segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A FALTA QUE O PARQUE FAZIA...

Após alguns soluços finais, reabriu o Parque Municipal de Campismo. Uma iniciativa feliz da actual maioria autárquica, pressionada pela opinião pública e por uma última proposta dos IpT. Apesar de só reabrir uma semana após o pico da época (15 de Agosto), nas primeiras 24 horas de funcionamento entraram 14 utilizadores.

A proposta aprovada mencionava apenas parque para caravanas. Na prática, acabou por prevalecer o bom-senso. Parque para quem aparecer, seja campista, seja caravanista, seja de qualidade alta, média ou baixa. Para todos. Porque, no fim de contas, como iam os recepcionistas do parque seleccionar os clientes? Com que argumentos legais?


Diz o povo que as aparências iludem. E tem razão. Quem nos garante que o utilizador desta curiosa mini-tenda é de baixa qualidade? Segundo o EL PAIS de ontem, os chamados turistas de qualidade, que gastam mais de 450 euros diários, representaram apenas 7,4% da despesa total dos turistas em Espanha, no ano passado. São estes os turistas que a autarquia tomarense pretende atraír? E onde estão as instalações para os receber? E as outras infraestruturas? E o pessoal devidamente habilitado profissionalmente? Sonhar é fácil, mas as ilusões pagam-se caro. Como está agora a suceder com os tomarenses.


8 comentários:

Anónimo disse...

O Presidente da CMT reconheceu que desde a passada semana o Parque de Campismo tem tido imensa procura, apesar de fechado. Isto só confirma a falta que o Parque fazia. No entanto é bom lembrar que estávamos, e estamos, no ponto mais alto da procura de Parques de Campismo, e só se estranha que ele não tenha aberto mais cedo, para se poder tirar proveito do período forte de procura.
Falta planeamento em Tomar.

Anónimo disse...

domingo, fim de tarde na tasca do Lázaro aqui pelo Casal junto à ermida.

cascas de tremoços tapeteiam o chão, de modos tal, que, a Lázara ( inefável mulher e companheira do sempre afastado dono da bodega), corcunda do tempo e afazeres muitos, trauteava bem fundo o gáudio que lhe ia, ao fitar o pipo vazio, despejado por contentamento dos eméritos parceiros….

frequentadores: todos os habituais mais a sempre presente Joana com Dor (( … mulher dum carago, quando lhe cheira a conversa política (ou outra qualquer), parece que adivinha e pumba, aí está ela a fazer que vem, que vem comprar nem que seja vinagre adocicado com mel à mistura para lhe corrigir a mágoa de ver o seu PS (Pinto de Sobrenome e homem que idolatrou – diz-se, que antes de se tornar licenciado à pressa, por conta das aparências e de poder fazer figura entre seus pares( …estes, licenciados a valer) – , agora a ser mal dito e desdito por tudo o que é bambochata aqui na terriola – com pouca gente é certo, mas com acervos de honradez e virtude – e a resvalar para a couraça do desinteresse dos conterrâneos aqui do lugarejo, que se aprontarão, ao que em surdina se vai falando, para colorir de laranjão o espectro do lado donde o sol nasce…. )), mais o constante Zé das Urtigas : trolha diplomado, carregador d´ofício por conta da crise e, mais ainda, este exangue escrevinhador, compelido sempre a conhecer o sentir e dizer dos seus probos patrícios!

não se expressam muito, verdade seja, mas o pouco que se escuta é sabedoria popular de pesar e transbordar!

que sim, que o Fernando Ri, depois de ter vindo cá à festa, é que é!
a única mácula latejante, talvez, seja, não desgrudar de vez e mandar prás mongariças – … se até já teve a afoiteza de mandar abrir aquela coisa linda que é o Parque de Campismo aí da Urbe grande…. – a herança empastelada que, em aflição, terá arrecadado dum tal Paivão da Trofa (…que, dizem, por aí ter caído, e crescido à conta de presunçosos enganos e de copioso esbanjamento dos tostões do e por conta do zédopovo… - as coisas que por aqui se enredam).

que sim dizem, que se lê naquele Fernando Ri a afiguração do Presidente;
a contragosto que seja de todos os outros qualquer que seja …;
e, deles, parece nem se lembrarem nem badalarem!

oh, oh…
quê não, lá isso aí…. - proclama o Zé das Urtigas do calor do último copito e dois tremoços - ….porque, porque o Bruno Comgraça, soubessem vocês todos quanto eu fui obrigado a entender e, também, a correr a ele escolheriam….

saudações e boa vida!

Archote

Anónimo disse...

Embora desfalcado da beleza e do exuberante coberto arbóreo que lhe conferia uma fesquidão e uma sensação de conforto quase ímpares em Portugal, lá reabriu o Parque de Casmpismo Municipal de Tomar, para contento dos muitos veraneantes que passam por Tomar, e que com desgosto constatavam que não tinham espaço próprio para ficar, ao contrário dos que os mapas e cartas campistas ainda informam.
Acredito que os elementos da governação tomarense, sobretudo os afectos ao partido ganhador das últimas autárquicas, a quem com toda a justiça se deve juntar o ex-presidente Paiva, estejam neste momento a engolir um grande "sapo vivo" com este acontecimento, mas a isso obriga a política e os desígnios que cada um pretende alcançar.
É bom, contudo, não esquecer que, sendo verdade e estando provado que o encerramento do parque constituiu um prejuízo considerável na economia do concelho, os responsáveis directos por tal atitude deveriam ser penalizados por danos causados à comunidade em sede própria, isto é, no acto eleitoral.
Não estou a partidarizar a questão, estou simplesmente a pessoalizá-la, e, neste particular, estou a acusar directamente o eng. Paiva, o doutor Corvêlo e o senhor Carrão, estes dois últimos ainda em exercício, mas todos eles à frente dum pequeno séquito de seguidores cegos, cujas decisões levaram ao fim do parque de campismo, sem respeito pelo legado dos que os antecederam, agindo como se Tomar fosse os seu local de brincadeiras.

O FANTASMA DAS CUECAS ROTAS

Anónimo disse...

Teimosia e inverdade na apresentação da SOLUÇÃO para o parque.

Foi o PS, através de uma proposta do Veredaor José Vitorino (em Fevereiro de 2008) para instalar em Tomar Um ou vários Parques de Autocaravanas, que abriu portas para a reabertura do parque, reabertura essa já pedida pelo PS desde 2004.

Os IpT mais não fizeram do que "fazer o jeito" ao PSD, como aliás sempre o fizeram durante este mandato e apresentar uma Proposta que englobando as autocaravanas desse margem para Corvêlo e seus pares, darem o dito por não dito e não terem de concordar com José Vitorino.

Mas o que interssa é que o parque está aberto e como não precisa de autorização de ninguém, a não ser da Câmara Municpal, para funcionar (desde Setembro de 2008 que assim é), lá fica a funcionar como Parque "atípico" de autocaravanas/campismo/e similares.

A bem de Tomar!

Anónimo disse...

Em 26 de Fevereiro de 2008, o Veredaor Vitorino fez esta Proposta, que veio a ser discutida (e recusada, claro está!) um ano mais tarde - que foi o tempo que o PSD demoraou a mandar os IpT apresentarem uma Porposta para ESCONDER o seu erro.

Anónimo disse...

o bezerra victorino podia afixar à entrada do Parque a sua proposta de 2008 com uma fotografia do seu sócio huguinho tirada na altura em que foram os primeiros campistas a entrar no reaberto parque!

olé!

Anónimo disse...

Para quê tanto trabalho? O destino do Parque de Campismo é o encerramento após as eleições se o PSD ganhar. Isto porque tanto quanto se sabe por portas e travessas, no plano de obras a axecutar onde está incluída a ciclovia até ao açude de pedra não surge o parque de campismo. Isto reforça a ideia aqui expressa por muitos que esta reabertura é uma manobra de baixa política ao nível do que foi a fonte cibernética.

Anónimo disse...

está enganadíssimo, porque mesmo que o psd ganhe as eleições o parque não fecha, os da dita geração ínclita tomar NÂO DEIXAM!
só sobre o cadáver deles!!!!!!!

toma que é democrático!!!!!!!!!!!!