sexta-feira, 7 de agosto de 2009

"UM DOS DOIS ESTÃO ENGANADOS"

Ilustração CMT


Usada como conclusão na nossa análise da imprensa local e regional, a frase que serve de título a este texto parece ter causado certa confusão a alguns dos nossos leitores. Procurando resolver tal situação, seguem-se algumas explicações.
A ideia que se pretendeu transmitir é que os três entrevistados (José Lebre , Corvelo de Sousa e Carlos Carrão) estavam e estão todos enganados, embora em grau e de forma diferente. Enquanto o arquitecto Lebre parece ignorar completamente a situação catastrófica da câmara, o que não surpreende, pois esteve largos anos afastado da política local, e não tem acesso aos documentos essenciais; tanto Corvêlo como Carrão simulam ignorância, porque isso lhes convém.
O actual candidato TPL afirmou ir tentar mudar o comportamento dos eleitos da maioria e dos funcionários, como forma de atrair investimento. Todavia, se a alteração comportamental dos funcionários pode ser conseguida com relativa facilidade, designadamente com adequadas acções de formação, a dos eleitos é algo de extremamente complicado. Na verdade, a maioria que vier a administrar a autarquia no próximo mandato apenas poderá ser mais simpática/dialogante. Quanto a impostos, taxas, licenças, etc. está de mãos atadas. Basta recordar que, unicamente para pagar pequenos calotes, a câmara foi forçada a contrair um empréstimo bancário de 6 milhões de euros, o que significa que já nem sequer consegue receitas correntes suficientes para cobrir os custos de funcionamento.
Sendo essa a situação, são falaciosas as declarações de Carlos Carrão sobre os previstos 50 milhões de investimento, graças aos fundos comunitários, pois para isso a autarquia terá de dispor, no mínimo, de 12,5 milhões de euros. Onde os vai conseguir, dado o endividamento já existente? Com que receitas poderia fazer frente aos compromissos bancários daí resultantes, caso os obtivesse?
Outro tanto acontece com os propalados museus da Levada, no valor inicial previsto de 12 milhões de euros. Uma verdadeira mina, segundo declarou Carlos Carrão. Quanto a nós, será mais um poço sem fundo, dado não se vislumbrar a origem do apregoado retorno. A não ser que o citado poço tenha alguma galeria lateral, com acesso ao multibadalado tesouro dos templários.
No fundo, no próximo regresso de férias, os diversos candidatos irão prometer aos eleitores mundos e fundos, como é habitual. Estarão todos a tentar ludibriar (aldrabar, em linguagem popular) os cidadãos, porque ou ignoram completamente o estado em que se encontra a autarquia, ou conhecem parcialmente o problema, mas fazem de conta que não, visto que se ousassem apresentar a triste situação que espera a nova maioria, perderiam as eleições.
Sejamos frontais e sinceros: até à tomada de posse do próximo executivo, qualquer candidato só estará a ser realista quando prometer que a primeira coisa a fazer, se obtiver a maioria, é desencadear uma auditoria à câmara e SMAS que escrutine economia e finanças, organização, recursos humanos, instalações, desperdícios. Tudo o resto será apenas para ornamentar discursos, facilitando a persistência da actual situação, em que a maioria nem sabe nem quer saber, outros querem saber, mas não têm acesso à documentação; outros ainda têm acesso, mas ou não querem ou não sabem tirar conclusões. E continuaremos a caminhar tranquilamente rumo ao abismo, como se nada de grave houvesse... Triste sina da democracia! Já em 1926, os militares foram chamar o Botas de Santa Comba para endireitar as finanças do país. O resultado é conhecido...

12 comentários:

Anónimo disse...

O Rebelo onde é que andaste estes anos todos?
Andaste caladinho como um rato... E agora andas para aqui a mandares bitaites.
Deixaste-me de queixo caído qundo te vi a diser que estás solidário com o Relvas. És no mínimo hipócrita.
Ou pensas que ele te vem cá buscar para consolares-lhe as angustias, da tia ferreira leite ter corrido com ele.
Ou temos que grama deputados toda a vida.
Para mim morreste Rebelo com aquele texto!
Nunca esperei uma coisinha destas! É vida tens que ganhar o pão! Compreende-se!

Anónimo disse...

Deixe-me abusar do seu canto.
Só para informar que o blogue de apoio às festas de Santa Cita está já online. Festas da ACR de Santa Cita

Anónimo disse...

Doutor Rebelo o seu blogue passou a ser o mais visitado e comentado de todos os que existem sobre Tomar.
Muitos parabéns. Na verdade, e apsear da ignorância e inveja dos nossos conterrâneos, o seu blogue ganha a todos em quantidade e qualidade mais pelo que escreve do que pelo que os outros comentam.
Apesar de não ter a sua idade e de não partilharmos os mesmos valores assumo que o seu blogue é de facto uma riqueza nabantina.
Continuação de bom trabalho e já agora de muito divertimento pois estas coisas só nos dão prazer se forem divertidas não é verdade?

TmrPnr disse...

Este último comentário é erróneo: o melhor blogue tomarense é o nabantia, na minha modesta opinião.

Cumprimentos.

www.pnr.pt ! Visitem e descubram um partido realmente renovador, por detrás da fachada que lhe tentam colocar...

Anónimo disse...

Para anónimo das 22:23

O seu comentário triste e reles, visivelmente produto da sua exacerbada inveja, era bem capaz de me desanimar noutras cuircunstâncias. Acontece porém que já cá vivo à tempo suficiente para saber de quem estou rodeado. Por isso aqui escrevi um dia destes que tenho uma paixão por esta terra, mas pelos habitantes nem tanto.
Indo agora ao seu chorrilho de disparates. Antes de mais, quantas vezes será preciso repetir que se deve apreciar e emitir opinião sobre o que está escrito e não sobre quem escreve? Já começa a cansar tanta incapacidade de aprender.
Em relação ao Relvas, deve ter julgado que eu ajo como você. Desiluda-se. Não escrevo em função do retorno material que possa vir a obter. Neste caso posso asseverar-lhe que me movi exclusivamente por um sentimento chamado solidariedade humana, ou entreajuda, que você não deve saber de que se trata. Prefere certamente o sadismo como padrão de vida.
Manifestei solidariedade ao relvas igualmente porque ele manifestamente foi vítima de uma decisão arbitrária, e apesar de seu adversário político, não poderia ficar calado contra semelhante acto prepotente,com contornos ditatotiriais, do tipo "quem não é por mim, é contra mim".
Para terminar: Já desde há anos que tenho a vida ganha, e por conseguinte o pão. Se calhar é até isso que o (a?) irrita. Ainda bem que para si morri, porque com amigos assim não preciso de inimigos. E depois, nunca gostei de quem se esconde no anonimato exclusivamente para molestar terceiros.
Saudações tomarenses. E trata-se, que os seus recalcamentos e outros traumas têm cura. Ou pelo menos podem ser atenuados. Para seu bem, claro! A mim nada me incomodou o seu esfregão escrito. Permitiu-me até escrever mais um pouco, e eu gosto bastante de escrever. (Por isso o faço directamente no computador e sem rascunho prévio.Obrigado portanto.)

António Rebelo

Sebastião Barros disse...

Peço desculpa pelo à, quando devia ser há,na 4ª linha da resposta ao comentário. É no que dá, por vezes, escrever directamente, embalado pelo raciocínio...

Anónimo disse...

Rebelo, o Miguel Relvas não foi vítima de um acto arbitrário, nem do "quem não é por mim é contra mim", má análise política.
O novo ideólogo do PSD é o Pacheco Pereira, há anos que este vem defendendo que os ex-JSD devem perder influência no partido, porque têm vindo a descaracterizá-lo.
Até o arrelvado "Cidade de Tomar" publicou em fins 2001 ou princípio de 2002 uma entrevista com Pacheco Pereira, tirada do Público, onde ele avisa da necessidade de afastar o ex-JSD, por degradarem o partido.
Passos Coelho e Miguel Relvas são ex-JSD. Dizem alguns que o símbolo do PSD já não é o Sá Carneiro, mas o Miguel Relvas,por causa da situação a que chegou o partido.
Rebelo, cada vez que alguém é criticado em Tomar defende-se sempre acusando os outros de inveja e despeito. Você tem estrutura para mais, não desça ao nível tomarense.

Anónimo disse...

O FREUD EXPLICA

Boa análise a do anónimo das 14.17.

Leiam o DN de hoje, 8-8-09, onde conta que o Miguel Relvas surge no site da revista Sábado com um ""conteúdo" jornalístico inédito: uma entrevista de Miguel Relvas... a Miguel Relvas. Sentado numa ponta de uma mesa de sala de jantar, e de fato e gravata, o deputado do PSD respondendo às perguntas de um "jornalista" de camisa branca aberta e com perguntas certeiras. A montagem já estava feita...".

Digam lá se isto não é fantásico, e factor de contentamento para todos os psicólogos individuais e sociais, todos os psiquiatras e todos psicanalstas? Eles têm aqui um caso de análise muito rico.

Os Psicólogos Sociais sempre podem investigar porque é que uma comunidade, a tomarense, vota numa personalidade daquelas.

Agora é que isto está bom.

Nota: alguém, neste blog, já tinha chamado a atenção para a entrevista de Miguel Relvas a Miguel Relvas na Sábado, só que desenvolveu pouco, o que foi pena, porque isto é de antologia.

Anónimo disse...

Para anónimo das 14:17

Lamento imenso, mas sempre fui e continuo escravo da verdade e da frontalidade. Se alguém padece de sarna, digo-lho logo, sem rodeios. Neste caso, que outro sentimento poderia ter movido semelhante criatura a escrever a nódoa em questão, na qual atribui a quem escreve coisas que apenas existem na sua cabecita, senão a inveja? Afinal, o mais importante deve ser sempre comentar o que está escrito, ou tentar caluniar e lançar suspeitas sobre quem escreve? Posso estar acima dessas coisas, como escreveu. Mas isso não me obriga a ser parvo nem a servir de bombo da festa e manter-me mudo e quedo.
Sobre a questão do afastamento de Miguel Relvas, julgo que o senhor (ou a senhora?) e eu estamos a falar de coisas diferentes. Uma coisa são os actos em si. Um crime é um crime, um roubo é um roubo, e por aí fora. Outra coisa são a causa, a fundamentação ou a intenção. Temos, por conseguinte, que houve realmente prepotência,acto com contornos ditatoriais e manifestação objectiva de que no PSD actual quem não está com a presidente MFL, está contra ela. O que é muito católico. Quem não é apostólico e romano, é incréu.
O facto de quase nunca concordar com Miguel Relvas e de nunca ter votado ou tencionar votar no PSD, não me inibe na denúncia de práticas que sempre repudiei, venham elas de onde vieram e sejam quais forem os argumentos.
Aceite as minhas audações.

António Rebelo

Anónimo disse...

O Rebelo é um português genuíno. Os portugueses atacam logo, respondem logo, e sentem-se muito fortes, quando não o são.

Hoje o importante é a Inteligência Emocional, mais do que a Racional.

Ainda ontem na televisão passou um filme onde o jovem Sherlock Holmes, nas aulas de esgrima, aprendia a desenvolver a Inteligência Emocional e a disciplina. Aprenda com ele.

Anónimo disse...

Mas quais práticas Sr. Rebelo.
O Relvas teve o que merecia. Há quantos anos andou ele a "triturar" pessoas politicamente.
Há quantos anos andou ele a sacanear militantes nos bastidores?
O Relvas sempre olhou para as pessoas na perspectiva de quanto lhe poderiam ser úteis. E entre os úteis ainda há a classe dos pensantes e que têm opinião e os obedientes. Ele sempre optou pelos obedientes, os que não lhe fazem sombra.
Até que um dia foi excluído por quem tinha mais poder.
Não se esqueça que ele pôs o cunhado a apoiar a Ferreira Leite.
Tem um pé dentro e outro fora. O cunhado vai fazer-lhe os recados que necessitar. Quem é que mandou o cunhado apoiar a Leite? Pois foi o Relvas. O cunhado é um instrumento nas mãos do nosso amigo Relvas!
E quem sabe, sabe!!!

Anónimo disse...

O Diário de Notícias de 4-8-09 titulava: " Lugar de deputado não devia ser usado como "segundo emprego".
No caso de Miguel Relvas, e de outros, o Parlamento foi usado como primeiro emprego. Depois de o Relvas ter montado a sua rede, a sua empresa de concultadoria, e de colaborar com outras empresas como consultor, como o gabinete de Morais Sarmento (o que fez o caderno de encargos para o Sta. Iria), é que passou a Casa da Democracia para segundo emprego, deixando de assumir o lugar de representante do Povo em exclusividade.
Uma revista Única-Expresso da segunda quinzena de Junho de 2007, num trabalho sobre como os deputados têm outros empregos dá bastante realce a Miguel Relvas, explicando toda a sua rede.
Como é que uma pessoa que nunca trabalhou pode ser gestor e consultor de empresas?
Por que é que o Santana Lopes assim que foi nomeado líder da bancada parlamentar afastou Miguel Relvas de presidente da Comissão Parlamentar de Obras Públicas, Transportes e Comunicações?
A sede da empresa de consultadoria em que Relvas é sócio não fica em Coruche, no meio do triângulo Lisboa-Ota-Alcochete? Porquê?
Veremos como é que ele se vai safar com as autárquicas, e qual será a evolução do cunhado, consultor da Misericódia de Tomar.