quarta-feira, 12 de agosto de 2009

CDS AO ATAQUE EM TOMAR


O panorama político local, tendo em vista as próximas autárquicas, começa a ficar mais definido. Ivo Santos, actual vereador PSD na autarquia tomarense, acaba de divulgar a lista que vai propor aos eleitores, bem como o seu mandatário e a comissão de honra.
Trata-se, na nossa óptica, de uma lista bastante forte e capaz de vir a provocar surpresas na noite de 11 de Outubro, tendo em conta que Tomar sempre foi uma terra de direita.
O PSD tomarense vê assim as suas hipóteses de nova maioria cada vez mais reduzidas. Com efeito, este elenco do CDS/PP abarca não só Ivo Santos como Alberto do Rosário Pereira, antigo vereador do PSD, como mandatário, bem como Luis Pedrosa Graça, militante do PSD, ex-governador civil de Setúbal pelo PSD e pessoa muito conhecida e estimada na sociedade tomarense, na sua comissão de honra. Outro membro da comissão de honra é Manuel Machado, presidente da Câmara de Tomar antes do 25 de Abril e deputado ao parlamento europeu pelo CDS.
A inclusão do arquitecto Nuno Madureira em segundo lugar vai naturalmente fazer sombra à lista do PS, já que, arquitecto por arquitecto, os tomarenses vão preferir alguém mais jovem e com um nome conhecido na cidade. Além disso ao colocar em terceiro lugar Maria Augusta Dias Costa, antiga vereadora pelo PS ao mesmo tempo que Vitorino era vereador pelo PSD, não vai certamente contribuir para credibilizar a lista socialista.
Entretanto, há duas forças aparentemente em nítida perda de velocidade. O Bloco de Esquerda, ao que consta poderá nem sequer apresentar lista, enquanto que o Movimento Tomar em Primeiro Lugar tem cada vez menos base social de apoio. Os mil e quinhentos votos cativos do CDS, com que contavam, irão agora em grande parte para a lista de Ivo Santos, como é lógico, convindo igualmente ter em conta o facto de já terem perdido para outras listas dois subscritores de peso -Luis Pedrosa Graça e Maria Augusta Dias Costa. Em tão pouco tempo, pode falar-se sem exagero de uma debandada.
Ouve-se igualmente pela cidade que os IpT poderiam estar com dificuldades para conseguir as indispensáveis mil e novecentas assinaturas, em parte porque muitas pessoas começariam a recusar-se a apadrinhar uma lista cujos objectivos carecem de realismo, de acordo com as nossas fontes. O facto de João Simões, um dos membros mais conhecidos e respeitados dos IpT, ter declarado à comunicação social que não foi visto nem achado na escolha do elenco para o executivo, foi uma forte machadada na credibilidade da lista.
Dependendo dos programas e das respectivas campanhas, parece-nos que, caso as eleições fossem hoje, poderia verificar-se um quase empate CDS/PSD, com curtíssima vantagem para estes últimos, bem como uma forte disputa IpT/PS/CDU, com vantagem para Bruno Graça (votos de protesto) e grandes dificuldades para o PS, castigado pela política governamental, pois a maioria dos eleitores não tem capacidade para distinguir entre política governamental e política autárquica, bem como para os IpT, pelas razões anteriormente aduzidas.

22 comentários:

Anónimo disse...

Ó Rebelo estás a dar muita importância ao CDS.

De qualquer forma tb me parece que podem eleger o IVO como vereador. Era justo. Agora daí até ganhar as eleições.
Não te esqueças que o PSD tem caciques locais nas freguesias e servem-se de todos os pretextos para comprar votos.

À esquerda tb acho que o Bruno Graça leva vantagem.

Carlos Pinto Sousa disse...

"grandes dificuldades para o PS, castigado pela política governamental, pois a maioria dos eleitores não tem capacidade para distinguir entre política governamental e política autárquica"

Ora pela mesmíssima razão, o CDS jamais terá sequer um quinto dos votos do PSD, porque muitos eleitores votam laranja sem sequer conhecerem o cabeça de lista.

Percebe, Rebelo ? E sabe que os indefectíveis do PS continuarão a votar PS ? E sabia que, apesar do senhor Bruno Graça ser bastante conhecido e trabalhador, a CDU não tem NENHUMA força em Tomar ? Como pode comparar a CDU com o PS ? É caso para rir em frente ao portátil com as suas conclusões disparatadas, sempre com o rei na barriga e com a mania que percebe do que fala.

Já parava de tentar arranjar tacho, porque está visto que ninguém lho dá !

Anónimo disse...

O Sr. Dr. António Rebelo está a querer dizer que os IpT são agora IPM (Independentes Pedro Marques)?

Será que tem razão?!

Na parte da dificuldade de recolha dass assinaturas está redondamente enganado ... e ainda bem! Vá ao Tribunal na 2ª feira depois do almoço e terá a adquada resposta!

No que respeita ao CDS, nem tanto ao mar, nem tanto à terra! Pode vir a ter um bom resultado, com a eleição do Prof. Ivo e nada mais!

Neste momento, IpT 2,5 /- PSD 2 /- PS 1 /- CDS 1 /- CDU 0,5.

Em 11 de Outubro à noite este cenário pode mudar, melhor irá mudar!

Anónimo disse...

Pois eu tenho a opinião de que os grandes derrotados nestas eleições serão todas as listas de independentes, baseado na percepção (mera percepção) de que os eleitores não são tão tontos como muitos pensam. Os eleitores vão querer saber porquê, porque não romperam com os partidos antes, porque "rasgam" agora os cartões de militantes, porque mereceram a alta confiança de um partido para serem governadores civis e agora...., etc., etc..

Quanto ao PS (a não ser que estejam sempre espetantes da boa ou má conjuntura), se fizer pela vida, se se agarrar ao que este Governo fez de bom, não tem que se envergonhar e pode ganhar votos. O PS até pode ganhar as eleições aqui em Tomar. Tenho a certeza que grande parte dos que votaram nos independentes vão agora votar no PS - a mais sensata das atitudes.

O Bruno, para ser eleito, terá que personalizar a sua candidatura, convidando líderes de opinião e Homens Bons (e mulheres) da cidade e das freguesias a formarem uma Comissão de apoio à sua candidatura.

Convido daqui o Dr. António Rebelo a liderar a formação dessa Comissão de apoio, DE APOIO A BRUNO GRAÇA - partido à parte.

Ao BE não sei o que fazer, tal como os seus militantes: não sabem o que querem e o que fazer. Parte deles ficarão mais sãos da tola se votarem no Bruno ou no PS.

É tudo uma questão de realismo político e também de inteligência.

Anónimo disse...

Olhem que o PSD não tem tanta força nas freguesias quanto se julga, principalmnte nas rurais onde estão com grande dificuldade em constituir listas

Anónimo disse...

O CDS está ser uma grande surpresa.
O apoio que está receber de militantes pretigiados, a nível nacional, do PSD deve-se à prática do PSD no distrito e em Tomar que tem vindo a esvaziar o partido, aí grande parte das culpas vão para Miguel Relvas.
Os votantes conhecem bem em quem votam.
O voto é personalizado e tem pouco a ver com o partido, aindaa hoje uma das televisões passou a reportagem sobre a Junta CDU em Vilar de Mouros, Minho, e temos as conservadoras Chamusca e Constância a votarem CDU, pelos personagens que lideram as listas. Votantes do CDS já tinham admitido votar CDU em Tomar, agora não sei.
O PSD tem de mudar de caminho.

Anónimo disse...

Para o educadíssimo senhor Carlos Pinto Sousa, que pode bem ser um nome de empréstimo, visto que Pinto de Sousa é o primeiro-ministro. Seja como for, estamos num blogue aberto, onde as opiniões são livres, desde que não ofendam o destinatário. Ora sucede que neste caso, o senhor Sousa acusa os outros daquilo que ele faz -fala de cátedra sem qualquer fundamentação. Um exemplo? Quem é que lhe garantiu que os indefectíveis do PS continuarão a votar PS? Outro exemplo? Tem a certeza de que os sócios da Gualdim Pais, mais os eleitores habituais da CDU não vão votar Bruno Graça? Baseia-se em quê?

O resto não comento, que quem escreve assim nem sequer merece resposta e eu já respondi parcialmente.
Estou aliás convencido, pelo estilo, que é mais uma Luisada.
Em Outubro a gente vê-se por aí. A partir das dez da noite de 11 para 12. Até lá!

Anónimo disse...

Ou como diria o mon ami Miterrand: política a martelo.

Anónimo disse...

"A inclusão do arquitecto Nuno Madureira em segundo lugar vai naturalmente fazer sombra à lista do PS, já que, arquitecto por arquitecto, os tomarenses vão preferir alguém mais jovem e com um nome conhecido na cidade."

?!?!?!?!

"Além disso ao colocar em terceiro lugar Maria Augusta Dias Costa, antiga vereadora pelo PS ao mesmo tempo que Vitorino era vereador pelo PSD, não vai certamente contribuir para credibilizar a lista socialista."

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Quem é que é o Nuno Madureira? Que obras já fez na cidade?

Anónimo disse...

O PS anda à rasca...
Luis Ferreira que se cuide.

Anónimo disse...

Vamos ser realistas.
O PSD mesmo que perca votos não baixa a menos de 9.000, até porque tem a Presidência da câmara e isso conta, aliado á maioria das freguesias nomeadamente a de S.ta Maria dos Olivais que não vai mudar! Realizou as obras nos últimos anos, etc, etc. Ganha assim a câmara elegendo no mínimo 3.
O PS é em Tomar o único partido com reais possibilidades de ganhar se… No entanto não teve o engenho e a arte de se credibilizar e abrir. A única abertura foi iniciar a época das transferências, com a contratação do Arq. Vitorino ex. vereador PSD, deste partido de má memória e gestão fraca, que proporcionou ao tempo a vitória do PS. Geração Tomar da treta.
Assim o resultado vai estar ao seu nível 4.000 votos, pois os seus bons presidentes de Junta, não estão em freguesias que permitam suprir a falta de qualidade das restantes lista da Câmara e Assembleia elegendo á partida 1 vereador.
A CDU embora tenha a melhor lista deste século e o seu cabeça de lista seja duma geração “de” Tomar, que sabe trabalhar e defender realmente Tomar, poderá eleger 1, se obter mais de 2300 votos. E se o BE não concorre pode ser um bom contributo para o Eng. Bruno Graça.
O CDS não chega aos 1500 votos e não elege nenhum…, Selecção concelhia de descontentes!
Os Ipt vão ter mais de 4000 votos ficando acima do PS como nas últimas e por isso elegem no mínimo 1, podendo eventualmente eleger 2. E isto porque só vingam listas de Presidentes de câmara e no caso goste ou não gostem Pedro Marques foi Presidente, fez obra errou em algumas coisas e os outros? Tem um bom conhecimento junto do eleitorado das freguesias e se teve erros tem este ano a compensação de ter listas nas freguesias que o vão ajudar na campanha.
A única dúvida para a noite eleitoral é se o PSD vai eleger 4 e assim ter a maioria, quanto ao resto não vai existir surpresas.
NOTA não se queixem do Dr. António Rebelo mas de vocês mesmos.

Anónimo disse...

Erro seu.
Prognóstico antes do final do jogo:
PSD - 2
PS - 1
IpT - 1
CDS - 1
CDU - 1
T1º - 1

Anónimo disse...

Análise muito sensata e realista! (como diz o outro…)


...Mas, já agora; quem é essa “figura pública” chamada arquitecto Nuno Madureira, “com um nome conhecido na cidade?!...”

É que arquitectos “com nome”, em Tomar, a minha néscia memória – e com o reverenciado acato por todos os esquecidos –, dos contemporâneos, só me traz o Sr. Arq. Mota Lima,o Sr. Arq. Mata de Oliveira, o Sr. Arq. Costa Rosa, e…,e….?!

Este, de que fala, V.Exa Ilustre Provedor da Urbe, será aquele rapazito irreverente que, de mãos dadas com "bocas" histriónicas, tem dispersado pelo tecido histórico da cidade bostas quanti/qualificadas a €€€etro quadrado!...(algumas – diz-se que – embargadas por quem de direito!?...)
Ah, assobiam-me ao ouvido: terá feito também refulgentes incursões por arranjos para espaços da “noite” tomarense…
E completam-me: com o sucesso visto!...

et: … A ser assim a coisa até faz sentido, senão veja-se: pelo menos “a indústria da noite” estará garantida e salvaguardada em Tomar; com os DOIS cabeças da lista – da extrema direita – irrefreáveis dinamizadores do copo que se vende à noite em “locais de diversão”, ninguém ficará com dúvidas que a coisa vai ser em grande …

Força….

Companheiro de Sempre

Anónimo disse...

Ao Anónimo das 11.49.


Não concordo de todo com a sua análise.
O PSD não está asssim tão forte e o CDS vai eleger confortávelmente 1 vereador.

O meu progonóstico é :

PSD : 5200 votos ( ligeiramente acima das europeias ) 2 vereadores

PS : 4600 votos 1/2 vereadores
CDS : 3200 votos 1 vereador
Ipt : 3600 votos 1 vereador
Tpl : 600 votos
CDU : 4600 votos 1/2 vereadores
BE : 600 votos

Anónimo disse...

Não se esqueçam que Corvelo de Sousa é um dos piores candidatos dos 7.

Só vão votar no PSD aqueles que votam sempre pela cor.

Com um CDS forte,uma lista de independentes á direita Tpl, e uma lista de independentes com elementos que já tiveram visibilidade no PSD ( Ipt) se elegerem dois vereadores vão com muita sorte !

Anónimo disse...

Então e os Ipt. Queriam concorrer a todas as freguesias menos Àlem da Ribeira.

Consta que só conseguirão arranjar lista em 9 freguesias.

Prenúncio de uma derrota anunciada.

Anónimo disse...

O malabarismo com os números torna isto giro, mas aprendam com um filósofo do Porto:"prognósticos só no fim do jogo".

Anónimo disse...

PS só irá ter 3000 votos.
É quanto vale o Sócrates (mais o arquitecto que o Luis Ferreira arranjou)

Anónimo disse...

sonda por sonda aí vai a do nosso centro, bem fresquinha, trabalhada mesmo em férias, de acordo com os cheiros cheirados:


PSD: Fernando Ri - 41,50%
CDU: Bruno Comgraça – 17,50%
IpT: Petro Marquês- 10,25%
PS: José Bezerro – 9,18%
CDS: Ibo Santas -2,82%
Tpl: Zezito das Lebres - 0,75%
Outros: Oliveira do Vale da Porca (por exemplo)-13,00%
Nulos ou pretos:5,00%


fonte: "sondas abaixo da ponte velha"
contactos:
tlm: 999 000 999
mail:sondasabaixodapontevelha@aiaiuiui.pt

não hesitem, consultem-nos (é de borla e damos vitórias) e saberão tudo depois do tempo. (orçamentos por encomenda)


sapv

Anónimo disse...

EH EH que aldrabões e bricalhões tão grandes me saíram...
Vamos lá a análises mais sérias.

Pensa-se agora que podem haver 7 listas, veremos segunda se não serão 6 ou mesmo 5...
Dessas, 3 são neste contexto fortes, mas só duas têm hipóteses de ganhar: PSD e PS.
A lista de Pedro Marques embora forte, não será nunca, a não ser que uma hecatombe sucedesse, candidata a ganhar. Porque já não tem Rosa Dias, porque o Simões tá como se sabe, porque Marques já não convence, porque os que agora entram pouco acresecentam isto se não retirarem, como a Graça Costa e o Neves, que não valem um voto, e são bem capazes de ajudar a segurar alguns ao PSD e ainda afugentar alguns que do PS viessem, e porque o Soares, principalmente esse vale muitos votos... a qualquer lista que concorra contra a sua.
O que salvará Pedro Marques da humilhação poderá ser algum equilíbrio em algumas juntas, onde conseguiu alguns candidatos bons, podendo mesmo ganhar uma. Mas o que conta é a cidade, e essa está perdida.
Entre PSD e PS, no primeiro vai a desorientação que se sabe e pouca qualidade dos candidatos, mas também é verdade que detém a máquina, além de fazerem campanha a tempo inteiro, e têm por isso vantagem, que aliada à dispersão de listas, lhes pode garantir a vitória, mesmo que com muito menos votos do que já tiveram. não precisam mais que 5000 para ganhar, se tanto.
O resto é palha, por muito que o CDS possa subir de votação, não deve chegar ao vereador, e quanto à CDU é verdade que têm a melhor lista desde há muitos anos, mas isso não garante mais que a possibilidade de Bruno Graça ser eleito. E este tem tanto de bom como de mau, tal como quem dele goste, como quem não o possa imaginar a gerir uma câmara.
O Bloco se aparecer rouba uns votos ao PS e à CDU, e nada mais. E a lista do Lebre, se conseguir as assinaturas, rouba uns votos ao PSD e a PEdro Marques, e nada mais.
As contas finais fazem-se com os números da abstenção e o método de hondt aplicado à dispersão de votos.
E como dizia o outro, é a vida.