terça-feira, 4 de agosto de 2009

TUDO É MUITO RELATIVO...

Têm aparecido por aqui (e serão sempre acolhidos como merecem), uns comentários afirmando que somos anti-Louçã, anti-Bloco de Esquerda. E até que temos ódio ao erudito cidadão. Nada mais longe da verdade factual. Na nossa humilde opinião, o que se passa é que alguns dos ex-marxistas-leninistas-estalistas-trotsquistas-maoistas (???) adoram criticar duramente os outros, quase sempre procurando colocar-se numa posição de auto-proclamada superioridade moral, mas mostram-se alérgicos a qualquer crítica, sobretudo quando fundamentada, a eles ou aos seus queridos líderes, incluindo o "senhor bispo".
A ilustração acima, retirada do PÚBLICO, visa demonstrar que no fim de contas estamos muito bem acompanhados, e que tudo é muito relativo...

Uma outra tendência muito generalizada é a de criticar o primeiro-ministro Sócrates, não só pelo erros que comete (e tem cometido bastantes, na nossa humilde opinião), mas também e sobretudo porque gosta de preparar minuciosamente as suas intervenções públicas. Recordamo-nos de ter dito uma vez, em tom de desabafo: "Dizem que tenho tido sorte. Eu é que sei o trabalho que me dá ter sorte." Pois os eleitores em geral acham que é tudo demasiado encenado, que Sócrates não é natural, que há um ar de realidade de plástico, ou artificial.
Para todos esses críticos, e repetindo que o actual primeiro-ministro nem sempre tem governado bem para o nosso gosto, aqui vai uma amostra de como as coisas acontecem alhures. Desta vez em Itália, para não dizerem que se anda sempre a falar de França.
Sobre o primeiro-ministro Berlusconi e o seu estilo, os portugueses pensam que já tudo foi dito. Mas não é o caso. Estão naquela posição incómoda assinalada por um pensador alemão: "Quando se sabe pouco, só se têm certezas; quando se sabe um pouco mais, só se têm dúvidas". Cuidam que não é o vosso caso? Então façam o favor de ler com atenção. Se vos aprouver, claro! "Assim nasceu o "berluscoptimismo", segundo a palavra inventada pelo sociólogo britânico Stephen Gundle, citado por Marco Belopoliti, no seu recente ensaio O Corpo do Chefe. É a manipulação do tempo: Em vez das tensões em relação ao futuro, típicas das ideologias dos anos 60 e 70, o modelo berlusconiano propõe o êxtase do presente, um hedonismo do bem-estar, do consumo e do conforto. E tudo com um sorriso.
Com o rosto cuidadosamente coberto de "fond de teint", coroado de implantes capilares, tornado mais alto por sapatos de grandes saltos e rastos compensados, constantemente seguido por um autêntico batalhão de maquilhadoras, Berlusconi, simultaneamente masculino e feminino, obedece rigorosamente às regras do "star-system": Nunca se apresentar sem estar devidamente produzido. Até exige que os operadores de imagem coloquem nas câmaras, como se fossem preservativos, uma em cada, meias de nylon, para atenuar as rugas. O homem é realmente um maníaco da comunicação..."
D.S. e V. L. www.lexpress.fr
Tradução de A.R.

É certo que um exagero não justifica outro exagero, nem o primeiro-ministro italiano nos parece um exemplo a imitar seja por quem for. Mas permite-nos constatar que, afinal, quando comparado com alguns dos seus homólogos, Sócrates não passa de um menino de coro. Ou aprendiz de feiticeiro. Tudo é muito relativo, dependendo do grau de informação dos cidadãos.

7 comentários:

Anónimo disse...

Esqueça o Louçã, o Sócrates, a Manuela e todos os outros políticos, eles pertencem ao reino do efémero.

O texto do Público tem assunto mais sério, a questão da Ibéria. Depois do Saramago agora o presidente do BES, pergunta o texto. O que tem a dizer Tomar em tudo isto?

No último Domingo, o Diário de Notícias publicou uma carta de um nome muito conhecido em Tomar sobre o assunto.

Tertúlias tomarenses, onde está um Professor universitário tomarense discutiram naquele dia, e com base naquela carta o assunto.

Tomar, construída para enfrentar as ameaças de Castela, e centro estratégico da afirmação de Portugal no Mundo, não tem nada a dizer sobre o iberismo? Esqueça os pobres políticos.

E a comunicação social tomarense, o que tem a dizer sobre o assunto?

Anónimo disse...

Inteiramente de acordo, o Iberismo é importante. Mas agora há também um assunto importante: Pacheco Pereira, que vive em Rio Maior, será o cabeça de lista do PSD em Santarém, Miguel Relvas perdeu. Quais as consequências para o PSD em Tomar?

Anónimo disse...

E em que lugar está o Miguel Relvas ?

Anónimo disse...

Lá está! O pessoal aqui de Tomar continua a bricar às casinhas apesar de ter idade para ter juízo!
O que é que Tomar tem, qual a importância de Tomar, alguém liga peva a alguém de Tomar?
Desgraçadamente os últimos de cá que estiveram na Assembleia fizeram a figura que todos sabem! O Mendes era mal conhecido porque pouco por lá parava. O outro totó engoliu a patranha do 1 de Abril e aqui-del-rei que vão vendar a janela do capítulo!
Está tudo dito!!!

Anónimo disse...

Segundo a TVI Miguel Relvas foi excluido das listas à semelhança de Passos Coelho. Após as autárquicas quais as consequências no PSD Tomar?

Anónimo disse...

O Miguel Relvas nao vai para deputado, acabou por lhe acontecer o mesmo que ele fez estes anos todos a elementos do PSD Tomarense, correu com todos os que lhe causavam comichão ou vir a fazer sombra, e agora é ve-los no PS Vitorino, nos IPT Graça e Neves, CDS Ivo, Independentes conservadores Milicianos e mandatario Lebre e agora já vai tarde para tentar ficar com o lugar do Corvelo.

O gozo que estes devem estar a saborear nesta altura, vão ver-se livres dele num pestanejar, agora toda a gente vai aproveitar para malhar, ate os que comeram do mesmo prato.(estou curioso para ver os jornais da situação a darem a noticia com o mesmo destaque que deram na constituição da proposta)


http://www.omirante.pt/noticia.asp?idEdicao=54&id=32801&idSeccao=423&Action=noticia

OISMI - hoje apetece-me ser o JOJO do União, em solidariedade pois para os incompetentes da festa dos Tabuleiros paga-se os calotes, para o clube da terra não ha guito!!!

Anónimo disse...

Não é incompetentes da Festa dos Tabuleiros! É os ladrões da Festa dos Tabuleiros!