domingo, 16 de agosto de 2009

TRÉPLICA A UM EXCELENTE COLEGA

Teve o nosso excelente colega http://www.nabantia.blogspot.com/, a lisonjeira amabilidade de nos honrar com uma réplica. Agradecendo penhoradamente, não podemos deixar de treplicar. Diz o nosso distinto contraditor que "...de facto, caro Sebastião, uma coisa não tem nada a ver com a outra! Os membros da Comissão de Festas são os responsáveis pelas dívidas. E este facto não tem nada a ver com quaisquer objectivos obscuros. Facto obscuro é certamente o que esteve na origem da unanimidade da Câmara em decidir pagar."
Perante tais afirmações, estribadas em normas jurídicas, pedimos licença para começar pelo fim da citação, para maior coerência argumentativa:
1 - Não nos parece que tenha havido, ou haja, qualquer facto obscuro na base da deliberação unânime da edilidade, no sentido de, indirectamente, liquidar dívidas de 2003, como adiante se demonstrará;
2 - Estranho realmente, será o facto de a festa de 2003 ter originado cerca de 200 mil euros de prejuízo, quando a de 2007 custou apenas cerca de 180 mil euros, e deu lucro;
3 - A argumentação do ilustre contraditor revela uma de duas coisas -ou não é tomarense nado e criado nas margens nabantinas; ou sendo-o, não conhece cabalmente o esquema organizativo da Festa dos Tabuleiros, nem se deu ao trabalho de ler com a necessária atenção TUDO o que escrevemos;
4 - Desde a edição recuperada por João dos Santos Simões, o Jones, em 1950, a Festa Grande de Tomar é dinamizada e levada a efeito por uma série de comissões sectoriais, das quais destacamos: Comissão do Cortejo, Comissão do Bodo, Comissão dos Jogos Populares, Comissão das Ruas Ornamentadas, etc. Todas estas comissões trabalham sob a direcção executiva do mordomo escolhido.
5 - O mordomo e os líderes de cada uma das comissões sectoriais fazem parte da Comissão Central;
6 - A Comissão Central é obrigatoriamente presidida pelo Presidente da Câmara, nessa qualidade; portanto por inerência da função e em representação da autarquia para todos os efeitos;
7 - Decorre do anterior que o nosso ilustre contraditor, tendo razão ao afirmar que "Os membros da Comissão de Festas são responsáveis pelas dívidas", não levou o seu raciocínio até ao fim;
8 - Se o tivesse feito, teria chegado inevitavelmente à conclusão que os membros do executivo se limitaram afinal a honrar dívidas contraídas em nome da autarquia seis anos antes, posto que quem dirige de jure todas as comissões dos tabuleiros, é a autarquia, representada pelo seu presidente, em nome do executivo;
9 - Foi, por conseguinte, como representantes legais do responsável máximo pela comissão de festas de 2003 que o actual executivo foi forçado a encontrar uma solução airosa para ambas as partes, na medida em que evita determinados incómodos, que agora não vêm ao caso;
Conclusão: Cada Comissão de Festas é legalmente responsável por uma única edição, mas sucede que o responsável máximo de cada Comissão de Festas é sempre e obrigatoriamente a mesma entidade -O Município de Tomar, representado pelo Presidente do Executivo Municipal. Foi nessa qualidade que a maioria de 2009 solicitou e obteve o voto da oposição para uma deliberação permitindo liquidar dívidas legalmente assumidas pela maioria anterior, que por acaso era da mesma cor política. Mas ainda que o não fosse, a obrigação legal mantinha-se, pois o devedor era na verdade a autarquia, como claramente decorre do anterior. Definitivamente, uma coisa tem tudo a ver com a outra, ao contrário do afirmado na réplica. E contra factos...

15 comentários:

Anónimo disse...

Concordo, mas o representante do Municipio e o seu responsável máximo não é o Presidente da Assembleia, mas o Presidente da Câmara.

Sebastião Barros disse...

Para anónimo das 3:13

Pedimos desculpa pelo lapso. Aproveitamos para solicitar aos leitores que não considerem a parte referente à proeminência do presidente da Assembleia Municipal. Realmente, a alínea a) do nº 1 da Lei 169/99, é taxativa: "Compete ao presidente da câmara representar o município, em juízo e fora dele".

Anónimo disse...

Deixe-se de tretas. O que conta, aalém das ladrabices, é que o Concelho de Tomar deixa de andar nas bocas do mundo por causa de uns caloteiros que organizaram uma qualquer Festa, tipo Festa de Aldeia.

E contra isso batatas!

Anónimo disse...

Continuar a bater na festa é deixar de falar de coisas importantes. Essas sim com interesse.
Qualidade das listas e dos candidatos. O Futuro de Tomar. Pois o Passado é o que conhecemos.
Ou não?

Anónimo disse...

... cá plo mi, gostá munto do glande panel com fotoglafia linda do sinhôle Plesidente da Câmala, ali na lotunda da fonti cibinética – qui nunca fez bem o seu tabalho di fonti mija, mija….!

tão linda, tão linda,( a fotoglafia) qi toda gente qi passa diz: vou botar voto nêle, vou botar voto nêle, polqui, Tomal nam podi palar.

e cum balbas, é pissoa di lespeito!


Kom bom Xom

Anónimo disse...

"Compete ao presidente da câmara representar o município, em juízo e fora dele".

"- A Comissão Central é obrigatoriamente presidida pelo Presidente da Câmara, nessa qualidade; portanto por inerência da função e em representação da autarquia para todos os efeitos;"

Logo, o PC é responsável directo pelo descalabro das contas, e com ele a autarquia; o PC não cumpriu a sua obrigação, limitou-se a ocupar formalmente um cargo que não exerceu. Esteve lá para "enfeitar" a Comissão Central. Isto sem alijar a responsabilidade dos outros.

As responsabilidades são para ser assumidas e ele não as assumiu, antes, foi negligente e não será correcto usar para com o PC de compaixão.

Anónimo disse...

Aos autarcas e aos que a essa condição se candidatam ( e não só), recomenda-se a leitura de um raro artigo sobre política autárquica escrito por Narciso Machado (Juiz desembardador), no "Público" de hoje, 17/8/09, "A PARTICIPAÇÃO DOS CIDADÃOS NA VIDA E DECISÕES AUTÁRQUICAS".

Destaco p/aguçar o apetite: "Os autarcas não podem limitar-se à «democracia eleitoral», devendo esta ser conjugada com a democracia participativa".

Assiste-se a exercícios comportamentais de candidatos como se estivessem a candidatar-se à AR ou a cargos de ministros e secretários de estado, promovendo a "crença em génios individuais" em vez de dar primazia a "formação de equipas" em conjugação com a "democracia participativa".Badala-se muito sobre democracia participativa num sistema de democracia representativa, mas no nosso Poder Local, com legislação que apela à sua implementação, é esquecida.

Anónimo disse...

Certo, mas o orgão controlador do Executivo e a quem este faz o juramento de tomada de posse é à Assembleia Municipal. Jurídicamente (e políticamente) esta está antes dos orgãos de juízo. Nem antes nem depois ela fez o seu papel. Para que serve?

Anónimo disse...

Por que é que os membros das listas dos Independentes Por Tomar andam com um riso de orelha a orelha, e dizem que está tudo a correr muito bem?
Que sondagem é que lhes dá uma victória significativa?
O PSD não tinha um cartaz mais horroroso para apresentar?
Quantas vezes já usou o PSD o slogan cavaquista (adaptado de 1991) - Tomar não pode parar.
Tomar não vai parar, vai continuar a afundar-se. Está escrito!

Sebastião Barros disse...

Para os Patos Bravos:

Que saiba, não há por aqui nenhum anti-tomarense. Nem seria preciso, pois é sabido que os piores inimigos de Tomar são os próprios tomarenses.A vossa acção desgarrada e desleixada é disso excelente exemplo.
Fica portanto o esclarecimento: Somos a favor de Tomar e dos tomarenses, mas contra os meninos mimados que se têm na conta de vividos e vivaços. Ámen!

HC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

deixem-se desses boatos de sondagens, que ninguém inteligente cai nisso. nos meandros sabe-se sempre quando há sondagem, ainda antes dela estar concluída e de haver resultados, e não há sondagem nenhuma, a não ser que tenha sido feita na sede de alguém.

até porque se houvesse, não seria válida porque não contaria com o cenário das sete listas, e o que ela diria é que o corvêlo vai ganhar.

Anónimo disse...

Tal como previa os Ipt não concorreram a 5 freguesias. para quem queria concorrer a todas !


E o PS tb só concorreu a 15.

Anónimo disse...

Sabem quais foram as freguesias que os Ipt e o PS não concorreram ?

Anónimo disse...

Acabei agora de ler um colossal tiro nos pés dado pelo grande timoneiro do PS local.
Afirma o senhor que quer " pôr Tomar na ordem como fez com o PS".
Ou seja, caso seja poder, vai excluir e afastar alguns cidadãos de exercerem o seu direito fundamental de cidadania.
Para quem diz seguir os ideais da liberdade, da justiça e do humanismo esta frase assumida demonstra que este senhor tem dupla personalidade.
Uma, virada para o exterior e absolutamente falsa com ares de libertária, idealista e solidária.
E outra, a sua verdadeira faceta, virada para si mesmo, de invejoso, rancoroso e buçal.
Poderia-se até concluir que se vivessemos ainda em ditadura, o senhor reunia competências excepcionais para ser um "Bufo" do regime.
Como vivemos em democracia este senhor é um kapo do PS.
Como todos os medíocres, este senhor não usa os neurónios para se superiorizar aos outros. Usa sim os instintos básicos de sobrevivência dos homens das cavernas para viver.
Daí, cortar as vozes contrárias em vez de afrontá-las em campo aberto.
Quando não se tem a força da razão há que ter a razão da força.
Como todos os seres muito pequeninos, acha-se insubstituível, irresistível e extraordinário. Assim como que uma dádiva de Deus.
Mas Deus que existe e não dorme, vai-se rindo como nós deste ateu pouco inteligente e de parcos princípios.
Todos sabemos que o grande timoneiro, é também o ideólogo da campanha do PS tomarense. Mesmo que não fosse, é o numero dois para a autarquia.
Também já todos lemos que a frase de campanha do PS é "Todos somos precisos".
Para os tomarenses, a frase não colhe nem bate certo.
Todos se recordam das fracturas e dos ataques pessoais dos seus militantes, uns contra os outros, visível na imprensa e nos Blogs. Assim como o voltar costas de muitos deles.
Se a frase tinha contornos de cinismo, estes caíram com as palavras do seu mentor.
"Todos somos precisos" é neste momento uma frase vazia de conteúdo e de sentido.
Aliás, tudo é surrealista no PS quando este senhor abre a boca, ou escreve.
Vejam-se os artigos que este senhor escreveu e disse sobre as qualidades de quem é independente e depois, a lista PS para a Autarquia está cheia deles.
Será que no meio das 400 alminhas militantes não havia gente capaz para a função? Pelos vistos não.
Pois é, este senhor faz zigzagues mentais e comportamentais como um bêbado em dia de festa.
É como uma alforreca que anda ao sabor das marés. Um dia, acabará no areal morrendo de desidratação. Tal como o outro! Só que o outro não era uma alforreca, era um tubarão.
Este senhor não percebe que detalhes como estes é que muitas vezes fazem a diferença entre ganhar e perder. Azar o dele não saber como se faz. Temos pena!

Paulino das Gasosas