sexta-feira, 14 de agosto de 2009

E O RESTO ???

Conhecemos já os cabeças de lista dos sete grupos concorrentes às próximas autárquicas. Conhecemos também as intenções de cinco dessas forças na área cultural. Faltam o PSD e o CDS, o que é curioso, visto que os sociais-democratas estão há doze anos com as mãos na massa. Será que têm vergonha de apresentar as suas intenções? Ou têm alguma empresa especializada a congeminar o último grito em matéria de programas prontos a usar?
Seja como for, urge agora passar do espírito para o físico. Noutros termos -a cultura é muito bonito e até poderá vir a solucionar algumas das nossas actuais carências. Mas ninguém come cultura, circula em cima da cultura ou despeja os detritos domésticos em contentores culturais. E nunca ninguém viu a cultura a cortar relva ou a pavimentar ruas... Há portanto muito coisa além da cultura, que se vier a contribuir para o nosso desenvolvimento, será a médio e longo prazo. SE VIER A CONTRIBUIR... E entretanto? Tencionamos continuar à espera das esmolas do estado e de Bruxelas? Deixaremos a autarquia no estado actual, com burócratas a mais e trabalhadores a menos? Vamos prosseguir na senda dos empréstimos para pagar as nossas manias de grandeza?
É tudo isto que os candidatos terão de fazer o favor de explicar aos eleitores. Apesar de não estarem nada habituados a prestar contas. E de ficarem muito enxofrados quando se lhes colocam perguntas inconvenientes.
O mundo mudou. Já ninguém corre a foguetes, e muito menos vai apanhar as canas, nas áreas urbanas. E quem vencer em Santa Maria e S. João tem as eleições ganhas. Convém não olvidar esta realidade. E ter em conta que, pela primeira vez, há sete listas e pelo menos dois blogues, fora do usual controle do bom gosto, dispostos a escrutinar tudo o que seja necessário e de preferência incómodo. Ficamos a aguardar as respostas dos candidatos. Até lá, em homenagem a Solnado, "Façam o favor de ser felizes!" Se puderem, claro!

13 comentários:

Anónimo disse...

“Assim, habitantes da Urbe Nabantina, o que precisamos, neste modesto entender, não é de “programas”, não é de retórica; não, a Urbe, precisa sim, de alguém, de gente sensata e não interesseira – seja em protagonismo seja em causas do vil metal – que continue devagar mas pela certa a ir de encontro à cidade real, ao concelho desejado, enfim, gente que se preocupe de facto e de direito com os problemas das suas gentes;

nanja com as narcísicas razões de evidência e protagonismo, de criar imagem ou fazer fortuna à conta da causa pública…

Sonho Sonhado
29 de Junho de 2009 0:26”





...O atrás escrito foi-o, por este ignorado plebeu, dois meses atrás!....

Hoje, a capa de um dos periódicos locais traz-nos a razão!

Antes, deixe-me parabenteá-lo insigne Provedor da Urbe pela assombrosa fotografia da mesma Urbe que trouxe à estampa! Só por si, ela vale um povo, desenha uma história, merecia melhores vindouros (como é linda a nossa cidade e sua envolvente próxima, como competentes foram nossos antepassados…)!


E hoje? O que temos? O que podemos vir a ter?

Como se diz, com todo o respeito por todas as opiniões, não vemos na nossa que possa exteriorizar algo de bom que conjecture o futuro!...

Antes perfilam-se sete (SETE) candidatos ao protagonismo; alimentados uns por vaidades outros por rancores, velhos e menos velhos, outros ainda por ânsia de traficâncias que reproduzam mais valias apressadas, outros bem intencionados mas…,outros….

E, assim, não se pode adivinhar nada de bom para o nosso futuro próximo ou longínquo; o que estava por fazer há quarenta, trinta, vinte, dez anos….por fazer continua!

E, assim continuará!?...


Sonho Sonhado

Anónimo disse...

"E O RESTO???"

...intão, intão sinhôle doutole Lebelo, sinhôle não sabêle,? o lesto, o lesto sam cantiglas.

..e sinhôle têle ua olquetla qase intelinha; com Colvelo tocale paino, Vitolino tocale pifalo, Bluno tocali instlumentos todos, tim filalmonica,Godinha tocali gaita di bleiços, Ivlo desafina e sigula pauta, Pedlo faz qui toca mas intloa munta balulo, Leble batle no bomba...
ih,ih,... vai sêla munta bonita...


Kom bom Xom

Anónimo disse...

Com tantas listas de candidatos e tudo boa gente (!!!) à procura das "Senhas de Representação" o melhor é votar em todas as listas...
Tomar vai ter 7 listas de candidatos, ou melhor de oportunistas?
Como diz Medina Carreira (?) são "cascas sem miolo".
Pela nossa parte dizemos que são os oportunistas “chulos da política”, TODOS, mas TODOS mesmo sem excepção
Será que o "Chinês" também vai apresentar uma lista?

Anónimo disse...

Isto em termos de prognósticos de votos para o PSD+CDS+Tpl é muito fácil.

Como o PSD não tem um candidato carismático que vá buscar votos à esquerda resta disputar os votos da àrea politica da Direita. Actualmente isso representa 10000 votos no concelho de Tomar. Fazendo a distribuição vem :


CDS+TPL vão buscar 3000 votos
Os Ipt vão conseguir buscar cerca de 1000 votos à direita. Desta forma O PSD terá no máximo 6000 votos. Como nos debates da campanha que vão ocorrer Corvelo vai ser cilindrado podemos concluir que o PSD terá entre 5000 a 6000 votos ou seja 2 vereadores.

Na esquerda o espaço eleitoral vale 12000 votos. Fazendo a distribuição :

Os Ipt vão buscar 3000 votos
O BE no máximo 1000 votos

O PS+CDU vão disputar 8000 votos.
Aqui é a grande questão destas eleições onde é que estes 8000 votos cairão

Anónimo disse...

Das 7 listas, e ainda não estou convencido que sejam mesmo 7, 3 são neste contexto fortes, mas só duas têm hipóteses de ganhar: PSD e PS.
A lista de Pedro Marques embora forte, não será nunca, a não ser que uma hecatombe sucedesse, candidata a ganhar. Porque já não tem Rosa Dias, porque o Simões tá como se sabe, porque Marques já não convence, porque os que agora entram pouco acresecentam isto se não retirarem, como a Graça Costa e o Neves, que não valem um voto, e são bem capazes de ajudar a segurar alguns ao PSD e ainda afugentar alguns que do PS viessem, e porque o Soares, principalmente esse vale muitos votos... a qualquer lista que concorra contra a sua.
O que salvará Pedro Marques da humilhação poderá ser algum equilíbrio em algumas juntas, onde conseguiu alguns candidatos bons, podendo mesmo ganhar uma. Mas o que conta é a cidade, e essa está perdida.
Entre PSD e PS, no primeiro vai a desorientação que se sabe e pouca qualidade dos candidatos, mas também é verdade que detém a máquina, além de fazerem campanha a tempo inteiro, e têm por isso vantagem, que aliada à dispersão de listas, lhes pode garantir a vitória, mesmo que com muito menos votos do que já tiveram. não precisam mais que 5000 para ganhar, se tanto.
O resto é palha, por muito que o CDS possa subir de votação, não deve chegar ao vereador, e quanto à CDU é verdade que têm a melhor lista desde há muitos anos, mas isso não garante mais que a possibilidade de Bruno Graça ser eleito. E este tem tanto de bom como de mau, tal como quem dele goste, como quem não o possa imaginar a gerir uma câmara.
O Bloco se aparecer rouba uns votos ao PS e à CDU, e nada mais. E a lista do Lebre, se conseguir as assinaturas, rouba uns votos ao PSD e a PEdro Marques, e nada mais.
As contas finais fazem-se com os números da abstenção e o método de hondt aplicado à dispersão de votos.
E como dizia o outro, é a vida."

Anónimo disse...

O PSD só consegue ir buscar votos ao seu espaço eleitoral. Não vai bucar 1 voto á esquerda. O Espaço eleitoral actual da direita é 10000 votos que tb serão disputados pelo CDS+Tpl+Ipt.
Como Corvelo vai ter uma campanha paupérrima pois vai ser cilindrado pelos outros candidatos no máximo o PSD terá 5000 votos.
Isso poderá não chegar para ganhar e de certeza que só elegerá 2 vereadores.

Anónimo disse...

Distribuição de vereadores :

PSD 2
PS 2
Ipt 1
CDU 1 ou 2
CDS 0 ou 1

A unica dúvida é se o CDS mete 1 e se a CDu mete 1 ou 2.

Anónimo disse...

Quem ganhar Santa Maria vai ganhar as eleições !

Anónimo disse...

E a aliança PSD + CDS?
O Ivo demitiu-se do PSD inocentemente?

Anónimo disse...

Vao concorrer separados e os votos conequentamente serão espartilhados. Pode ãté acontecer o Ivo não ser eleito. Depende tb do desempenho da lista Tpl

Anónimo disse...

Esta coisa dos cenários tem a sua piada. Mas permitam-me uma pequena sugestão - agora que se aproximam actos eleitorais ouçam também as rádios de Tomar, e não apenas os semanários que por cá ou por Santarém se publicam. Vai-lhes permitir opinar melhor. Ouçam os noticiários e as declarações dos candidatos. Ouçam por exemplo a recente entrevista do Dr Alexandre Correia Leal à hertz. E depois comentem à vontade.

Não é que precise mas já ouvi nessa mesma rádio, o Dr Ivo referir que a não ser eleito presidente não aceitará ser vereador com pelouros. Fiquei esclarecido.

Anónimo disse...

O 14 de Agosto devia ser o dia de Portugal. E não é porque sempre houve no nosso país entre os poderosos e a Igreja um olhar de simpatia para com Castela, "in case"...

Comemora-se Aljubarrota e a independência com D.João I.

Fernão Lopes - Crónica D.João I:

"Do nome dalguuns logares que teverom voz por Portugal"
...Abrantes, TOMAR" (actual Ribatejo)

"Dos logares que tomarom voz por Castela"
....SANTAREM, TORRES NOVAS, OUREM"
(actual Ribatejo)

Tomar foi uma barricada do centro do país, a população e o castelo, por D.João I.

Mais tarde, os traidores, escolheram Tomar para as cortes do Filipe.

Por isso de Santarém nada de bom para Tomar vem.

Guerra a Santarém!

Anónimo disse...

Gosto do texto do Fernão Lopes.
Mas não tenham grandes esperanças, os tomarenses não fazem guera a ninguém, e alguns precisam de Santarém, de T. Novas, de Abrantes, e de outros lugares e de Lisboa para os seus objectivos.
Quem foi o Grande Tomarense que apoiou o desvio do Plano Rodovário Nacional em benefício de Santarém e T.Novas, e que colaborou na transferência de serviços destinados a Tomar para T. Novas, porque queria ser Governador Civl?