quarta-feira, 19 de agosto de 2009

LIBERDADE A QUANTO OBRIGAS!!!

António Rebelo
Para aqueles leitores que já desistiram de ler os comentários enviados após cada "post", decidi publicar a colagem acima, no sentido de terem uma ideia da "evolução" de certas mentalidades locais.
Tomar a dianteira é, presentemente, o único blogue local totalmente aberto. Não exige registo prévio, nem pratica a moderação de comentários. Seria por isso natural que os internautas agissem no sentido de preservar este único espaço de livre publicação sem pré-condições. Qual quê! Todos os dias há que eliminar algumas mensagens que fariam corar de vergonha até o próprio Bocage, que sabia vernáculo como poucos. Estas, que encimam este escrito, são do chamado grupo b -sentenças de quem se julga acima do comum dos mortais. Repare-se que não há nelas a mais pequena tentativa de fundamentar, justificar, alicerçar o que se escreve. É assim e pronto! Está escrito, está escrito! E do mal o menos! Ainda assim, o vocabulário usado é aceitável.
No fundo, o que parece acontecer é que gente avessa à liberdade, por carência ou deficiência educacional, tem imensas dificuldades para conviver com a liberdade alheia. Enquanto só houve jornais, a coisa era fácil. Domesticavam-se os donos/directores/redactores, mediante prebendas directas ou indirectas, e como todos precisamos de viver, ninguém ousava ser frontal. E muito menos dizer a verdade nua e crua. Ainda me lembro de quem dizia "Não posso publicar isso. Com que cara é que depois entrava no Paraíso?" O paraíso em questão é aquele café da Corredoura... Julgo eu!
Agora, com a "esta bodega"dos blogues, o caso mudou de figura. Acossados, os detentores e os candidatos ao poder, bem como os respectivos serventuários, sem saber como proceder, vão praticando todos os expedientes que conhecem (e que não são muitos), para tentar calar, ou pelo menos condicionar, quem ousa falar claro e urinar a direito.
A cidade é pequena e cada vez menos habitada. Conhecemo-nos praticamente todos. Se pensam que é por essa via que vamos poder ultrapassar a crise, julgo que estão equivocados. Deliberadamente, durante mais de vinte anos, não me manifestei por escrito. Não me parece que os progressos tenham sido muitos. De forma que, tenham paciência. Caso não gostem, não leiam. E passem muito bem. Continuarei a escrever, sobretudo para memória futura. Tendo sempre presente que uma terra com habitantes tão fracos, cabeçalmente falando, dificilmemnte poderá ter dirigentes capazes, politicamente falando. Está dito e já foi anteriormente justificado. Sem recorrer ao anonimato.

16 comentários:

Anónimo disse...

Um alerta em desabafo de um tomarense de alma e coração:
-----------------------------------
Agora que as listas candidatas (7) estão oficializadas, impunha-se... concentração na elaboração dos programas e tem razão o Dr. A. Rebelo ao chamar, insistentemente, a atenção para os meios (financeiros) disponíveis e a realizar para
credibilizar as propostas (promessas), bem como os gastos supérfluos e excessivos a corrigir. Já deu para ver pelas primícias que a cidade é o objecto principal das apostas, imitação da política centralista da governação central em Portugal que só vê as necessidades (outras inventa-as) onde o mercado eleitoral é por grosso.

Além disso é bom não esquecer a História do concelho na sua vertente eminentemente política em interacção com a vertente económica, com o que devolve para comprar os melões; ora neste aspecto, parece que todos têm muito a reflectir e aprender para se ligarem à terra. Cultura sim, factores para a inspirar não faltam: zona de características medievais a preservar, o Convento e os Descobrimentos, acontecimentos ligados à nacionalidade, como a capela de S. Lourenço, testemunhos de predominância religiosa, importante movimento associativo recreativo e cultural centenário, acontecimentos importantes ligados ao movimento operário completamente esquecidos, historial na imprensa local e um forte potencial rural e ambiental, acrescidos de um passado recente industrial, realidades históricas que deviam reflectir-se nas prioridades das políticas locais.

A grande contradição, que parece permanecer no concelho, e que foi prática dominante nos últimos 50 anos foi e é a que opõe o poder político local e a actividade económica reprodutiva, poder sempre a cargo de uma pequena burguesia comercial de retalho, e burocrática, enfeudada ao antigo regime, escudada pela empregadagem das secretarias, quer seja da adm. local, militar e até do Ensino. Sempre o cume das prioridades de natureza económica mereceu indiferença, inveja e desprezo por parte do poder local institucionalizado, quer por via administrativa, quer por via eleitoral, cujos agentes principais pastavam a sua cagança, horas a fio, em "exposição" na grande montra do Café Paraíso e se pavoneavam nalgumas ruas principais da cidade com "Ar sisudo, tom pretensioso, estilo trombudo, silêncio respeitoso, estilo estudadamente monacal", para usar a feliz caracterização do Dr. António Rebelo.

Neste passado caíram a Fábrica de Marianaia, crise na Fábrica Papel da Matrena, Fábrica da Fiação de Tomar, Fábricas Mendes Godinho, a Indústria Gráfica (das mais importantes do país em qualidade), perda de importância do grande Mercado de produtos hortículas do concelho, incapacidade para promover no exterior a famosa Salsicharia do concelho e outros produtos, deixaram-se morrer tradições como a da Latoaria, Marcenaria de qualidade, estes alguns exemplos citados de memória, porque muitos mais outros haverá. E onde esteve o poder local ao lado dos agentes económicos do concelho? Aldeias como Marianaia e, especialmente, Santa Cita, esta um oásis de qualidade de vida no concelho, perderam-se. Centenas, para não dizer milhares de operários e semi-proletários entraram em crise e vaguearam para o exterior, deixando os burocratas no "Paraíso" da indolência e da preguiça.

Tomar tinha (e tem) condições para ser o grande pólo do Centro do país e se o não é, deve-se, em grande parte à "elite" política, sem alma, sem bairrismo, vaidosa e presunçosa. Ter-se-á salvo o General em infraestruturas à custa das boas ligações ao poder, mas, dizem as más línguas, não percebia nada de economia e tinha raiva a quem sabia...

Será esse o destino das 7 candidaturas? O melhor é começarem por estudar a história do concelho dos últimos 50 anos e retirarem as devidas ilações, se, porventura, estão possuídos de paixão de bem servir os munícipes.

E Viva a Festa! Viva as Eleições Autárquicas!

(Um Tomarense da Rua Centro Republicano que agradece ao Tomar a Dianteira poder mandar aqui uns bitaites de vez em quando).

Anónimo disse...

para todos os desinteressados no processo político em andamento (PPA) actualizamos a última sonda, encomendada desta vez pelo distinto, sobressaído, prosaico, aristocra com saudades do passado e somítico conterrâneo: Visconde da Urbe que Diz em Queda e Capaz Para Parecer de Importante o Que Não Tem Nem Nunca Teve.
(sonda realizada e cumprida com todos os predicados de essência lícita.)

…e os resultados foram:

PSD: Fernando Ri – 44,25%
CDU: Bruno Comgraça – 20,75%
IpT: Petro Marquês- 8,98%
PS: José Bezerro – 4,72%
CDS: Ibo Santas -1,12%
Tpl: Zezito das Lebres - 0,14%
BE: Carlos Coitadinho – 1,15
Outros: Oliveira do Vale da Porca (por exemplo)-16,25%
Nulos ou pretos:2,64%


fonte: "sondas abaixo da ponte velha"
contactos:
tlm: 999 000 999
mail:sondasabaixodapontevelha@aiaiuiui.pt

não hesitem, consultem-nos (é de borla e damos vitórias) e saberão tudo depois do tempo. (orçamentos por encomenda)


sapv

Anónimo disse...

…ih, ih, ih, sinhôlas i sinhôles, cumo diler-se pol a qui ,min alima estali palva.

intom Tomali tevi assimm tantlas fáblicas qi cailam e ningum levantoulas.

asim estale male.

e no dizele de sinôle intéligenti isso si lesolve si lelmos histólia di Tomali...

intom vomos todos lêle histólia di Tomali e levantale Malianaia, Matlena, Fáblica de Fliação, Mendles Godio, Gáflica, etctla, etcla..

e, como fa-se noutlos locales pala melholal tudo, dizeêle eu, vamos todos,todso,todos, tlabalhale, tlabalhale, tlabalhale, tlabalhale maiss e falale menos.


Kom bom Xom

Anónimo disse...

Sondagem:

PSD - 29%
PS - 27%
IPT -15%
CDU - 9%
CDS - 7%
BE - 7%
MT1 - 6%

Margem de erro 2,5%.

Anónimo disse...

Para anónimo das 18:47

Quem quer que você seja, tudo indica que quer conversa. Pois bem, para convedrsar comigo tem de cumprir previamente quatro condições: 1 - Identificar-se cabalmente; 2 - Aprender a escrever; 3 - Aprender a ter boas maneiras 4 - respeitar a verdade, seja ela qual for. Depois então conversaremos. Se valer a pena.
Quanto à sua tentativa de caluniar, devo dizer-lhe que havia quatro pessoas a saber a história toda. Uma morreu. Restam três. Ponha-se a pau, que a terra é pequena e tantas vezes vai o cântaro à fonte... E não me estou a referir a violência. Apenas ao seu hábito de se ir governando à custa de calúnias.

Anónimo disse...

Sondagem:

PSD - 29%
PS - 27%
IPT -15%
CDU - 9%
CDS - 7%
BE - 7%
MT1 - 6%

Margem de erro 2,5%.

Parece-me uma sondagem muito credivel antes da campanha. Após a campanha o PSD vai sair desgastado e o CDS vai-se afirmar. Tb à esquerda a CDU vai roubar alguns votos ao BE.

Desta forma prevejo uma vitória do PS com 2 vereadores, PSD com dois vereadores e IPT, CDU e CDS com um vereador cada.
A maioria na Cãmara vai-se fazer com um acordo inédito PS+CDS+CDU

Anónimo disse...

Neste momento, o Google Notícias - Portugal informa que a Câmara de Santarém, presidida por Moita Flores, eleito nas listas do PSD,vai conceder a Medalha de Ouro da Cidade ao PM José Sócrates, do Partido Socialista.
O primeiro Jornal referido pelo Google, onde foi buscar a notícia, é O TEMPLÁRIO DE TOMAR.
Moita Flores criticou a Drª Manuela Ferreira Leite só quando o prazo de entrega das listas chegou ao fim. Agora, e em plena campanha eleitoral, vai conceder a medalha de Ouro da Cidade de Santarém ao principal adversário do PSD. É provocação e achincalhamento a mais.
Para dar cabo do PSD há que criar um, dois... muitos Miguel Relvas.

Anónimo disse...

Rebelo,

Continua que os cães ladram e a caravana passa.
E fazes bem em trocar o Pedro Marques pelo Ivo, pois este segundo é novo e mais tarde ou mais cedo há-de chegar à presidência. E depois até podes aspirar a um lugar de assessor...
Quanto ao Vitorino, Deus encarregar-se-à de lhe dar o merecido lugar. Fora do pódium...

AA

Anónimo disse...

Para anónimo AA

Não se trata, e jamais se tratará de trocar quem quer que seja, por quem quer que seja. Apenas de relatar objectivamente a verdade tal como a vejo/compreendo.
Convidado por duas forças concorrentes para fazer parte da respectiva comissão de honra de cada uma, recusei liminarmente, alegando justamente a necessitade de manter a minha neutralidade, para ser credível.
Não ando à procura de lugares ou de honrarias. Apenas gostaria que as coisas melhorassem para nós todos.

Anónimo disse...

"Um Tomarense da Rua Centro Republicano"

e indefectível do dito Partido Socialista!

Anónimo disse...

Ó Rebelo, continuas a eliminar os meus comentários em que peço que expliques porque é que não gramas o Pedro Marques e porque é que ele te correu da Câmara? Porquê? Porque não queres que se leia, ou porque não tens coragem para dizer a verdade?
E quanto à ameaça que fizeste ao Pedro Marques de vir bufar cá para fora assuntos da câmara? Como é que a coisa correu? Pelos vistos mal para o teu lado porque ficaste mais mudo que um pato...mudo, claro!!!

Anónimo disse...

É isso mesmo Dr. Rebelo, utilize o lápis da censura e elimine aqueles comentários de que não gosta. A democracia tem estas vantagens.
Só se publica aquilo que o Sr. quer ou gosta.
Era o bom e o bonito vê-lo como autarca! Acabaria por mandar fechar os jornais que o criticassem.

Anónimo disse...

Ó Rebelo, continuas a eliminar os meus comentários em que peço que expliques porque é que não gramas o Pedro Marques e porque é que ele te correu da Câmara? Porquê?

PERGUNTA O "ANÓNIMO" TÓTO, QUAL LIBELINHA EM VOLTA DO PM... SEMPRE À PROCURA DO TACHO, $$$$
ESTE NEM AMIGO É DO PM MAS SIM DO VIL METAL..
SAIBA O CMD REBELO QUE NO PS TIVEMOS DE O POR A ANDAR E EM BOA HORA!
VENENO, INTRIGA, CONSPIRAÇÃO, MENTIRA E NADA DE TRABALHAR...
PERGUNTEM AOS SOCIALISTAS NOSSOS CAMARADAS DE PARTIDO EM TOMAR SE O AR NÃO FICOU MELHOR, SEM POLUIÇÃO!

É BEM FEITO PARA O REBELO ATURAR ESTE "ANÓNIMO" EX-SOCIALISTA, EX-PC E EX-MUITA COISA DE BRUXARIA NA RUA DE S. JOÃO...

O PS FICOU LIMPO...


Caça fantasmas socialista

Anónimo disse...

Sobre a tentativa de calúnia de "ter sido corrido da câmara por Pedro Marques".

Como já referi noutro comentário, havia apenas 4 pessoas que sabiam a história verdadeira e completa. Uma faleceu entretanto. Era o meu sausdoso amigo Lino Cotralha. Restam portanto três: o autor destas linhas, Pedro Marques e António Alexandre. Eles que se limitem a contar a verdade, como estou certo que farão.
Na realidade, ninguém correu com ninguém. Eu é que pedi a demissão, após ter apresentado algumas condições que não foram satisfeitas, e que não vêm agora ao caso.
Só uma pessoa emocionalmente pouco estabilizada pode recorrer a falsidades sobre acontecimentos que datam de 1992 e que não têm qualquer relação com as candidaturas actuais. Pobre terra que tais habitantes tem!
Ou, como dizia o outro: "Deus nosso senhor é pai de tanto filho bruto!"

António Rebelo

Anónimo disse...

O anónimo é o aditivado e chuleco (porque vive ás custas da Graça Costa) do Jorge Cosme, ex-assessor do Pedro Marques e que tem a mania de marquetista.

Rosa Dias fugiu do trabalho da Câmara, Fernando Oliveira fugiu para parte incerta a contas com a justiça por falsificação de documentos e falência fraudulente, joão Simões foi relegado par segundo plano e Pedro marques ficou rodeado de proeminentes figuras como este Cosme ou o Soares caloteiro.

NÃO LHES LIGUES REBELO, QUE NÃO PASSAM DE UNS FRUSTRADOS DE M...

Anónimo disse...

Pessoal - ao Antonio Rebelo
(de um leitor recente)

É muito boa decisão e medida, essa de dar a conhecer os desabafos dos descontentes...fica completo o quadro, conhecemos o outro lado do espelho, muito melhor se lê depois...
Continua pois, com a acutilância e perspicácia de tuas analises e antecipações.
Normal, que algumas não sejam certeiras.