quarta-feira, 26 de agosto de 2009

QUE TERRA ESTA !!!

Ontem foi dia de reunião de Câmara. Logo pela manhã soube-se (particularmente, claro) que a autarquia tomarense estará em grandes dificuldades, por já ter atingido o limite legal de endividamento. A ser assim, adeus obras espampanantes, adeus gestão do tipo "depois logo se vê". Vai ser o aperto constante. Que mais tarde ou mais cedo chegará às despesas de funcionamento (papel, canetas, tinteiros, manutenção técnica, telefones, etc.). A seguir aparecerá o "aperto mitral" -faltará capacidade para honrar atempadamente as remunerações certas e permanentes. Se nada de corajoso e positivo for feito entretanto, é só esperar para ver.
Sobre a referida reunião camarária, duas notas. A primeira para lamentar o evidente sensacionalismo da Rádio Hertz, que privadamente se proclama a melhor rádio local. No noticiário das treze foi dito textualmente "Manhã agitada na reunião da Câmara". Seguiram-se pequenas gravações. Uma com um munícipe a intervir, em termos extremamente correctos, sobre problemas relacionados com um bar da Alameda 1 de Março. Outra com o presidente Corvêlo de Sousa a responder, igualmente em termos de acentuada cortesia, como aliás é seu timbre. Nada, portanto, de agitação, que segundo os dicionários pode significar excitar, abanar, sacudir, ou sublevar, em termos figurados. Alguma destas eventualidades ocorreu? É óbvio que não. Exagerou portanto o noticiarista da citada rádio.
Em contrapartida, segunda nota, ainda ninguém mencionou o facto, mas o presidente da câmara, um profissional do foro, deu uma informação errada ao munícipe reclamante. Disse-lhe que pode consultar o respectivo processo "porque demonstra ter interesse legítimo na questão". Era assim realmente. Entretanto, porém, a Lei da Assembleia da República nº 46 /2007, de 24 de Agosto, não deixa margem para qualquer dúvida, no seu artigo 5º: "Todos, sem necessidade de enunciar qualquer interesse (o negrito é nosso), têm direito de acesso aos documentos administrativos, o qual compreende os direitos de consulta, de reprodução e de informação sobre a sua existência e conteúdo." Houve portanto lapso presidencial, o que se compreende. Assoberbado com as tarefas quotidianas, deve escassear-lhe o tempo para se ir actualizando.
Ainda no âmbito municipal, fomos surpreendidos por um comentário, extremamente correcto, do nosso amigo Hugo Cristóvão, cabeça de lista do PS para a Assembleia Municipal. Perguntou ele se tínhamos autorização para fotografar a sala anteriormente do Museu João de Castilho e agora dos eleitos do PS. No edifício público do Turismo Municipal! (ver comentário em 15º lugar, em "Ena tanto Museu"). Ora valha-nos Nossa Senhora da Agrela, que não há santa como ela! Caso o PS/Tomar viesse a vencer as eleições locais por larga margem, é muito provável que viéssemos a ter Hugo Cristóvão como presidente da Assembleia Municipal. Teríamos então um presidente do parlamento local que, apesar de ainda o não ser, já começa a colocar questões indiciadoras de que seria pouco respeitador das liberdades individuais, sector essencial dos direitos de cidadania. O que não é nada bom sinal!
Que terra esta ! Nem estamos bem nem para lá caminhamos! Pelo menos a julgar pelos três exemplos apresentados.

10 comentários:

Anónimo disse...

....que nem de propósito:


"O egoísmo pessoal, o comodismo, a falta de generosidade, as pequenas cobardias do quotidiano, tudo isto contribui para essa perniciosa forma de cegueira mental que consiste em estar no mundo e não ver o mundo, ou só ver dele o que, em cada momento, for susceptível de servir os nossos interesses."*

*José Saramago, in Diário de Notícias


..valha-nos a nossa realidade virtual!....


à espreita

Anónimo disse...

É muito bonito citar o Saramago, mas seria muito mais prático referir a fonte de modo completo: Diário de Notícias de que data e em que página? Sobretudo neste caso, onde não se percebe bem nem mal qual o fito de semelhante citação. Se pudesse ser mais simples e mais explícito, seria o ideal. Mas se calhar estou a pedir o impossível.

Anónimo disse...

O PS E O PETER PAN

O Jornal de Nagócio de ontem, na última página, publica um trabalho intitualdo "A ideologia Peter Pan", onde arrasa a escolha no PS da mandatária para a Juventude, concluindo que o António Sérgio deve estar a dar voltas no túmulo, e que o PS se está a transformar num "reality-show"

Anónimo disse...

Não batam mais no PS, eles já tem corda que chegue para se enforcarem sozinhos.
Não necessitam de ajuda, eles fazem o trabalho todo.
Deitam os foguetes apanham com a canas na cabeça e continuam para bem do PSD.
São em Tomar o seguro de vida do actual poder.

Anónimo disse...

"Um lisonjeador que não se procura esconder, só engana os tolos. É preciso que se desconfie dos que, mais espertos, se escondem aos olhares para mais secretamente se insinuarem no vosso espírito. Nem sempre é fácil reconhecê-lo; pois muitas vezes ele contradiz-se para melhor aprovar, e para mais seguramente lisonjeá-la ele combate a vossa opinião, até por fim entregar as armas e confessar-se vencido, deixando ao antagonista a honra de um vão triunfo. Que mais vergonhoso existe que o ser assim enganado?"*

*Cícero

Anónimo disse...

QUEM É SEGURO DE VIDA DO PSD É O PEDRO MARQUES E SEU SÉQUITO DE OPORTUNISTAS SEGUIDORES.

SE NÃO FORA ELES E O PS GANHAVA, SEM PROBLEMAS, A CÂMARA DE TOMAR, LIVRANDO-NOS PARA SEMPRE DESTA PARAFERNÁLIA DE DISPARATES

Anónimo disse...

Mas tal como nas últimas autárquicas os IpT's vão roubar votos, lugares na câmara e espaço político ao PS...nas calmas!!!

Anónimo disse...

Vão inclusivamente ganhar mais freguesias que o PS...é como limpar o cú a meninos!

Anónimo disse...

O sonho deles não era ganhar ao PS ou ao PSD, mas sim serem o PS o PSD. Mas para isso tinham de ser militantes ou sendo-o, conseguirem ganhar lá eleições.

O que só deve acontecer, lá para 2100 ou mais tarde...

Anónimo disse...

Mas olhe que pertencer a este PS ou este PSD de Tomar...francamente, não sei se não será melhor demarcarem-se...