segunda-feira, 17 de agosto de 2009

ÚLTIMAS DA ICONOLOGIA DO PANTANAL





Termina hoje, à hora de encerramento da secretaria judicial, o prazo para a entrega das listas concorrentes às eleições autárquicas de 11 de Outubro, e respectivos documentos de apoio. No caso das listas de independantes, cerca de 1900 assinaturas de apoiantes, para cada uma.
Até este momento, apenas deram entrada seis listas. Falta portanto uma, cujo porta-voz já anunciou que só irão entregar por volta das 18 horas. Sabemos de que força política se trata, mas decidimos nada dizer até ao encerramento do prazo legal, por uma questão de equidade.
Caso se interesse particularmente por estas coisas da política local, já sabe: Por volta das 18 horas junto ao tribunal, para observar e ficar a saber em que param as modas.
Entretanto, apareceram novos cartazes eleitorais, que acima divulgamos com todo o gosto. Quanto aos do PS, os nossos especialistas em iconologia e em relações humanas opinaram ser melhor nada acrescentar, pois ambos são particularmente expressivos. Seja!
Sobre o do PSD, os nossos iconologistas acham-no uma pequena obra-prima de verdade e de comunicação. Antes de mais porque, inovando em termos comportamentais e de imagem, Corvêlo de Sousa decidiu passar a ver os munícipes com óculos. É bom sinal, pois auxiliares de visão dão sempre jeito. E, no caso, não são de certeza de cabedal. O que é excelente. Falta saber se são "óculos partidários", mas isso só com muita sorte, para ele, e com o tempo, para os eleitores.
Temos igualmente o local escolhido para colocar o cartaz, que proporciona umas sombras significativas, tanto no candidato, à esquerda, como na candidatura, à direita. Ambas de total adequação e autenticidade, sabido como é que não há candidatos nem candidaturas sem sombras...
Finalmente, o lema escolhido, e que lema! "Tomar não pode parar !" Raramente uma candidatura consegue conjugar, numa só frase, ainda por cima sintética, as suas propostas, as suas intenções e um respeito absoluto pela verdade factual. O PSD/Tomar conseguiu. E de que maneira! As suas propostas = mais do mesmo, posto que o "slogan" já é pelo menos em segunda mão. As suas intenções = mais obras desgarradas e geradoras de mais despesas correntes. O respeito absoluto pela verdade factual = "Tomar não pode parar!", porque já está parada há demasiado tempo. Há até quem diga que isto está cada vez mais mal parado e outros que não sabem onde isto irá parar. Deve ser gente mal intencionada!
Enquanto isto, alguns políticos locais com responsabilidades, que por enquanto não identificamos, para não fornecer argumentos aos adversários, continuam a não saber distinguir questões pessoais de críticas políticas. É pena para eles. Quem não tem poder de encaixe suficiente para aceitar observações de índole política, desagradáveis mas bem intencionadas, se um dia consegue estar numa posição de mando, desgraçados dos subordinados. Porque realmente é muito mais fácil concordar com Moita Flores, candidato independente do PSD à Câmara de Santarém, quando afirma publicamente que não votará PSD nas legislativas, do que aceitar, com abertura democrática e boa disposição, as críticas de outros independentes sobre a nossa própria lista. Quem assim age, sem se dar conta, está a fornecer as cordas com que um dia o hão-de enforcar. Em sentido figurado, pois claro! Porque os tempos são outros, senão...

8 comentários:

Anónimo disse...

Tal como previa os Ipt não concorreram a 5 freguesias. para quem queria concorrer a todas !


E o PS tb só concorreu a 15.

Anónimo disse...

aqui no Casal há ainda gente – alguma ainda , não muita, por mor à crise e às hortas para regar e cuidar – que, como se diz, ainda goza férias!
e logram as férias saindo, indo de jornada rondar as cercanias do mar e molhar os pés na água salgada; porém, proclamam todos no regresso, nas berças é que se está bem!

o meio do mês mais a festa no torrão em louvor da Nossa Senhora da Agonia, trouxe aqueles de volta, mais ainda os outros que (porquê não sei), tiveram que emigrar para outras paragens granjear aquele coiso com que podem comprar os melões na festa da Senhora - aqui, diz o Zé das Urtigas: trolha diplomado, carregador d´ofício por conta da crise, que se soubesse então o que sabe hoje, também ele teria dado o salto…(e que assim, melhor estariam ele e os seus mais próximos…)!

a modos que assim, o alvoroço foi desmedido no largo da ermida junto á betesga do Lázaro; entre foguetes, procissão, fogaças, e quermesse, intrometeram-se o adocicado sumo de limão com bolo da festa para uns e, tremoços, amendoins, cerveja, branco e tinto, para outros…

e como o pagode é generoso no dar e no falar, conviveram, beberam e deram mãos aos diferentes postulantes a mandar por cá e pelo concelho, que, por fé na Santa ou por estimarem muito a horda aqui do Casal, por cá apareceram…

noite entrada - porquê não me peçam para explicar que não sei – alguém se lembrou de trazer à conversa argumentos vários sobre aqueles que querem mandar na gente; por inconvenientes alguns não cabem neste contexto, tão pouco neste texto…

que quem vai ganhar, sem dúvida que seja que possa haver, é a Manuela Ferróleite lá para o Governo maior - aqui, até a entristecida, amargurada e quase conformada Joana Com Dor, xuxialista já vacinada contra a gripe, esteve de acordo ( que o PS – Pinto de Sobrenome - diz ela, está muito desgastado e já não convence os iletrados quão mais os outros: eruditos e engenheros quanto ele).

que por cá, para o governo menor, a coisa está complicada mas que para governar menos mal, que a coisa continue como está.

o Fernando Ri (e expliquem-me lá porquê, quem souber) esteve em grande; porque é o melhor, o que menos fatuidades e soberba testemunha, o que melhor pode representar e fazer pela populaça.

que o Petro Marquês, aqui del´rei nem pensar: só olhará para a sua imagem;

que o Zé Bezerro, credo o rapaz ainda não cresceu e já querem pô-lo a mandar…

que o Ibo Santas mais o Zezito das Lebres, ambos juntos e todos os seus prosélitos, podiam ser metidos numa coisa tipo Nave do Atraso e mandados para a primeira metade e meia do século passado!

que o Bruno Comgraça (esse sim, esse é que é…, diz o Zé das Urtigas…), não fosse a desgraça dos anos escuros do século passado e seria ele a mandar por cá, porque é dos melhores, todos dizem,… e grita o Zé….

a grande dúvida será mesmo o Oliveira do Vale da Porca que, por fim, e por ser bom rapaz, poderá surpreender tudo e mais todos ainda….

e com o fogo de artificio, lindo e fluorescente já a rebentar e a tornar dia todo o largo da ermida e do chafariz mais a baiuca do Lázaro, as e os do rancho folclórico a baloiçar nos acordes da última dança, foi o total desapego do que da politica para ali não era chamado ... e o findar daquilo que de importante ali nos trouxera: a festa da Senhora da Agonia!


saudações e boa vida!


Archote

Anónimo disse...

ih,ih,ih sinhôle doutôle Lebelo, - ôh sinhôle Plovedôl da Ulbe, coma dizêle os otlos e talá bem - tam gilas, tam gilas as plingafias du sê lapazes! oh nu saom?

poblezito, o calltaz do sinhôle doutôle Colvêlo ( o senhôle gostale dele? do senhôle doutole Colvêlo? nom palecêle…) sêl tam piquinino tam piquinino, compalado com caltaz só de plingafias do sinhôle Clistobam e do Sinhole Victolim….

senhôle é maximum! Palabens.

Kom bom Xom

Anónimo disse...

E bem pantanal.
O Dr. Alberto João Jardim, da Madeira, muito querido do PSD Tomar/Santarém, declarou que a Drª Manuela Ferreira Leite fez bem quando afastou Pedro Passos Coelho, Miguel Relvas e outros das listas de deputados, tendo expurgado "certas sociedades secretas do interior do PSD", segundo o DN de hoje.
Consta que um dos afastados terá o apoio de uma seita religiosa brasileira anti-católica, é verdade?
Teria piada que militantes do PSD Tomar, que se dizem católicos, e parte da população tomarense, que se diz católica, apoiassem quem tivesse o apoio de uma seita anti-católica.

Anónimo disse...

Os IpT nunca disseram que iam concorrer a todas as freguesias!

Agora concorrem com bons candidatos locais, com muitos jovens apenas a ONZE freguesias.

O que é que o anónimo de 17.08.2009 às 17:22 queria mais?!

A melhor resposta que os IpT podem dar a tal criatura é ganharem em algumas delas, aumentando a sou representação na Assembleia Municipal!

Anónimo disse...

O jornal espanhol La Vanguardia arrasou a governação de Portugal e a oposição no nosso País.
Os cartazes eleitorais do PSD são extremamente, violentamente, criticados pelo jornal espanhol.
O cartaz do PSD em Tomar não foge ao conjunto de cartazes do PSD, é mau, em termos de marketing e de tudo o mais. Qual o simbolismo de terem cortado o cérebro ao candidato?

Anónimo disse...

e a queixo barbichado da criatura!!!!

Anónimo disse...

Tem toda a razão. O susto é tão grande que me esqueci que a criatura, perdão, o produto em venda está retalhado, o que vai contra todas as regras de marketing.