Tomar.

Anónimo disse...

O Bruno tem feito um trabalho muito meritório na Gualdim Paes, mas transformou-se no "Bokassa" daquilo, o que não abona muito em defesa da sua imagem enquanto candidato à presidência da Câmara.

Anónimo disse...

E já agora, caro António Rebelo, há as que têm Programa e Implantação.

A conferir na Geração Tomar

Anónimo disse...

"...os autarcas e candidatos da CDU têm, junto da opinião pública, uma imagem de honestidade, rigor e organização"

Ò Rebelo, em que país é que vives?... Isto já foi conversa para embalar o pagode. A verdade é que os eleitos do PCP/CDU têm sido tão corruptos como os outros. E quando ao trabalho efectuado, ele está à vista de todos em câmaras que eram bastião do PComunista e depois de terem mudado de cor progrediram muito mais. Exemplos? Loures, Vila Franca, Setúbal, Évora,...

Sebastião Barros disse...

Para Geração Tomar:

Quero acreditar que têm realmente programa e implantação. No dia 11 de Outubro à noite logo se verá se têm razão.A respeito do programa, se fizessem o favor de nos dizer onde é que o mesmo pode ser obtido (ou pelo menos consultado), o pessoal agradecia. Ficamos aguardando a indicação, com as nossas saudações fraternas.

Sebastião Barros disse...

Para 21:09

Opiniões só merecem debate quando devidamente fundamentadas. Insinuar que o Bruno, ou algum outro membro da lista da CDU local, são corruptos, não passa de mera criancice. Ou estaremos enganados?
Por outro lado,foi escrito "junto da opinião pública" e não "junto dos tomarenses", o que faz toda a diferença, visto que alguns tomarenses têm opiniões pelo menos patuscas, para não dizer outra coisa.
Quano aqui se escreveu sobre o CDS, acusaram-nos de termos mudado para o Ivo; quando se escreveu sobre o Tomar em primeiro lugar, disseram logo que estávamos a apoiar o Lebre; agora com o Bruno e a CDU, como parecia mal e era ridículo vir com a mesma música, descobriram essa da "conversa para embalar o pagode". Do mal o menos! Não dizerem que somos pagos pelo PCP, já não é nada mau.
Triste terra, pobre gente!
Ou, como dizia o saudoso Manuel Martins, "Deus Nosso Senhor é pai de tanto filho bruto!"

Anónimo disse...

Queria chamar a atenção para a entrevista da Drª Maria do Carmo , 2ª da lista da CDU à Câmara, ao jornal Cidade de Tomar.

Penso que hà ali muitos aspectos que merecem uma reflexão séria por parte de todas as candidaturas.

São levantados problemas estruturais dos serviços da Câmara e são apresentadas soluções interessantes.

Sem uns bons serviços da Autarquia esta não pode funcionar e responder às necessidades dos cidadãos.

A CDU parece , de facto,em criar sérios problemas, na candidatura à Câmara, aos habituais do poder.
Assume-se cada vez mais como uma séria opção.

Unknown disse...

Desde que existe democracia, são os mesmos a governar os nossos destinos. Ora uma vez uma"família",ora outra. Continuamos atrás de cidades, que antes não nos chegavam aos calcanhares. Tivemos Presidentes de Câmara....,que não tinham qualquer visão de futuro.Estamos a pagar esse marasmo. Querem continuar na mesma, ou vamos deixar de preconceitos e votar em quem tem obra na Gualdim pais e capacidade de trabalho?

Anónimo disse...

Quem pode comparar a Gualdim Pais à Câmara Municipal?
Gerir a Gualdim Pais, tipo ditadorzinho e à custa dos dinheiros públicos, com subsidios para tudo e muitas vezes em duplicado não é o mesmo que gerir uma câmara.
Deixem-se de tretas e de tentar enganar as pessoas. Só pela comparação se percebe que não estão preparados para assumir tais responsabilidades.

Unknown disse...

Quem está neste momento à frente dos destinos da Câmara Municipal, nem antes geria subsidios, nem depois os sabe gerir. O que me pareçe da opinião deste anónimo, não sabe o que diz, nem do que fala.Fico por aqui