quarta-feira, 5 de agosto de 2009

MÁQUINA PSD CORTA RELVAS

António Rebelo
Tal como os laranjas tomarenses e distritais actualmente "a cavalo" temiam, a máquina partidária cortou Relvas. E substituiu-o por um candidato que joga numa divisão superior. Goste-se dele ou não, Pacheco Pereira é indiscutivelmente mais sólido, mais culto, mais erudito, mais político, na acepção nobre do termo. Com esta substituição, tudo indica que o eixo político distrital do PSD, até agora Tomar-Santarém, passará a ser Rio Maior-Santarém. Com todos os prejuízos daí resultantes.
Ao nível nabantino, Relvas deixa de ter qualquer margem de manobra. Ao menor sobressalto das bases (por exemplo se os resultados não lhe forem favoráveis, e dificilmente o serão) poderá muito bem vir a cair do cavalo. Quanto à equipa autárquica, sem programa nem políticos à altura, dependente da herança paivista e do próprio Paiva, poderá vir a ganhar ainda assim. Mas com este incidente, adeus maioria absoluta. E sem maioria absoluta...
Tudo em aberto, por conseguinte? Não creio. Desde logo porque ainda não apareceu nenhuma formação com um programa realista, exequível e adaptado aos tempos que correm, nem uma equipa politicamente capaz. Depois, havia à partida, diga-se o que se disser, apenas três possíveis vencedores, por esta ordem -PSD, IpT e PS. Sobre o PSD estamos conversados. É o trágico naufrágio, posto que à falta de uma rota clara e previamente debatida, vão encalhando cada vez mais nos escolhos da realidade quotidiana, progressivamente mais afastada dos benditos tempos das vacas gordas. Para pior.
Os IpT, por sua vez, começaram por diminuir as suas hipóteses de vitória, ao perderem elementos chave e ao fazerem escolhas que uma grande parte da população considera não serem as mais convenientes. Como se isso não bastasse, apresentaram um programa cultural, durante uma sessão muito bem interpretada pelo actor principal de serviço, que é simplesmente do domínio da fantasia. Dizem todos os que sabem, ainda que de modo aproximado, a real situaçãodas finanças camarárias. Não dão nem para mandar cantar um cego e pagar-lhe, quanto mais agora para grandes festivais, anuais e bienais. Para já não falar de aldeias pedagógicas...
Resta o PS, em relação ao qual tenho alguma dificuldade em escrever, pois já sei que vou ser acusado de invejoso, mau perdedor, rancoroso, e por aí adiante. Ainda assim, eis o que penso.
Quando me apresentei, no local adequado e a tempo e a horas, como candidato a candidato, foi exactamente por não reconhecer nos outros pretendentes os requisitos que considero mínimos para vir a ocupar o cadeirão do executivo ds Paços do Concelho. O facto de ter obtido 6 votos, correspondentes a 17% do universo eleitoral (a Comissão Política, de 32 membros), quando nem sequer sou militante ou inscrito no partido, mostra pelo menos que não estava nem estou sozinho. Dito isto, meses passados, algumas opções vieram confirmar o que pensava e penso. Assim, por exemplo, Luis Ferreira, o verdadeiro dirigente/estratega do PS local, viu-se obrigado a ocupar o 2º lugar da lista, quando até agora se tem mantido como líder da bancada na AM. Porque terá sido?
Não desejando envenenar ainda mais a atmosfera política local, limito-me a formular perguntas e as respostas que me parecem mais lógicas. Pode o PS conquistar a Câmara? Pode, mas tem poucas hipóteses, porque não domina a maioria das juntas, não dispõe de um programa actual e adequado, nem de um cabeça de lista à altura. Apesar de ser uma pessoa de boa companhia. E depois nem sequer é dirigido "de facto" pelo seu presidente, mas por Luís Ferreira, cuja actuação na Assembleia Municipal, designadamente o acordo com Miguel Relvas para silenciar na prática os outros representantes da oposição, não deixou boas recordações. Pelo contrário. Se ganhar, pode o PS inverter a nossa actual marcha acelerada para o abismo? Creio que não. Por falta de planos adequados e de quem os possa implementar e, sobretudo, explicá-los aos eleitores previamente, o que não será nada fácil, pois ninguém está disposto a abdicar de qualquer vantagem, ainda que pequena ou ilegítima. A inclusão de Anabela Freitas, actual companheira de Luís Ferreira, em lugar elegível para deputada é benéfica para o concelho? De momento não, mas poderá vir a ser, a longo prazo. Porquê? Porque primeiro terá de se habituar ao lugar, conhecer os cantos à casa, arranjar uma "agenda capaz", mostrar o que vale...e conseguir lidar com Jorge Lacão Costa, verdadeiro patrão distrital do PS desde há mais de 20 anos, que não é muito dado a cumprir os acordos livremente celebrados à mesa da federação. Sobretudo quando se trata de listas... É melhor ficar por aqui.
Restam dez dias para "dar o corpo à curva", "adaptar-se à nova realidade", "reforçar a equipa tendo em vista a vitória", e entregar as listas no tribunal da comarca. A partir daí os dados estarão lançados. Restará aguardar Outubro, e o mais que adiante virá e não será nada fácil. Automóvel, combustível, telemóvel, secretária pessoal, ajudas custo, senhas de presença e outras benesses, para cada vereador? Excursões e comezainas para autarcas e séniores? Era bom era! Mas quem pagará? Com as receitas a diminuir e as despesas a aumentar, o futuro é negro.

32 comentários:

Anónimo disse...

O Partido Socialista existe em Tomar? Ou não passa de um subordinado do PSD?

O Jorge Lacão a defender Tomar? Tão inocentes que eles são.

Por que é que que o PS Tomar, desde 1985, escolhe sempre candidatos fracos?

Anónimo disse...

Da forma como as coisas se estão a proporcionar nomeadamente a dispersão de votos à direita com um PSD fraco, CDS + forte se IVO avançar, Tpl a fazerem um resultado interessante quaisquer 5500 votos vão chegar para ganhar as eleições.
e poderá haver resultados deste tipo :

CDS entre 1500/2500 - 0/1 vereador
Tpl entre 1500/2500 - 0/1
BE entre 800/1000 - 0
PS entre 3500/5000 - 1/2
Ipt entre 3500/5000 - 1/2
CDU entre 2500/5000 - 1/2
PSD entre 5000/6000 - 2

Desta forma tudo em aberto !

Anónimo disse...

Na minha modesta opinião se fossem agora as eleições locais diria que o resultado será:
1º PSD com 3 a 4 eleitos
2º Ipt com 1 a 2 eleitos
3º PS com 1 a 2 eleitos
4 º CDU com 1 eleito
5º BE com 0 eleitos
6º Tpl com 0 eleitos
7º CDS com 0 eleitos
Como ainda falta a campanha, direi que não deve fugir no entanto muito disto, a não ser que aconteça algum auto golo no último minuto, como ontem no Sporting.
E Tomar ganha o quê?
Não são candidatos a mais? E projectos a menos.
A ver vamos, como dizia o outro.

Anónimo disse...

Nas comentários que faz ao PS, o Dr. Rebelo vai mostrando porque não podia ter melhor resultado do que o que teve, não conhece sequer o partido ao qual se apresentou homem!
Não sabe quantos votam na comissão política que são um pouco mais que esses. Depois não tem noção das dinâmicas e relacionamentos internos, o peso dos dirigentes de algumas freguesias, dos jovens e outros. Continua a valorizar em excesso o Luís Ferreira a ponto de ser ridículo, pois a maioria das pessoas a sua inclusão em número 2 nada tem de benéfico, e ser 2º ao contrário do que diz nada teve de obrigação, quando muito foi desejo. Quem faz as listas do PS? Erra também ao dizer que o Lacão manda na distrital, quando todos sabem que na distrital há muito que sequer pia e o que o salva ao contrário do Relvas é Lisboa.
E depois a presença de uma deputada de Tomar não é benéfica? COm esta afirmação diz tudo.
E por fim Dr. Rebelo, os humildes dirigentes do PS que não votaram em si podem não saber tanto como o senhor, não ter vivido em frança e viajar como o senhor viaja, mas sabem desde os que você aqui refere aos muitos que você nem conhece e por eles passa na rua sem saber, que ache o que achar do José Vitorino, tenha-lhe lá os ódios ou invejas ou superioridades que tiver, será sempre um candidato para levar mais a sério pelos eleitores do que você seria.
A realidade por vezes dói a ponto de não se a aceitar mas continua a ser realidade. E faça um exame para descobrir porque terá mesmo assim tido esses 6 votos.

Sebastião Barros disse...

É o chamado comentário em forma de "porque sim!", "porque eu digo", "porque não pode ser de outra maneira". Tem todo o direito de o fazer, até porque usa, felizmente,uma linguagem escorreita e quase educada. Mas não espere grande eco. E em caso algum o eco que teria se fundamentasse as suas hipóteses e assinasse com o seu nome baptismal.
A propósito: volte lá a ler o texto s.f.f. e diga-me, igualmente s.f.f., onde é que está escrito que a presença de uma deputada não é benéfica? E onde está que o 2º de Luis Ferreira tem algo de benéfico? Se vocemecê nem consegue perceber bem aquilo que lê, como quer que acreditemos naquilo que escreve?

Anónimo disse...

E como Tomar é uma lixeira, cá vamos ter o Relvas para presidente!

Anónimo disse...

Já olharam para as freguesias e as dificuldades que há em constituir listas?
A regra 2+1, dois homens uma mulher está criar situações cómicas, à portuguesa.
Há Juntas em que a equipa que actualmente as governam voltam a concorrer: 1º o presidente, 2º o secretário, 3º a mulher do tesoureiro, 4º o tesoureiro. Se ganharem a mulher do tesoureiro desiste e avnça o tesoureiro para 3º. É a isto que o povo vai dar o seu voto, a arma do povo.
Isto é que é giro. O Relvas é um cinzentão. Não vai ganhar, nem ele nem o PSD em Tomar, nem ninguém. Após as autárquicas a confusão vai ser tal que as piadas serão ao minuto.

Anónimo disse...

O reumático do pós Abril não desarma, não se quer ver reformado, e continua a dar cartas. Conhece muito bem os seus discípulos, o que lhes ensinou e o fermento com que os amassou. Levedaram à imagem e semelhança dos seus mestres. Estas novas gerações dentro dos partidos, formadas nas suas organizações de juventude são fáceis de apear: são reaccionariazinhas, "tão bons são uns como os outros", sarcasmo demolidor para evidenciar que não eram capazes de acertar em nada e por isso eram merecedores de compaixão, escrevia Eça de Queirós em 1890, para caracterizar a tragédia de não sermos capazes de parir ou escolher uma classe política responsável. Hoje, com sentimento desalentado, constatamos que o reumático político de 1974 está aí para as curvas, e as novas gerações partidárias... "tão bons são uns como os outros". Matam e morrem com o mesmo tipo de veneno.

Isto só irá mudar, na minha perspectiva, de baixo para cima. E as eleições autárquicas são uma das oportunidades se os portugueses conseguissem estar mais atentos e concentrassem a sua atenção na escolha em pessoas certas para as autarquias, fazendo emergir novos valores.

Em Tomar, por exemplo, não sendo eu votante do PCP, mas dando prioridade nas autárquicas ao critério sobre as individualidades, sabendo que não ganhará as eleições, Bruno Graça devia concitar mais apoio à esquerda para chegar ao executivo. É simples, discreto, não se empoleira nos "telhados dos deuses" e é sério e competente. Será ele capaz de se demarcar desse reumático do partido que o candidata e personalizar a sua campanha? Os eleitores também têm de tomar uma posição em vez de se deixarem levar pela trela. Não posso com este PC, mas vou votar Bruno Graça.

Anónimo disse...

Também eu, embora nunca tenha votado CDU vou votar Bruno Graça.

Dentro dos que se apresentaram é o unico que me merece confiança.

Anónimo disse...

Ora aí está uma boa ideia, a entrega da CMT ao Bruno Graça, seria uma derrota para todos os partidos e movimentos ditos independentes, incluindo o PCP (existe em Tomar?).
Os partidos e movimentos em Tomar precisam de uma grande lição

Anónimo disse...

Mas o Bruno é tão ou mais reumático que o partido que representa.
É ditador, tem visão limitada e parcial, e vive no tempo em que ainda havia muro em Berlim
Por muito que agora pareça um cordeirinho a ouvir as opiniºoes de toda gente, ele nunca aceitou outra que não fosse a sua.

Então e os independentes tão novos, tão recentes, também já precisam de lições? Se calhar não são assim tão independentes.

Anónimo disse...

Máquina PSD corta Relvas

Mas não foi o Miguel Relvas quem tentou dominar a máquina do PSD a nível local, distrital e nacional?

Como não tem experiência profissional a máquina cortou-lhe a cabeça.

E o resto da família como fica?

Anónimo disse...

O Bruno tem visão limitada?
É o que mais convem a Tomar, terra onde a visão é mais que limitada. Numa terra de cegos...
Tem visão parcial?
Óptimo para uma terra onde só se quer falar dos problemas da cidade.
É ditador?
O mais adequado para quem gosta de dobrar a espinha e beijar a mão a quem tem o poder.

Anónimo disse...

O Miguel Relvas não vai ser deputado?
O que vai em 4º na lista, António Campos, não é seu cunhado? Não apoiou ele a Manuela F. Leite?
Relvas não jogou em vários campos?

Diz o presidente do PSD Tomar que o Pacheco Pereira não conhece o distrito?
O Pacheco vive em Rio Maior, no distrito, o Relvas não.

Anónimo disse...

Para anónimo das 10:53

"Ache o que achar de José Vitorino...será sempre um candidato para levar mais a sério pelos eleitores do que você [António Rebelo] seria."

Ao escrever isto, você estava a tentar gozar com os eleitores, não estava? Ó criatura! Como é que pode afirmar uma coisa dessas? Com que máquina é que conseguiu medir as opiniões dos eleitores? Quem é que lhe passou procuração para falar em nome deles?
Sabe que quando o Rebelo esteve na Assembleia Municipal, pelo PS, deixou muito boa impressão? Sabe que quando o Vitorino foi vereador, pelo PSD, deixou muito más recordações? A vida tem destas coisas. Cá se fazem, cá se pagam! É só aguardar até 11 de Outubro! Depois conversamos. Até porque já para o Rebelo poder ir ao PS apresentar a sua candidatura, foi preciso muita coragem, insistência e honestidade do Cristóvão, caso contrário...

Anónimo disse...

Factos são factos.
Miguel Relvas joga na política nacional, como Deputado representa Tomar e o Distrito de Santarém já á muitos anos. Foi Secretário Geral do PSD e Secretário de Estado. Tinha e ainda tem muita importância (mais do qualquer outra pessoa em Tomar, alguma vez teve desde o 25 de Abril).
Falarem sobre ele agora ou denegrir a sua importância, é mais do mesmo e os mesmos.
Quanto ao Dr. António Rebelo interessado e activo Tomarense, o facto é que não é o candidato do PS, esse é outro, não a Presidente da câmara, mas a vereador isso também são factos, o resto será retórica e mais retórica. Mas o PS sabiamente escolheu.
Outro e importante facto serão necessários contar os votos entrados nas urnas.
A ver vamos. Se não são confirmados os prognósticos.

Anónimo disse...

A pessoa mais importante em Tomar desde o 25 de Abril foi o Miguel Relvas?
Está explicada a decadência de Tomar.
Tal opinião não dignifica ninguém, nem quem a emite nem a terra.
Os grandes empresários que, apesar de todos os males, movimentavam milhões e criaram postos de trabalho não foram mais importantes?
Empresas, como a Norema, não são mais importantes?
Uma comunidade a depender de pessoas não é servilismo?
O que fez Miguel Relvas por Tomar?
Perguntem o que é que vossês podem fazer por Tomar.
Libertem-se. Deixem de estar de joelhos. Ponham-se de pé.

Anónimo disse...

Mine, oh mine!!!

Anónimo disse...

O Ivo Santos ontem na entrevista à Hertz esteve em grande forma !

Oxalá consiga arranjar condições para concorrer pelo CDS.

Anónimo disse...

Relvas para Tomar! Relvas para Tomar! Foi uma vergonha o que se fez no estádio municipal! Relvas para o estádio!!
aH, ah, pensavam que eu me estava a referir a que relvas?

Anónimo disse...

O relvista jornal "O Mirante" de hoje tem duas situações curiosas:

1 - na capa classifica Miguel Relvas de carismático. Carismático? Sabem o que significa? Relvas é o oposto de carismático.

2 - Citando a Lusa diz que Miguel Relvas foi afastado porque o seu trabalho parlamentar não correspondeu ao esperado.
Miguel Relvas terá passado de deputado a tempo inteiro para o tempo parcial. Os seus negócios e as deslocações semanais ao Brasil não lhe deixarão mais tempo.
É isto um deputado carismático?
O eleitorado do distrito e de Tomar não exigiu explicações da sua passagem a meio tempo, porquê?
Porque o eleitorado são zombies.
Porque o Parlamento é o grande meio de enrolar o povo.
Vá lá ajudem os deputados a viverem bem.

Anónimo disse...

É verdade, ma "O Mirante" cor-de-rosa informa que "o PSD brasileiro confirmou Miguel Relvas como cabeça de lista nas p´roximas eleições em Curitiba no Estado do Paraná" (Brasil, e que o jornal o tentou contactar masque o Miguel "não pode atender porque a festa ontem foi até tarde". Viva o povo

Anónimo disse...

Mim não sabele o que ser "carismático". Palece tu não também.

Anónimo disse...

Carismático vem de carisma.

Carisma é um dos Sete dons do Espírito Santo - qual a responsabilidade de Miguel Relvas em toda a confusão em torno da Festa dos Tabuleiros 2003? A Assembleia Municipal não controla o Executivo autárquico? Não é ele o Pr. da AM?

Carismático é uma referência para muitas pessoas - quantas pessoas se sentem referenciadas em Relvas?

A Comunidade Carisma é uma Igreja Evangélica em Osaco, S.Paulo - Brasil. Que estranha coincidência...

Anónimo disse...

Por que é que o PS Tomar, desde 1985, escolhe sempre candidatos fracos?
Segundo foi dito numa Comissão Política do PS Tomar, a escolha da candidata em 1985 derivou de um acordo entre PS e PSD, por motivos vários, pessoais e sociais.
A partir de 1989 os candidatos tinham de ser fracos, de forma a que o PS, mesmo ganhando a Câmara, não criasse (nem crie) poder para Tomar na região, nem dentro do partido a nível nacional: acreditam que o Lacão ia deixar alguém ligado a Tomar ganhar mais influência que ele, no partido e a nível nacional?
Ainda não entenderam que Tomar tem de ser enfraquecido?

Anónimo disse...

Mim não plecebe.

"Ainda não entenderam que Tomar tem de ser enfraquecido?"

Cumé? Como é se consegue enflaquecer anorético?

Anónimo disse...

Para anónimo das 19,41 de 5/8
Caro amigo está enganado! Tanto quanto julgo saber o Cristóvão não tinha vontade nenhuma de deixar lá ir o Rebelo. Quem o propôs foi uma pessoa por quem tenho grande admiração pessoal (já partilhámos trabalho juntos), mas não política porque está no partido errado: o Saraiva (que aliás é licenciado e vai defender o mestrado dentro de dias) e foi apoiado pelo Oliveira (ex-deputado). Como paga esses dois foram corridos, por terem enfrentado o Luis Ferreira, o Cristóvão e o Vitorino. A verdade é esta!
PARDAL DE TELHADO

Anónimo disse...

A direcção nacional do PSD disse à agência Lusa que o Miguel Relvas foi afastado porque o seu trabalho parlamentar não foi o esperado.

Miguel Revas foi eleito para ser deputado a tempo inteiro.

O jornal "O Templário" de hoje diz que o Miguel Relvas não exerce o cargo de deputado "em exclusividade uma vez que é também gestor e consultor de empresas".

Para que é que serve o Parlamenro?

Para que servem os partidos políticos?

Para que é que vota o Povo?

A Democrcia é o governo do Povo, pelo Povo e para o Povo, ou o governo de alguns, por alguns e para alguns?

Vá lá, vão votar para serem enganados.

Como disse um filósofo alemão:"Quem são os filhos que não terão vergonha dos seus pais?

Anónimo disse...

Mim muito suplendido.
Mim achal que anónimo 5 de Agosto de 2009 19:41 era mesmo Sr Rebelo.
Coisa estlanha terra de Tomar.

Anónimo disse...

"Coisa estlanha terra d Tomar"?

Não é nada.

Repare que a candidata a deputada pelo PS Tomar, em declarações à Hertz, tem o desplante de citicar o PSD por ter afastado "militantes que deram tanto ao partido".

Ela não conhece o seu partido, o PS? Não se passa o mesmo?

Por que ficou incomodada com a substituição do Relvas?

Ele é do PS? Manda no PS Tomar?

É de ficar com os olhos em bico.

Anónimo disse...

Sinhola que não sei nome não conhece o Manuel Happy. Só pode sêle.

HC disse...

A dimensão de aldrabices que vai sendo dita pelos blogues é e sempre foi muita. No que se refere à concelhia de Tomar do PS e até a mim próprio, isso tem sido ao longo dos anos (desde que há blogues em Tomar) mais do que evidente.
Se na maioria das vezes não se lhes remete qualquer importância (muitas vezes nem me apercebo, ao menos antes de perder validade), outras vezes são apenas ridídulas, algumas há que não podem ser deixadas em claro ainda para mais quando vêem de cobardes sem rosto.

Aquilo que aqui escreve o sr."pardal do telhado" é ridículo de falso.
1º ninguém é corrido do PS de Tomar. A concelhia do PS Tomar é o maior partido de Tomar e a segunda maior concelhia do distrito, à beira de atingir o seu militante 400, algo que aconterá seguramente em dias próximos. Não se pode esperar que todos esses além dos muitos simpatizantes estejam todos na luz da ribalta.
2º Não sei o que entende por os dois camaradas António Oliveira e Virgílio Saraíva, que prezo como ambos em consciência saberão, terem enfrentado quem quer que fosse.
3º É absolutamente idiota a afirmação de que eu fosse contra a ida do prof. Rebelo ao partido para defender a sua candidatura. Não só é falso como fui o principal defensor, e aí sim, contra muitas opiniões contrárias que não deixei prevalecer, de que todos os que o entendessem pudesse apresentar-se como candidatos, algo que aliás conversei com o aqui visado, que até então não conhecia.

Por mais que queiram e incomode a alguns, este não é o PS que vos dava jeito. Este é o PS com regras, com serenidade, com respeito pelas pessoas, onde o interesse colectivo está sempre à frente das ambições individuais. E imune a todos os truques.
E tal como com outros, enquanto eu por lá andar com força para decidir e influenciar, será sempre assim.
A Verdade e a Ética não são negociáveis nem corrputíveis.

cumprimentos,