terça-feira, 25 de agosto de 2009

ENA TANTO MUSEU EM PERSPECTIVA!





Adicionando as propostas já conhecidas, se forem todas implementadas, vamos ter não se sabe bem quando (nestas coisas quem tinha razão era aquele ferroviário madrileno: quando lhe perguntaram a que horas estava prevista a chegada do Puerta del Sol a Paris, foi lesto -Ya lo verá usted!), 5 museus. Museu dos Tabuleiros, Museu da Fiação, Museu da Fundição, Museu da Electricidade e Museu da Moagem. Pelo menos! Porque há outros casos pendentes. Por exemplo o espólio lapidar da UAMOC, actualmente no Claustro da Lavagem, no Convento de Cristo, e o que resta do Museu Municipal João de Castilho.
Em relação a este último, ouvimos tanta coisa que resolvemos ir ver a situação real, que vamos tentar descrever, de forma tão neutra quanto possível.
Por alturas do 25 de Abril havia em Tomar dois pequenos museus dependentes da autarquia -o Museu Abraão Zacuto, na Sinagoga, e o Museu João de Castilho, no primeiro andar do magnífico edifício da Comissão Municipal de Turismo. Este englobava essencialmente o legado Martins de Azevedo, composto de pintura dos séculos XIX e XX, bem como alguma escultura e alguns quadros mais recentes. Nos final dos anos 80 do século passado, no mandato de Jerónimo Graça, do PSD, a colecção de pintura foi toda apeada, por motivo ou motivos que ainda hoje estão por esclarecer. Nunca mais foi reposta. Em mandatos posteriores, foi até parcialmente desmantelada, com vários empréstimos de duvidoso retorno, bem como com quadros usados para decorar outras dependências camarárias.
De tal forma que actualmente a situação é a seguinte: 1 - Não há Comissão Municipal de Turismo. 2 - Ninguém sabe, salvo se nos conseguirem provar documentalmente o contrário, onde se enciontram alguns elementos do antigo espólio do citado museu municipal. 3 - A sala pequena de exposições é agora e desde os anos 90 do século passado o gabinete do vereador...do PS (ver foto de cima);
4 - A sala grande está como armazém de embalagem de obras de arte.(Ver foto do meio) 5 - O serviço de museologia da câmara funciona num prédio de renda, ali por cima da antiga Taberna dos Passarinhos, na Travessa de Gil de Avô (ver foto de baixo).
Questionada sobre a data em que os tomarenses poderão visitar novamente o legado Martins de Azevedo, a simpática técnica municipal que nos acompanhou, para abrir a porta, lá nos foi explicando que as obras estão a ser restauradas, que a família do legatário se queixou da falta de condições do salão do turismo, reconhecendo, todavia, que os dois quadros estilo Arcimboldo, actualmente no Salão Nobre dos Paços do Concelho, não estão num local adequado em termos de conservação.
E admitiu que andam a tentar encontrar no cidade um sítio conveniente, para então voltarem a expôr o que resta do legado. Quando as galinhas tiverem dentes, dizemos nós.
Temos assim que a actual maioria autárquica, certamente deslumbrada com os fundos de Bruxelas, prepara-se para embarcar, designadamente, na autêntica aventura dos museus da Levada, quando afinal nem sequer tem sabido gerir devidamente a triste herança recebida, que aparentemente apenas serviu para todos (maioria e oposição) se instalarem principescamente. Haja saúde e coza o forno!

18 comentários:

Anónimo disse...

...quando afinal nem sequer tem sabido gedrir devidamente a triste herança recebida,...

Porquê "triste"?w

Anónimo disse...

hi,hi,hi,hi,cumtantlos museles axim, cidadle e concelhum qualquel dia desapalecel e fical musel só!
e nó fazele tijol,... hi,hi,hi....

kom bom xom

Anónimo disse...

Falta falar de um museu, talvez o mais importante para a cidade e seu verdadeiro conhecimento: o Museu da Asneira.
Fotografias da cidade como ela era, fotografias das obras e (des)arranjos entretanto realizados, e finalmente fpotografias dos responsáveis pela destruição da identidade da cidade.

O FANTASMA DAS CUECAS ROTAS

Sebastião Barros disse...

Triste herança porque a maior parte é da responsabilidade de autarcas anteriores e geralmente de tamanha complicação e desleixo que até mete dó. Pobre terra!

Anónimo disse...

Mas em Tomar exite o pequena maravilha, NÃO RECONHECIDA PELO INSTITUTO DOS MUSEUS, do "Museu poli-nucleado".

Esta pratanha à lá Paiva(PSD) vai convencendo os Toamrenses de que está a seer feita alguma coisa neste sentido, quando em Abrantes, por semplo, avança o Museu Ibério da Colecção Estrada, já com financiamento público de mais de 5 milhões€.

Uma verdadeira vergonha, à responsabilidade do paiva e seus muchachos do PSD.

Agora votem neles outra vez.

Anónimo disse...

museu parece ser o site do PSD Tomar. Parece que sao da pré historia. O slogan da camapanha é "Tomar nao pode parar", mas a verdade é que tanto tomar como site do PSD ja parou(ou nunca andou). Desde a sua abertura que ainda nao houve actualizaçao nenhuma. Desde a sua criaçao, o que actualiza é o calendario(porque é automatico) é um belo exemplo da politica deste PSD, e que o seu slogan é um exagero e uma ofensa aos tomarenses...

Anónimo disse...

O único sítio, sobre política, em Tomar que mexe hoje, mexeu durante 4 anos e mesmo antes disso já mexia, é o site da Geração Tomar, onde se pode constatar as soluções que, propostas pelo PS, foram sempre recusadas pelo PSD.

E ainda há quem diga que o PS não é a ALTERNATIVA em Tomar.

Os factos desmentem-nos!

Sebastião Barros disse...

Atenção anónimo em 12:52 e PS's em geral:

"Os factos desmentem-nos" = Os factos nos desmentem a nós. Tratem lá de substituir nos por vos e tudo ficará bem. Valeu?

Anónimo disse...

Quando o próprio PS afirma, veementemente, que os factos os desmentem, quem sou eu para os contraditar...
De facto, PS ou PSD venha o diabo e escolha.

Anónimo disse...

BURRO!

"E ainda há quem diga que o PS não é a ALTERNATIVA em Tomar.

Os factos desmentem-nos!"

Desmentem a eles que afirmam que o PS não é alternativa, logo "DESMEMTEM-OS" e não como é proposto "DESMENTEM-VOS", que seria que os desmentem a vós e não como é pretendido no texto, que os desmentem a eles.

Anónimo disse...

No comentário anterior o que se aproveita é somente a palavra inicial.

Anónimo disse...

O que deveria existir em Tomar era o MUSEU DOS IMBECIS.

Proponho desde já que ele tenha como Guardião-mor o Corvêlo de Sousa, visto que apenas serve para guardar, guardar, guardar...

para fazer - o que quer que seja - ESCOLHAM OUTRO.

"A FORMIGA NO CARREIRO VINHA EM SENTIDO CONTRÁRIO... MUDEM DE RUMO... MUDEM DE RUMO...." Cantava Zeca há 30 anos

Anónimo disse...

Museus apresentados de forma desgarrada, e só para encher chouriços.
O Convento de Santa Iria devia ser um museu da cidade e do concelho.
Ainda há dias O Templário publicou uma foto de Sta. Iria nas paredes dos armazéns Grandella, em Lisboa, o que demonstra a importância de Iria por esse mundo fora. Só os tomarenses é que não lhe sabem dar valor.
Quanto aos museus que existiam, e que foram constituídos com o património acumulado por particulares, referidos no post, é um aviso de que não se deve deixar nada a Tomar, nem à autarquia nem à Misericórdia, que não o preservam.

Anónimo disse...

respigo deste magnificente Blog e alerto a leitura atenta de tudo o que atrás se planta:
…..

“Outro problema são os Rendimentos Marginais e os Rendimentos Médios Decrescentes, por causa do aumento da concorrência, da crise e da contínua redução de preços, em ambiente de subida de custos. Outro problema são as Externalidades Negativas, uma dor de cabeça para o Turismo Mundial, com a consequente destruição de recursos e bens - é também o Turismo como factor anti-ambiental.
Ao longo da História os portugueses repetem sempre os mesmos erros.”
…..

“Em linguagem médica falta uma verdadeira imagiografia quadridimensional…”

…entre outras desproporcionalidades plagiadas, ou originalidades sem propósito...!

… assim meus, quem pode dizer que Tomar não vai medrar! ai vai, vai…

como já alguém disse: abençoado torrão, onde até os cães têm opinião…

com tais solturas mentais, esquizofrenadas e umbilicais, masturbantes e lúbricas, nem o mais sisudo evitará gargalhar, nem o careca deixará de gradar!....

o dedicado e insuspeito, competente e voluntário Manecas Turista, enfunará de inveja, caso não sejam, tão lúcidos, límpidos e esclarecedores textos turísticos, da sua suprema, impar e desinteressada cópia ou visão do tema!

(..e, assim, cuida-te Manecas ,pois tens concorrência à porta ….)

….roamos ,roamos….


rato de porão

HC disse...

Caríssimo,

uma correção, a sala não é do vereador do PS mas dos autarcas do PS (membros da AM incluídos), uma vez que todos os grupos representados na AM têm legalmente direito a um espaço.

E não leve a mal, mas a fotografia foi autorizada?

cumprimentos,

Sebastião Barros disse...

Meu caro Hugo Cristóvão:

Sabe certamente que tenho por si estima, consideração, respeito e admiração. Escuso de lhe explicar porquê. Em relação ao seu comentário, que agradeço, saiba que me limitei a reproduzir o que a funcionária que me acompanhou me disse. Se está errado, é ela que deverá ser convenientemente elucidada.
Sobre a sua pergunta em relação à fotografia, não pedi qualquer autorização, nem era preciso, visto que a citada funcionária também não levantou qualquer objecção. Nem podia fazê-lo, nos termos da Lei do direito à informação.
Trata-se da Lei 46/07, de 24 de Agosto, cujo artigo 5º reza assim: "Todos, sem necessidade de enunciar qualquer interesse, têm direito de acesso aos documentos administrativos, o qual compreende os os DIREITOS de consulta, de REPRODUÇÃO e de INFORMAÇÃO SOBRE A SUA EXISTÊNCIA E CONTEÚDO".
Perante isto, é óbvio que o meu preclaro concidadão e correligionário vai dizer que não se trata, no caso em apreço, de qualquer documento administrativo. É a sua opinião,que respeito, mas a mesma Lei 46/07 diz exactamente o contrário, no seu artigo 3º, 1 -"Para efeitos da presente Lei, considera-se "DOCUMENTO ADMINISTRATIVO" qualquer suporte ou INFORMAÇÃO sob forma escrita, VISUAL, sonora ou electrónica.
Não é a si, docente da especialidade, que vou explicar o que são documentos ou informações visuais.
Mas se ainda continua com dúvidas, apesar da citada Lei, peço licença para lhe fazer uma pergunta: Faria algum sentido ter acesso total a documentos e à sua fotocópia, mas não às instalaçõres onde se encontram, salvo quando se trate de áreas militares sensíveis?
Uma última achega, para a informação ficar completa: Referi no meu texto inicial que no século passado determinado vereador mandou apear os quadros do legado Martins de Azevedo, os quais a partir de então nunca mais voltaram aos lugares de origem, nas paredes, continuando por saber qual ou quais os motivos que estiveram na origem de tal acção. Talvez o caro amigo Cristóvão possa agora obter algum esclarecimento, pois o vereador que ordenou o apeamento dos quadros foi o sr. arq. José Vitorino, na altura vereador do PSD com o pelouro do turismo.
Aceite os meus cordiais cumprimentos,

António Rebelo

Sebastião Barros disse...

Para um candidato algo tosco na área política e com manifesto mau feitio:

A política é debate, troca de ideias, tolerância, respeito pela cidadania e pela igualdade. Não me parece que você tenha qualquer destes predicados, o que até não seria grave caso não tivesse decidido integrar uma lista. Para quê criatura? Com esses modos não vai a lado nenhum. Bem sei que a sua coragem não lhe permite assinar, mas o seu estilo e vocabulário, ambos longe do óptimo,identificam-no perfeitamente.
Indo agora ao seu comentário, que foi apagado. É claro que posso fotografar o que quiser, desde que seja um edifício público não incluído na lista de locais adstritos à segurança nacional, e não esteja lá ninguém. Diga-me que local pretende ver fotografado, que terei muito gosto em mostrar-lhe a fotografia aqui no blogue pouco tempo depois.
Você poderá ser uma excelente pessoa e um profissional de primeira água.Em política e em democracia, a julgar pela amostra, não passa de um ignorante. Desculpe o termo mas é apenas aquilo que mostra com a sua escrita incipiente.

Anónimo disse...

Óptimo senhor Rebelo.
Então talvez pudesse fazer aí uma série de fotos com os locais dos outros partidos, o gabinete do presidente da câmara, dos outros vereadores, do conselho de administração do smas, e por aí fora...