quinta-feira, 20 de agosto de 2009

LINGUAGEM EQUÍVOCA

BRINCANDO COM COISAS SÉRIAS...

Um professor universitário estrangeiro, que falava muito bem português (variante brasileira), disse-me uma vez em Paris que não gostava muito da nossa língua, porque era demasiado ambígua. Perante a minha surpresa explicou-me que quando um português diz "pois", ninguém sabe realmente o que ele quer dizer. Depende da pessoa e do contexto. Sem me dar conta, retorqui-lhe: Ah pois! Maneira polida de dizer "Tem razão!" Resposta pronta dele -"Está a ver?! Eu não lhe dizia?!
Passados tantos anos, veio-me à memória este episódio, ocorrido com o saudoso professor Saúl Yorkievitch, ao olhar com mais atenção para um painel publicitário do "Modelo", acima reproduzido de forma intencionalmente muito parcelar.
Trata-se da nova educação sexual? Ou de um apelo implícito à prostituição?

2 comentários:

Anónimo disse...

O Relvas e o Lacão é que podem explicar como se faz para ganhar nos dois lados, mas na mesma organização!

Claro, quem perde são os do costume - NÓS!

Anónimo disse...

"Mais do que o melhor bar de Karaoke do País... Mais do que um espaço agradável para iniciar a noite... Mais do que um ambiente saudável para passar umas horas com a família...

O Vice Versa é uma família nada elitista e sempre aberto a angariar novos amigos.

Obrigado por isso. Sempre que posso é o meu local de eleição para um tempo bem passado entre velhos e novos amigos.
Para além de ser o único sitio onde posso canta" sem ser assobiado.”


viajante de ocasião