sexta-feira, 28 de agosto de 2009

RUMO À (TRISTE) REALIDADE

Até este momento, apresentaram os seus programas, ou pelo menos o essencial de cada um deles, os IpT, o BE, o CDS, o TPL ea CDU, por esta ordem. Quem leu com atenção os documentos distribuídos, e/ou apresentados nas respectivas reuniões públicas, terá constatado que os dois primeiros, o dos Independentes por Tomar e o do Bloco de Esquerda, são aquilo que se poderá designar por algo estratosféricos. Visam bem alto e em quantidade. Seriam óptimos para comunidades locais com excesso de verbas disponíveis. Infelizmente, não estamos nesse caso. Pelo contrário.
Já os manifestos seguintes, do CDS e do TPL, propõem aos eleitores algumas medidas mais terra-a-terra : mudança de atitude da autarquia, reforma da mesma, criação de facilidades para os investidores. Tudo propostas a indiciarem já o necessário e urgente regresso à Terra. Apesar de a lista encabeçada por José Lebre ainda pretender "Fazer de Tomar um centro cultural de categoria internacional".
Até ao momento em que escrevemos, no nosso entendimento, o programa mais adequado para a actual realidade tomarense é o da CDU. É modesto, realista, conciso e devidamente explícito. No fundo, avança uma série de propostas de simples bom-senso. Reforma e reorganização dos serviços camarários, redução de despesas, investimentos unicamente com retorno garantido, etc. Significa isto que estamos perante um programa perfeito? Claro que não. Trata-se apenas do mais adequado até agora. E falta-lhe muita coisa. A indispensável auditoria prévia, por exemplo, pois não se vê outra forma correcta de aplicar uma terapêutica, que não seja começando pelo diagnóstico. Dito isto, o mais provável é que agora as outras forças políticas concorrentes acabem por perfilhar, todas elas, as propostas tidas por mais consensuais junto do eleitorado. E ainda bem que assim é. Só será de lastimar se, como habitualmente, cada candidatura proclamar que é a "mãe da criança". Aguardemos.
Entretanto, os dois pesos pesados a nível nacional, o PS e o PSD, que estão a ficar cada vez mais leves a nível local, uns por isto, outros por aquilo, ainda não julgaram oportuno apresentar as suas propostas ao eleitorado. O que é estranho, ou talvez nem tanto. Devem estar naquela de "o primeiro a avançar perde!" Na verdade, os sociais-democratas já nos habituaram a uma estudada gestão do silêncio e à ausência de programas devidamente estruturados e distribuídos aos eleitores, nos últimos 12 anos. Mais inesperada é a actual reserva dos socialistas locais. Vão proclamando que agem sempre de forma transparente (o que à primeira vista é verdade), que até têm um blogue com tudo o que o PS/Tomar faz (o que também é verdade) e que têm um programa. Pode ser verdade. Mas então ainda não é do domínio público, nem foi apresentado, nem está no blogue http://www.psdigital.blogspot.com/ Que se passa afinal? Têm por aí profusão de cartazes monumentais desde há meses e a seis semanas das autárquicas ainda não apresentaram o respectivo programa? Estão à espera da última moda? A (triste) realidade tomarense não se modifica pela positiva, nem se compadece, com documentios de última hora, ou debatidos à pressa, o que vem a dar no mesmo. Desculpem lá, mas quem cala consente e quem não se sente não é filho de boa gente, para já não mencionar o cá se fazem, cá se pagam, que estaria totalmente fora de contexto. Podem crer.

20 comentários:

Anónimo disse...

Oh Tó depois deste teu texto... eu não tenho nada haver com isso mas parece-me que as duas estrelas cintilantes do PS local - Ferreira e Cristovão - preparam-se para te dar o troco. Aguenta-te à bronca homem.
Onde está o programa dos IpT na net? Está cá um site vazio mas voto IpT pois sou leal. Nem um cartaz deles ainda vi. Estão a poupar.

Julião Petrúchio :-)

Anónimo disse...

"... Até ao momento em que escrevemos, no nosso entendimento, o programa mais adequado para a actual realidade tomarense é o da CDU. É modesto, realista, conciso e devidamente explícito. No fundo, avança uma série de propostas de simples bom-senso. Reforma e reorganização dos serviços camarários, redução de despesas, investimentos unicamente com retorno garantido, etc."

Pois é. O PCP/CDU é que é bom. Sãos o maiores.
Só eles é que sabem como ultrapassar o difícil momento de crise que atravessamos.
Só eles é que sabem lutar contra o despesismo que impera nos serviços públicos municipais.
Só eles mesmo para tirarem Tomar do pântano em que alguns (não será o ARebelo, claro) afirmam que estamos mergulhados.
Só Bruno e o seu esquadrão vermelho será capaz de colocar esta terra templária no caminho do progresso.

Anónimo disse...

Pelo menos verifico que são os mais trabalhadores e os que menos bens materiais têm. Bem como os do bloco de esquerda.
Ora isso é que é preciso nesta sociedade materialista em que todos os candidatos têm boas casas, bons carros, bons negócios, boas aplicações financeiras, bons ordenados... e não venham cá os moralismos referindo que é do trabalho ou das heranças. Não é a trabalhar que se ostenta tanto bem material. Vejam como enriqueceu João Salvador, Pedro Marques, Ivo Santos ou o Padre Borga. Foi do trabalho ... foi?
Mar eu vou votar Pedro Marques pois sou-lhe leal.

Julião Petrúchio :-)

Anónimo disse...

Sabe-se que os IPT ainda não apresentaram o prograna, mas tão sómente duas apresentações parcelares de dois temas concretos.
Esperemos para ver, mas pelas indicações que deram nas apresentações, iremos ter um programa e propostas concretas e objectivas para Tomar.

Anónimo disse...

Obrigado João Simões por essa informação e pelo teu trabalho de sapa muito mal agradecido pelo teu maestro Pedro Marques.

Anónimo disse...

O Petrúchio anda fugido do Sobral Cid.

joaoh disse...

Voto CDU nas autárquicas. Bruno Graça tem provas dadas na Gualdim Pais. O problema da inexperiência governativa, resolve-se governando, até porque a experiência daqueles por que lá tem passado está à vista. IpT já mostraram o que valiam anterior/, ou seja, nada. No PS, os actuais comandantes servem mais para dar dentadas nas colunas de jornais que para outra coisa, gente que escreve e fala assim não tem bom senso para governar. O ciclo PSD acabou, seria penoso assistir à chegada de Carrão a meio do mandato, mais talhado para uma junta de freguesia que para uma Câmara. BE não vale a pena. TPL poderão ter condiçõs de roubar o lugar aos IPT, mas falta lá qualquer coisa, que ainda não sei bem o que é.

Anónimo disse...

para já os TLP não vão ter o Ferreira na Assembleia Municipal (felizmente) e perdem munições!

Anónimo disse...

Ó Rebelo, então o programa da CDU é o melhor. Então e onde vão eles arranjar dinheiro para fazer o Complexo Desportivo das Avessadas? Primeiro o terreno ainda não é da Câmara. Depois, o dinheiro não existe e candidaturas não estão previstas, ou estou enganado? Terceiro, mais esse espaço obriga no minimo a mais 30 funcionarios. Pagos com que dinheiro?

Agora política e motivações - o Bruno é um ingrato. Quem lhe fez a ultima obra da Guladim Pais foi o Paiva e o Corvelo. Tudo o que ele pediu foi feito. E agora responde assim. A n.º 2 queria ser chefe de divisão e empurrar o Boavida pra prateleira. Foi estagiar para Rio Maior e agora pra Golegã - câmaras PS - e agora vem com uma entrevista em que só fala de reorganizar a câmara.Ela, uma técnica? Não nos parece. Aliás, o companheiro está no POLIS pela mão de quem? Da tripla Paiva/Corvelo/Relvas! Motivações - vingança pessoal e vontade de mandar nos técnicos seus colegas de quem não gosta.

Por ultimo e para terminar - mas a CDU tem alguma hipotese de eleger 2 vereadores? Mas que raio de discurso realista é esse Tó?

Afinal quem vive noutro mundo és tu.

Anónimo disse...

Enquanto sócio vejo-me na obrigação de corrigir: Gualdim Pais. As minhas desculpas aos fundadores e actuais sócios e dirigentes.

Anónimo disse...

Depois de ler o penúltimo post, e outros posts neste blog, tenho de concluir que o Relvas e o PSD controlam todos os movimentos e partidos políticos em Tomar.
Tomar é uma ganda terra.

Anónimo disse...

Queria chamar a atenção para a entrevista da Drª Maria do Carmo , 2ª da lista dqa CDU à Câmara, ao jornal Cidade de Tomar.

Penso que hà ali muitos aspectos que merecem uma reflexão séria por parte de todas as candidaturas.

São levantados problemas estruturais dos serviços da Câmara e são apresentadas soluções interessantes.

Sem uns bons serviços da Autarquia esta não pode funcionar e responder às necessidades dos cidadãos.

A CDU parece , de facto,em criar sérios problemas, na candidatura à Câmara, aos habituais do poder.
Assume-se cada vez mais como uma séria opção.

Sebastião Barros disse...

Para 14:30

Antes de mais nada, esclarecer que a divergência é o motor de qualquer democracia adulta. Segue-se que, sendo assim, os tomarenses sempre foram grandes e excelsos democratas. Como dizia o meu saudoso amigo Cartaxo da Fonseca (esse mesmo, o "pai da biblioteca municipal"), onde há dois tomarenses, há pelo menos três opiniões. Nesta linha, o seu comentário tem valor, mas é facilmente rebatível. Até com aquela, muito católica, do Frei Tomás -"oiçam o que ele diz; não olhem para o que ele faz". No caso do Bruno e da Maria do Carmo, cada qual deve procurar respeitar as respectivas vidas privadas, que só a eles dizem respeito. E a vida profissional de cada cidadão é da esfera privada, salvo se ocupar algum cargo político, por eleição ou por escolha. Não nos parece que seja o caso deles, pelo que as suas alusões à Gualdim Pais, ao Polis, às Avessadas e a Rio Maior ou Golegã,entre outras, nos parecem não só deslocadas como até intoleráveis, uma vez que vossemecê não dá a cara, prantando o nome por baixo.
Para concluir: O que aqui se opinou foi que ATÉ AO MOMENTO EM QUE ESCREVEMOS, o programa da CDU... Nestas condições, onde foi arranjar essa de que consideramos o programa da CDU o melhor? A czampanha eleitoral ainda nem sequer começou, e ainda faltam dois programas, o do PSD e o do PS. Acha pouco?

Anónimo disse...

"Tomar é uma ganda terra".
Para alguns. Para os que dominarem a CMT e beneficiem da política de empobrecimento do concelho.
A pobreza também dá lucro, financeiro e político, para alguns.
E alguns que vão ao apoio aos pobres e fazem uma ganda vida?
Tem tomarense queé cego.

Anónimo disse...

Não me querendo envolver em polemicas e não tendolido o programa, que o candidato da CDU disse que ia fazer o Complexo Desportivo das Avessadas disse sim senhora que eu ouvi na hertz. Tambem não sei com que dinheiro pagaria a obra e as despesas com o pessoal. Mais um projecto utopico?

Anónimo disse...

Nã...! Vai buscar pessoal ao Centro de Emprego! Brevemente não vai haver falta de mão-de-obra escrava!

Anónimo disse...

A gualdim pais fez a obra com o dinheiro de quem? da Câmara?!!
AH AH deixem-me rir. Se não fossem as influências de certos dirigentes do PS, oriundos também eles da gualdim pais...
Vejam lá bem de onde veio o dinheiro, se foi da câmara ou do governo. Vejam quem é que inaugurou, se foi presidente de câmara ou ministro...

e fora isso muito mais, se O Bruno não tivesse tantas ajudas a quem não agradece, havia de fazer muito havia, com aquele feitio dele.

Sebastião Barros disse...

Para 29/08, 21:22

No caso das Avessadas, o Bruno limitou-se a apanhar a boleia do que está previsto no Orçamento e Plano da autarquia para este ano, sob o nº 02/005/26/11, dotado com 80 mil euros em 2009 e hipóteses de 300 mil em 2010 e mais 610 mil em 2011. Se houver que chegue...

Anónimo disse...

Alguma vez o PC fez de bem pelo POVO?

Só em sonhos!

O PC é o PC, sem tirar nem pôr.

Anónimo disse...

INgnorante!
piu.