quinta-feira, 13 de agosto de 2009

ANÁLISE DA IMPRENSA LOCAL E REGIONAL




Redacção de Tomar a dianteira
Colaboração CLIPNETO

As capas dos jornais regionais desta semana não deixam margem para dúvidas. Estamos mesmo no auge das férias estivais. Bastante concorridas apesar da crise. Dos três semanários lidos, só o habitualmente circunspecto CIDADE DE TOMAR ousou puxar para manchete um tema totalmente político. E que tema! Pouco dado a análises, o periódico dirigido por António Madureira publica uma galeria de fotos tipo passe, uma de cada candidato, que são uma preciosidade. Os nossos amáveis leitores farão o favor de o consultar e reparar, por exemplo, no candidato PS a olhar para a direita e o da CDU a olhar para a esquerda. Sobre os outros, deixamos ao vosso cuidado as apreciações críticas, sabido como é que "uma imagem vale mais que mil palavras". Assim sendo, se não têm pachorra para ler detalhadamente as propostas de cada força política, olhem bem para cada fotografia e depois tentem responder à pergunta "E este, porque é que se candidata?" Pode ser que dessa resposta venha a resultar a vossa opção de voto. Nunca se sabe!
No MIRANTE, um semanário ao qual o PSD/Tomar tem dado tanta publicidade como ao CIDADE DE TOMAR, além da referência ao incêndio da Tipografia Nabão, três detalhes a reter e a interpretar devidamente. Na página 13, este parágrafo final, subscrito por Manuel Serra d'Aire: "Não podia terminar este e-mail sem falar no saneamento do Miguel Relvas da lista de deputados do PSD. Quem havia de dizer que seria a Manuela Ferreira Leite a interromper tão brilhante carreira política? Ver tombar às mãos da dama de ferro alguém que nas últimas décadas tinha conseguido endrominar todos os líderes do partido, é um notável acontecimento que merece ser saudado." Ingratos, os responsáveis do MIRANTE? Nem tanto. Logo mais adiante, na página 19, um artigo de opinião assinado por José Eduardo Carvalho, faz a defesa de Miguel Relvas como poucos ousariam fazer. Mas também é verdade que nas páginas 38 e 39 há matéria de muito interesse para os tomarenses. O PS tem direito a um chiste sobre o seu mandatário, com este remate notável apesar de óbvio: "Até agora os partidos só nos davam música. Agora dão-nos música mas escolhem quem sabe do ofício." E da batuta, acrescentamos nós! O PSD nabantino terá todo o interesse em meditar nesta piada: "A Câmara de Tomar encontrou mais uma forma de entreter os turistas este Verão. Trata-se do enigma do parque, uma espécie de jogo da glória com regresso à casa de partida e tudo. Os concorrentes vão seguindo as setas já colocadas nas ruas da cidade, até ao parque de campismo e vence aquele que acertar com o dia da abertura. O presidente da câmara, Corvêlo de Sousa, já explicou que não há possibilidade de batota, porque nem ele sabe quando abre o parque. Nem ele nem ninguém..." Melhor do que isto, só mesmo as fotografias de 14 candidatos do distrito, a ver urgentemente na págima 38. São de morrer a rir.
Uma vez que a manchete do TEMPLÁRIO é sobre roubos, logo seguida pela previsível enchente no Agroal, veio-nos à memória o problema dos roubos em série na margem que pertence ao nosso concelho. Decidimos ler tudo com cuidado e valeu a pena. Na página 9, abordando justamente a questão dos amigos do alheio, o tenente Manuel Lage, comandante do destacamento de Tomar da GNR, confirma indirectamente (e involuntariamente?) que somos um país de brandos costumes e de grande tolerância em todas as circunstâncias: "Apesar das queixas de roubos, sobretudo em automóveis, ... ...Manuel Lage desdramatiza a situação, afirmando existir não mais de uma dezena de queixas por furto, apresentadas naquela força policial... ... ...Quanto às queixas apresentadas na GNR, elas passam, sobretudo, por vidros partidos ou fechaduras rebentadas com o objectivo do furto. Para o tenente, um dos problemas, talvez o maior, passa pela falta de estacionamentos." Conclusão nossa: Falta de segurança? Onde e quando? Digamos antes que estes aquistas do Agroal são cá uns chatos!

13 comentários:

Anónimo disse...

Com tantas listas de candidatos e tudo boa gente (!!!) à procura das "Senhas de Representação" o melhor é votar em todas as listas...
Tomar vai ter 7 listas de candidatos, ou melhor de oportunistas?
Como diz Medina Carreira (?) são "cascas sem miolo".
Pela nossa parte dizemos que são os oportunistas “chulos da política”, TODOS, mas TODOS mesmo sem excepção.

Anónimo disse...

"Melhor do que isto, só mesmo as fotografias de 14 candidatos do distrito, a ver urgentemente na págima 38. São de morrer a rir."

págima ? Está bem.

Eles têm todos cara de palhaços, só tu é que és bonito, culto, inteligente, erudito. O que seria da sociedade sem o Rebelo ?

Anónimo disse...

Ao anónimo das 22:50

Quer dizer se fossem todos como tu não havia listas.
É muito cómodo criticar. Há que distinguir os que estão com o espirito de servir a causa pública e os que são oportunistas.

Felizmente que alguns destes ainda concorrem .

Com posições dessas qualquer dia , isso sim, apenas teremos corrUptos a concorrer.


O eleitorado tem que saber aproveitar a oportunidade de ainda existir(poucos) gente muita válida a concorrer.

Sebastião Barros disse...

Para anónimo das 22:51

Bem reza o dito popular: "Cadelas apressadas parem cachorros cegos". Não será melhor ver primeiro a página 38 do MIRANTE?
Não seria melhor ter sempre em vista que a esperteza é apenas uma forma primitiva de inteligência de curto raio de acção?
Era pelo menos uma boa maneira de evitar certa figuras tristes.

Anónimo disse...

Está visto que o Rebelo não ganha para os jornais. Continua a pedir apoio (pago em publicidade aqui no blog) a um pequeno distribuidor local...

Anónimo disse...

Tentem responder à pergunta "E este, porque é que se candidata?"

Hipotese A - Arranjar um tacho onde com pouco trabalho ganharão mais;

Hipotese B - Aumentar o valor da aposentação (e se calhar antecipar o direito à mesma);

Hipotese C - Conservar mordomias várias, entre as quais a distribuição de empregos públicos;

Hipotese D -

Frei Gualdim disse...

Para o anónimo das 10:04

Gosto do A.Rebelo. É um cavaleiro sem espada... mas com uma pena para a escrita.

Anónimo disse...

A escrita dele mete pena, lá isso mete..

Sebastião Barros disse...

Apesar de tudo, aqui no blogue ninguém a troca pela sua. A não ser quando resolverem enveredar por parvoíces, boçalidades, imbecilidades, e coisas do género. Deixe o seu contacto que o pessoal depois apita.

Frei Gualdim disse...

Gosto do A.Rebelo.
É um templário que defende causas e não lugares.

Anónimo disse...

Eu também gosto do Rebelo quando este está longe...longe...

Anónimo disse...

Pelos vistos a palermice saloia e bacoca ataca sempre aos 49. Efeitos da canícula?

Sebastião Barros disse...

Se você realmente, além de bastante limitado, não fosse igualmente hipócrita, o que viria fazer para um blogue em que o principal administrador é alguém que você diz que gosta de ver longe? Há assim tanta falta de opções na blogosfera? Ou você quer é dar nas vistas à custa dos outros e satisfazer o seu sadismo/mazoquismo latente, aí no recato do seu covil? Usando uma linguagem que você entenderá melhor:Se a ideia é tentar arranhar-me os ditos, trate de deixa crescer as unhas antes. Caso contrário não conseguirá. Por muito que se esforce.