sábado, 8 de agosto de 2009

MÉDICOS, VETERINÁRIOS E CANDIDATOS

António Rebelo
Tinha combinado com o pessoal aqui do blogue escrever sobre outra coisa. Até fui procurar fotografias e tudo. Acontece, porém, que o nosso contador acaba de ultrapassar os 50 mil, e só está a funcionar desde 12 de Março, pelo que não podia deixar de agradecer a todos os que continuam a ter paciência para nos aturar. Mesmo os que procuram agredir-nos verbalmente. Não nos causa grande mossa e faz-lhes bem ao ego. Ficam mais aliviados e contentes. São como os escorpiões; está-lhes na massa do sangue.
A aparente ligação arbitrária do título justifica-se, pois é mesmo sobre isso que vou escrever, com o intuito de tornar claras certas realidades. Esclareço que sou de letras e ciências humanas e que nunca estudei ou pratiquei medicina, para além da ocasional automedicação. O que segue baseia-se apenas em observações rudimentares e bastantes leituras. Se houver asneiras e algum discípulo de Hipócrates quiser fazer o favor de me corrigir, agradeço desde já, pedindo desculpa por meter a foice em seara alheia. Mas como alguns médicos também se metem na política...
Quando vamos ao médico, este começa por nos identificar cabalmente, estabelecendo uma ficha individual, com todos os dados prévios que considera úteis. Depois questiona-nos sobre as nossas queixas e vai escrevendo, para memória futura. Segue-se um exame atento, com a ajuda do estetoscópio. Finalmente, ou prescreve análises e outros exames da área da imagiologia, ou passa um módico para aviar na farmácia, ou ambas as coisas. É assim, ou não é?
Pois então, o que o médico procura fazer é uma auditoria mais ou menos complexa, consoante as queixas. A chamada observação prévia, tendente a elencar os sintomas, e indispensável para estabelecer um diagnóstico tão correcto quanto possível, ou seja, dizer ao doente (ou não dizer) a ou as doenças de que sofre. Só então decide mentalmente uma terapêutica, em função da qual "passa uma receita para aviar na farmácia". Esta bula (sinónimo de receita) pode estabelecer uma terapêutica transitória, provisória, curativa, sintomática ou paliativa. Por outras palavras, pode ser para um curto período inícial, só até serem conhecidos os resultados dos exames prescritos, para curar a maleita, para fazer desaparecer os sintomas, ou para atenuar o sofrimento.
Em qualquer dos casos, o clínico age em função da sua arte, das indicações do paciente e das suas observações, ou dos exames auxiliares de diagnóstico, quando foram prescritos. Daqui resulta que os médicos veterinários, conquanto tenham uma arte e uma prática semelhantes, não podem contar com a ajuda verbal dos seus pacientes, excepto quando os magoam para obter sinais. Ainda assim, indagam quais os sintomas aparentes e a sua duração, os hábitos alimentares e por aí.
Temos assim que, em qualquer área da medecina, há sempre três etapas -observação, dignóstico e terapêutica. Perante esta realidade, resulta bastante estranho que os candidatos a lugares de eleição política apresentem propostas e mais propostas (terapêuticas), sem antes terem informado qual o diagnóstico ou os sintomas da doença que pretendem tratar em nome do eleitorado. Mais estranho ainda: Quando se lhes fala em auditoria prévia (a tal recolha de todos os sintomas), condição indispensável para tentar circunscrever a doença (diagnóstico) e depois propor solução (terapêutica), acham sempre que não vale a pena. Porque será? Telhados de vidro? Quem anda à chuva molha-se? "Mais vale morrer reinando do que viver servindo"?

2 comentários:

Anónimo disse...

Mim achale que acontece gente toda.
Mim até achale que só erra quem faz.
Mas mim achale que Sr Lebelo faz comentário corrigir "à" por "há" faz muito bem. Ensina.
Mim achale palavra "medecina" pode ter levado cum gralha em cima.

Otla coisa.
Mim concorda Sr Lebelo.
Se gente toda faz tanta proposta para lesolvel ploblemas, há muita doença, mas nós não sabele qual. Eles vão dizêle: mas nós não sabêle que nós opositores, cumo faz ploposta? Mas se não ploposta como alanja voto? Palece pescadinha labo na boca...
Palece então ser bom-senso fazêle pouca ploposta e plometer rigor, juntar auditolia a tudo o que seja selviço camalálio e dos SMAS. Mim concorda.

Vietnamita 2300 disse...

este xao xen dai é ganda moca :D