sexta-feira, 14 de agosto de 2009

FINALMENTE ALGUM REALISMO

Termina na próxima segunda-feira, dia 17, a prazo para a entrega no Tribunal da Comarca das listas concorrentes às eleições autárquicas de 11 de Outubro. O CDS, que foi das últimas formações locais a anunciar a sua candidatura, vai apresentar nesse mesmo dia o seu "Compromisso com os eleitores". Tomar a dianteira está em condições de avançar desde já com as grandes linhas do citado documento.
Pela primeira vez, desde o início da pré-campanha, aparece um documento de intenções ao mesmo tempo humilde, realista e adequado à época que atravessamos e ao local em que vivemos. Nele não se fala nem de turismo cultural, nem de orquestras, nem de festivais, nem sequer de escolas superiores ou de aldeias disto ou daquilo. É, portanto, um documento perfeito? Nem lá perto! Mas nota-se que os seus autores tiveram a preocupação de se manterem terra-a-terra. De apresentar unicamente coisas do domínio do possível e do necessário, sem ornamentações nem exageros. Até tiveram a coragem de escrever que "O Município de Tomar precisa, de uma vez por todas, de equilibrar as suas contas, levando muito a sério o controle e a redução de custos, de forma deixar de recorrer sistematicamente a empréstimos bancários para fazer face aos seus compromissos correntes." E logo um pouco mais adiante: "A primeira tarefa será a de reorganizar a autarquia. Sem esse prévio trabalho interno nada poderá ser concretizado."
Confirma-se assim, pela boca de quem ainda faz parte da actual maioria PSD, que a presente situação na autarquia, se não é caótica, pouco lhe faltará. Razão mais do que suficiente para desencadear quanto antes uma auditoria externa, completa, a todos os serviços, como condição prévia para esclarecer o que se poderá e deverá fazer, em vez de insistir nas promessas de "castelos em Espanha" para todos.
Além das acções tendentes a sanear as finanças autárquicas, a candidatura do CDS promete um "Programa de auxílio social" para os próximos quatro anos, um novo parque industrial na Sabacheira, junto ao nó do IC 9 e da Estação de Fátima, uma zona industrial, ao lado de um pólo tecnológico, na Asseiceira, junto à zona industrial da Barquinha, uma especial atenção à Albufeira do Castelo do Bode e à recuperação do património, a resolução do problema dos acampamentos do Flecheiro e, finalmente, "colocar a Câmara Municipal ao serviço do concelho e dos tomarenses", o que parece pouco e fácil, mas será longo e complicado.
Primeira grande e decisiva pedrada no charco das fantasias nabantinas, é óbvio que este compromisso não tardará a ser plagiado, o que até nem seria mau para o concelho se pelo menos houvesse a coragem de mencionar a origem das ideias. Será desta?
Ficamos aguardando com expectativa, posto que pela primeira vez o CDS apresenta uma lista forte, que é a única a integrar um empresário de sucesso, um arquitecto/empresário e um economista, bem como uma antiga vereadora PS, que concorre apenas por obrigação de cidadania, uma vez que não procura nem precisa de lugares remunerados pelo orçamento de estado. Vai ser complicado para as outras listas, mas mais vale ser objectivo, aceitando as coisas como elas são, do que insistir em andar à procura do meio-dia às duas da tarde.

16 comentários:

Anónimo disse...

Claro, o Ivo Santos é exactamente aquilo que nós precisamos neste momento. Exactamente, mesmo. O senhor provedor da urbe é mesmo demasiado inteligente, porque consegue ver bastante para além do horizonte do aceitável.

Anónimo disse...

Com tantas listas de candidatos e tudo boa gente (!!!) à procura das "Senhas de Representação" o melhor é votar em todas as listas...
Tomar vai ter 7 listas de candidatos, ou melhor de oportunistas?
Como diz Medina Carreira (?) são "cascas sem miolo".
Pela nossa parte dizemos que são os oportunistas “chulos da política”, TODOS, mas TODOS mesmo sem excepção
Será que o "Chinês" também vai apresentar uma lista? E quando aparece a lista do "Chinês"?

Sebastião Barros disse...

Íamos a responder adequadamente, mas entretanto demo-nos conta da hora a que os comentários foram engendrados (o segundo repetido, porque já apareceu não sei quantas vezes)e decidimos não o fazer. Quem está acordado a tais horas merece-nos todo o respeito e um máximo de tolerância. Quer esteja no local de trabalho, quer padeça de insónias. Ambas situações nada cómodas. As nossas saudações.

Anónimo disse...

Há quatro anos os Independentes apresentaram publicamente um "Compromisso com os Eleitores", de que o TAD apresentou até a capa, mas que o Sr. Dr. A. Rebelo minimizou.

O CDS agora apresenta o mesmo, ainda bem! sempre aprenderam alguma coisa!

Sebastião Barros disse...

TAD partiu do princípio que um compromisso de há quatro anos iria ser susbstituído por outro, mais adequado aos tempos que correm, antes de 11 de Outubro. Por isso fomos aguardando. E continuamos a aguardar.Supomos que os eleitores também.

Anónimo disse...

Colocar, em Tomar, o desenvolvimento tecnológico, industrial, empresarial, e o emprego à frente do turismo e dos devaneios culturais, bem como propor a reorganização da autarquia é importante, mas não passará de boas intenções? Os tomarenses aceitarão?
E o Convento de Cristo?
O Expresso de hoje propõe para os blogs irreverentes, á semelhança do que se fez na CM Lisboa com a bandeira monárquica, uma série de bandeiras em outros edíficios, entre outras uma bandeira espanhola no Paláco de Belém, sede da Presidência da República.
Esqueceram-se do Convento de Cristo,futura sede do poder espanhol em Portugal. Não é ali que deve ser colocada a bandeira castelhana?

Anónimo disse...

... e todos a copiarem os documentos do PS, que desde 2004 já produziu tudo o que haveria para produzir de análise e propostas sobre o tema....

A conferir em http://tomar.psdigital.org

Mas ainda bem que ouitros lhes seguem as pisadas. Não esuqeçam é do original. Porque as copias, são apenas cópias. Sempre de menor qualidade.

Anónimo disse...

Sr. Rebelo:
Desculpe que lhe diga o senhor está de má-fé! Todas as linhas que aí enumerou e muitas outras estavambno programa PS de há quatro anos. Zonas industriais, re-estruturação de Seviços da CMT e outras propostas. Como já disse não tenho nada a ver com o PS, mais leio as "propostas" de todos. Como o senhor já disse algumas são verdadeiras anedotas, mas o seu a seu dono! e porque acho que os socialistas devem manter o essencial dos seus palpites governativos, certamente aqueles lá constarão! Então quem está a plagiar! Aliás com frontalidade, a sua postura tem sido sempre de uma arrogância extrema e como exemplifico com o caso de afirmar que se prôpos a ser candidato do PS! Perdão é mentira! E deveria ter a humildade de dar esse esclarecimento, foi proposto pelo sr. Saraiva e o Sr. Oliveira que faziam parte dos orgãos (acho que é concelhia) e mais grave para uma pessoa que se quer de bem e se acha acima de todos devia ter feito um agradecimento público a tais pessoas que tanto quanto consta foram "encostados" por lhe dar esse apoio! Sejamos sérios, sejamos humildes!!!
O PARDAL DE TELHADO

Anónimo disse...

Não estou acostumado a falar para pardais, (é mais para peixes,como o meu ilustre homónimo), mas abro uma excepção com muito gosto.
Sobre o texto em debate, tratou-se simplesmente de reproduzir o que nos pareceu essencial de um texto policopiado de seis páginas, em papel timbrado do CDS-PP. Se, além de policopiado, o referido documento também é um plágio parcial ou total, como deve calcular o problema não é aqui do blogue nem meu. Os interessados que se entendam...se assim o entenderem!
Na questão dos cidadãos Saraiva e Oliveira, vai-me permitir que lhe diga que, na minha qualidade de interveniente no caso que refere, sei um bocadinho mais sobre isso que o senhor.Na verdade, a decisiva intervenção foi do cidadão Hugo Cristóvão, que nem por isso foi "encostado". Não vamos agora inventar mártires onde os não há.
Sobre agradecimentos, boas maneiras e outros comportamentos, deixe-me só lembrar-lhe aquilo que já foi dito e redito aqui no blogue: Nunca se trata de comentar ou analisar a vida de quem escreve, mas unicamente aquilo que escreve. O resto faz parte da vida privada que, como deve saber, está protegida constitucionalmente, tal como a sua, no capítulo referente aos direitos, liberdades e garantias. É, por isso um domínio não escrutinável, seja por quem for, salvo em caso de delito grave.
Saúdo-o com respeito e cordialidade,

António Rebelo

Anónimo disse...

O que o PS tem tido são preocupações com os problemas de Tomar. Riam.
Estiveram na C M Tomar quando a crise começou a aprofundar-se e não ligaram ao assunto.
Os candidatos que o PS tem apresentado desde 1989 para cá nunca foram os mais indicados para combater a crise e desenvolver o concelho.
Sobre a actual lista de candidatos à CMT os militantes do PS evitam fazer comentários.
Os programs do PS, como os de todos os agrupamentos, não passam de papel com letras.
Para alguns militantes do PS de Tomar é mais vantajoso ser o PSD a dirigir a autarquia, porquê?
A existência do PS é um drama para Tomar e para Portugal.

Anónimo disse...

"Nunca se trata de comentar ou analisar a vida de quem escreve, mas unicamente aquilo que escreve. O resto faz parte da vida privada que, como deve saber, está protegida constitucionalmente, tal como a sua, no capítulo referente aos direitos, liberdades e garantias."

Isto é muito verdade, mas há pessoas que não perderam o hábito de filar as pessoas.
------
Gostaria de opinar sobre o significado de um munícipe que não sendo militante de nenhum partido, ter a possibilidade de se candidatar a cabeça de lista de um partido (do qual será mero simpatizante) em Assembleia Geral para o efeito.

É um acto muito invulgar no sistema partidário português e é justo que seja valorizado:

-A disponibilidade do cidadão em questão.
-A abertura do partido, no caso, o Partido Socialista, para aceitar essa candidatura.

Em Democracia é assim que as coisas devem ser vistas. O Partido Socialista de Tomar deu uma lição de abertura e democraticidade que não é apanágio dos restantes partidos.

Quanto aos programas é preciso estar atento:

presentemente só José Sócrates assume uma postura e uma ambição adequada aos novos tempos, às novas necessidades.

Os restantes partidos fazem programas pequenininhos e demagógicos, agarrados como estão às tetas do 25 de Abril que os alimentou e aos seus filhos e a toda à corja de corruptos do PSD e do CDS que agora enveredam pela mais suja das campanhas eleitorais de que há memória nos últimos 35 anos.

PCP e BE estão-se lixando para o país e alinham no mesmo combate da direita.

Cheira mal, é uma vergonha, é inacreditável, a forma como querem ganhar votos à custa dos que mais sofrem com a crise nacional e internacional, quando sabemos que grande parte do OE é consumida para pagar salários a uma data de incompetentes e preguiçosos alapados na Adm. Pública em geral.

Anónimo disse...

"Em Democracia é assim que as coisas devem ser vistas. O Partido Socialista de Tomar deu uma lição de abertura e democraticidade que não é apanágio dos restantes partidos.

Quanto aos programas é preciso estar atento:

presentemente só José Sócrates assume uma postura e uma ambição adequada aos novos tempos, às novas necessidades."

Denota-se que quem escreveu isto ou é da trupe que agora está à frente do PS Tomar ou então está longe de conhecer a actualidade dos tomarenses socialistas.
Quando diz que "O Partido Socialista de Tomar deu uma lição de abertura e democraticidade que não é apanágio dos restantes partidos" espalha-se logo ao comprido. Isto com muita pena minha porque sou um tomarense atento estas coisas e tendo algum conhecimento do que se passa no partido socialista é absolutamente mentira. Basta olhar para quem se vai candidatar á Camara Municipal, um senhor que ja foi vereador psd e sempre disse mal do ps e quando la esteve gostava de saber o que fez???Porque nao fez nada, e apesar de ir de mudar de partido(nao condeno) nao tem perfil nem simpatia entre os tomarenses...e dps se virmos bem as outras pessoas que se seguem nenhuma delas apresentam perfil para governar esta Terra. Nenhum! Nem vou citar nomes porque eles, nao tem qualquer perfil de politicos, nem estao preparados para governar. Olhando para o PSD, e sendo o partido com iguais forças do PS a nivel nacional) que apesar de tb so fazer borrada, tem pessoas com peso, e continuam sempre no suporte das pessoas que por muito tenham feito borrada, tem uma estabilidade e tem uma nata de individualidades, que defendem as cores do partido, e estao sempre dentro do barco. Ora o PS Tomar ja perdeu isso tudo, e as pessoas que fizeram algo por Tomar e pelo Partido Socialista foram postas de parte, afastadas, para que outros se metessem em bicos dos pés e tentassem fazer algo que outros que pelo PS trabalharam e mt...e é pena porque eu vou votar Socrates, e nao posso votar nem sequer apoiar o Partido Socialista da minha terra porque apresenta uma lista de candidatos que na maior parte nao tem credibilidade nenhuma. Vamos esperar que as altas individualidades do PS se aperceba da governabilidade que vai dentro do PS Tomar e tome medidas.

ALguem que se preocupa....

Anónimo disse...

Sebastião, não lhes passes cartão.
Se queres tratar de alguma coisa do PS Tomar, fala com o seu patrão, o PSD.

Anónimo disse...

"E quando aparece a lista do "Chinês"?"

Mim não candilatar.

Anónimo disse...

A sorte do PS de Sócrates foi a enorme borrada da Ferreira Leite, com as listas de Deputados.
Estava a ganhar as legislativas, mas ao afastar Passos Coelho, Miguel Relvas e outros em vários Distritos, contra a vontade das bases, perdeu as legislativas definitivamente.
As criticas de gente influente do PSD e no caso do Distrito de Santarém, de Moita Flores ou o Presidente da Nersan José Eduardo de Carvalho, dão o mote ao que se vai passar, foi assim a sorte grande do PS de Sócrates.
Em Tomar é o contrario a sorte do PSD é a fragilidade do PS.
Pelo que tenho lido ultimamente aqui, já alguns começam a perceber da importância que esta geração tomar, tem para o PSD local.
São fundamentais para a sua vitória.

Anónimo disse...

Ó grunho, o Moita Flores é independente!!!