segunda-feira, 31 de agosto de 2009

TEMPOS DE ANGÚSTIA E DESALENTO


António Rebelo

Quem, como diz o outro, ande por aí, constata todos os dias, com tristeza, que estamos em tempos de angústia e de desalento. Angústia, porque muitos começam agora a compreender que a crise local pouco ou nada tinha ou tem a ver com a crise nacional e/ou mundial. Estas apenas têm desempenhado um papel de revelador. Desalento, porque não vislumbram qualquer via de saída, nem se revêem, em muitos casos, nas candidaturas existentes. Por isso há tantas. E tão pouca vontade de ir votar.
Após mais de trinta anos aguardando que as coisas vão sempre melhorando, que o mesmo é dizer aumentando, o eleitorado manifesta agora crescente insatisfação e mesmo alguma irritação. São cada vez mais os que proclamam já não ir votar, porque não vale a pena e porque estão desiludidos. Enquanto isto, os que continuam a cumprir a sua obrigação de cidadania fazem-no de modo crescente sob a forma de protesto. Os resultados das recentes eleições europeias são disso a prova. Os habituais observadores europeus deste jardim à beira-mar plantado, ficaram pasmados ao tomar conhecimento de que a extrema-esquerda ultrapassara os 20%, coisa nunca vista alhures neste continente, desde o desmantelamento do Muro de Berlim. E aqui em Tomar, terra conservadora desde sempre, o Bloco de Esquerda conseguiu de longe o melhor resultado desde que existe. Que significa tudo isto? No meu pobre entendimento, (alicerçado apenas em mais de 50 anos de leituras e de prática política), que os cidadãos anseiam por mudanças positivas. Cansados de as não conseguirem, usam o voto não para escolher mas como protesto, como meio de pressão. Sem resultado, até agora. Mas água mole em pedra dura... exactamente o que sucedeu com a oposição e o parque de campismo. Tanto insistiram...
Em tão difícil contexto, das três forças políticas representadas no executivo, até esta data só uma já se manifestou a favor de algumas mudanças. Em entrevista a um semanário local, salvo erro em Julho, Corvêlo de Sousa afirmou que até final deste mandato tenciona cumprir as grandes linhas de actuação do seu antecessor, mas que, se vencer, no seu mandato fará certamente diferente. Resta portanto aguardar pelo respectivo programa.
IpT e PS parecem, por enquanto (?), persuadidos de que não haverá necessidade de inovar em termos de propostas ou de comportamentos. Aqueles já apresentaram as suas propostas na área social e no domínio cultural, conforme aqui foi referido em tempo oportuno. Os socialistas nem isso. Mas o seu candidato declarou na semana passada à Rádio Hertz que não são necessárias reuniões, pois andam a trabalhar desde há quatro anos. É certamente verdade. Os eleitores em geral é que não têm dado por isso. Pelo menos aqueles com quem tenho contactado.
Se calhar vai sendo tempo de abandonar a velha máxima de Lampeduza "É preciso ir mudando qualquer coisinha para que tudo possa continuar na mesma." Os tempos estão cada vez mais difíceis e os eleitores potenciais começam a intuir que, com ou sem programas inovadores, nada voltará a ser com já foi ou é. Para o bem e para o mal. Infelizmente?

36 comentários:

Anónimo disse...

Cada qual pode e deve escrever sobre o que quer. A um blogue como este livre e independente ainda mais esta máxima se aplica. Aplaudimos a liberdade do Dr Rebelo. Mas, há quase sempre um mas, não dedicar uma frase a um acontecimento pouco habitual como o que se verificou ontem merece reflexão. Um lider nacioanl de um partido escolheu Tomar para apresentar o seu programa eleitoral. Centenas de militantes, personalidades, imprensa, televisoes, etc, etc. Tomar encheu os seus restaurantes e foi falada por bons motivos.
Diga-nos lá uma coisa, se fosse o Sócrates a vir cá o Dr faria o mesmo? Queremos acreditar que sim.

Anónimo disse...

E se o rebelo fosse dar banho ao cão?

Ele que é tão bom e com tantas candidaturas, porque será que depois de ter perdido a nomeação no PS, não faz parte de nenhuma das candidaturas?

Se é tão bom e tem tantas soluções, porque não as apresentam a uma força ou movimento político que as assuma?

Tenha dó de nós, pecadores!

Sebastião Barros disse...

Já o dissémos pelo menos uma vez. Voltamos a fazê-lo: este blogue não é um serviço público de informação, nem um jornal local. Apenas uma iniciativa particular que tem como objectivo tentar melhorar a triste situação local e cuja marcação de agenda incumbe exclusivamente aos seus administradores. Nestas condições, entendeu-se que a visita de ontem de Paulo Portas "não aquenta nem arrefenta" em termos de crise local. Está certo? Está errado? Caberá a cada um emitir o seu juízo.
Pode o caro anónimo acreditar que se tem sido o Sócrates, ou até o Papa, a decisão seria a mesma.
Apesar desta posição, antes da inauguração da sede fomos procurar se havia algum programa da candidatura do Ivo para distribuir. Perante a negativa, "virámos o rabo ao macho". Como vê continuamos atentos. Ao que nos parece importante para Tomar. Na nossa modesta opinião.

Anónimo disse...

Por falarem em Mas, não foi o Rebelo que escreveu que tinha sido convidado para ser o cabeça de lista dos TPL? Então e como ficou esse romance? Olhe que dava um belo de um post ou lá o que é isso. Quem falhou com quem, qual foi a sua resposta, com que cara é que entra na sede dos TPl, etc,etc. Vive la liberté!

Anónimo disse...

Para 11:28

Lá estamos nós a tentar armar aos cágados e a usar o computador de serviço para tarefas particulares.
Descanse que não é por falta de interessados que as soluções de que disponho deixarão de ser apresentadas. Por outro lado, tarde é o que nunca acontece. Neste momento só não quero que o projecto que congeminei possa vir a ser utilizado como arma de arremesso eleitoral. Tentei que uma força eventualmente ganhadora o adoptasse. Perante a recusa e dada a actual situação, só aceitarei apresentá-lo perante um grupo composto por todos os cabeças de lista, ou seus representantes devidamente credenciados, pois entendo que Tomar precisa agora é de uma autarquia de salvação local e não de grupos minorcas a puxar cada um para seu lado e com projectos geralmente estratosféricos. Fica a informação.

Anónimo disse...

Ó PÁ, ESTA COISA DOS TEMPOS DE ANGUSTIA E REFLEXÃO É COISA PROPRIA DE QUEM ESTÁ NO OUTONO DA VIDA E TEM POUCO MAIS QUE FAZER DO QUE TECLAR.
SENÃO VEJAMOS: IMAGINEMOS QUE O AUTOR AQUI DESTA COISA TINHA SIDO O ELEITO DO CONCILIO DOS SOCIALISTAS PARA CONQUISTAR O PALACETE DA PR D. MANUEL. ORA SE ISSO ACONTECESSE O DISCURSO OFICIAL DO AGROA TOMAR A DIANTEIRA SERIA MUITO DIFERENTE. ATÉ ERA GIRO VER O REBELO A COMER FRANGO ASSADO A BEBER O BELO DO TINTOL E A DANÇAR COM O CARRÃO UM VIRA Ó VIRINHA. MAS ADIANTE REGRESSEMOS A TERRA. NÃO ESTAMOS EM CRER QUE O REBELO ENVERDASSE POR ESTE CAMINHO DO RETRATO AQUI E ACOLÁ, DA FRASE BONITA, DO TOM DE DESGRAÇA. Ó HOMEM OS NUMEROS NEM SEMPRE REFLECTEM TUDO. ATÉ O MOITA FLORES, ESSE O DAS MEDALHAS PEGOU NUMA CAMARA QUE NEM O TELEFONE PAGAVA VENDEU A DIVIDA E AGORA É SÓ OBRAS. NÃO ME DIGA QUE NÃO GOSTA DO MOITA FLORES, AQUELE QUE AS VEZES TAMBEM É PRESIDENTE DA CAMARA E DEU UMA MEDALHA DE OURO AO SEU CAMARADA SÓCRATES. OK QUE TEM UM MONTE NO ALENTEJO FAZ UNS FRETES AO RELVAS E FALA DA MADDIE TÃO BEM QUE ATE NOS LEVA A LAGRIMITA. MAS NÃO HÁ-DE SER MELHOR QUE O CORVELO COM ^ OU ACHA QUE SIM? ANIME-SE. SUGIRO-LHE XANAX CASO NÃO OPTE POR MAIS UMA VIAGEM A VOLTA DO MUNDO. SE FOR MANDE-NOS UNS RETRATOS. CUIDADO COM A GRIPE A.

Sebastião Barros disse...

Ao que parece, o autor do convite não estava mandatado para tal. De qualquer forma, nunca mais me contactou para conhecer a minha resposta. Nem faz parte actualmente do TPL. Acresce que este movimento também não escolheu o seu cabeça de lista da forma inicialmente indicada por quem me convidou.
Nunca confundi questões pessoais com questões políticas, entro por isso com igual calma e à-vontade na sede de qualquer força política representada em Tomar.Incluindo o PS, se for caso disso.

Anónimo disse...

As suposições iniciais são meramente da sua conta. Até porque a história, local nacional ou mundial, nunca se fez nem faz com SES.
Não referi em lado algum que a angústia ou desalento me incluiam. Já agora esclareça-me uma coisa: se eu um dia resolver fazer uma peça sobre bebedeiras, isso significará que também estarei com uma "ganda cadela"?
Sobre viagens, fique tranquilo. No final de Setembro vou outra vez até Itália, (mas estarei cá a tempo de votar), e em Janeiro, se houver saúde, será a vez de um circuito de 17 dias ao Laos e à Birmânia, que ficam pegados. Obrigado pelo seu cuidado.

Anónimo disse...

Gostava muito. Mas não tenho cão. Tive uma cadelita mas morreu com 13 anos e agora está enterrada ali no meu quintal, debaixo do limoeiro, por causa do sol.

Anónimo disse...

Tomar é terra de grandes contradições ou nem por isso é muito possível que seja igual á maioria de Portugal.
Existem é alguns concelhos que fazem a diferença.
Quando Tomar fizer a diferença, será melhor e mais bem governado.
Se repararem existem concelhos bem governados por partidos diferentes, a diferença está no Presidente da Câmara.
Existem concelhos com boas lideranças do PSD da CDU do PS e até do CDS em Ponte de Lima.
Vários concelhos têm gestão acima da média, com o progresso integrado das suas potencialidades, em que são aproveitadas todas as suas oportunidades, em que a harmonia do património, da indústria, da agricultura e da cultura, se faz numa gestão inteligente dos seus Presidentes da câmara, sendo a câmara parceiro estratégico da maior importância e não empata como é tradição de uma Administração Publica em Portugal.
Sendo que os partidos recrutaram os mais disponíveis e capazes e com eles trabalham.
Nem sempre é o caso de Tomar.
Embora tenha de se reconhecer que em alguns momentos se teve perto de nos transcendermos.
Nestas eleições está demonstrada a razão do nosso fracasso.
Trânsfugas e oportunistas aos montes, partidos sem máquina partidária activa aberta á sociedade e com projecto próprio. Para além de alguns (poucos) bem intencionados, mas a jogar fora do sistema, sem qualquer possibilidade de darem o mínimo contributo á causa de Tomar.
Mesmo assim dá para perceber a diferença de postura de um Bruno Graça e de um Corvelo de Sousa, gente que faz muita diferença nesta altura em Tomar.
Gente com atitude diferente, interessados em Tomar, com seriedade.
Embora um num partido marcado em Tomar e por isso sem a devida expressão eleitoral, numa sociedade de pobres a pretender ter os pergaminhos duma elite já falida de tudo.
Tanto o PSD como o PS como organizações políticas estão em Tomar actualmente, muito abaixo da sua importância no concelho e no País.
Dai culparem um o Tó para outros o Dr. António Rebelo, de aqui abrir algum espaço de denúncia das suas incapacidades e das enormes fraquezas. Afinal é um Tomarense bem intencionado mas …..
Mas são estes dois partidos que em Tomar não têm estado, nem estão a altura das suas obrigações.
Mas também não são todos os outros candidatos Independentes, ou mesmo do CDS ou BE, capazes de resolver ou mesmo contribuir para as soluções de Tomar.
Assim temos de aguardar, quem sabe uma nova oportunidade em próximas eleições.
Danem-se mas existe aqui nestas linhas alguma verdade fotográfica.

joaoh disse...

A questão dos programas eleitorais é muita próxima da seguinte: umas quantas medidas que são praticamente consensuais e que caso existisse bom senso estariam nos programas de todo o espectro partidário. Duas ou três medidas "sonantes" que amiúde se sabem ser aquelas que não se conseguem cumprir mas que chama eleitorado. Mas o que verdadeiramente distingue nas políticas locais são as pessoas. Existindo câmaras de todas as cores por esse país fora, qual seria o perigo de uma câmara PCP em Tomar? Absolutamente nenhum. A questão é outra, Bruno Graça e a sua equipa não pertencem ao centrão, área na qual se revem as influências, as cunhas, os jogos florais e as restantes atitudes que tanto tem contribuido para o nojo que a maioria sente pela política. Mas o certo é que mesmo estando (ou fingindo-se) enojados, continuama votar nos mesmos, como se partido fosse clubite. A candidatura PC morre pela figura pouco simpática, por ser PC, não pela qualidade da euipa e do programa, que esses, como se sabe, ninguém avalia.

Anónimo disse...

A obrigação (ou dever) dos cidadãos não se limita ao voto formal. O dever dos cidadãos está ligado à vida da "cidade" em todos os aspectos e todos os dias. O não votar pode ser uma forma de votar contra o sistema. A desobediência civil, que faz parte da Constituição dos Estados Unidos da América, é um dever dos povos livres e democratas. Entre os povos submissos, sem alma nem aspiração, como os portugueses, é que se classifica o votar como obrigação e próprio de cidadãos cumpridores. Estes cidadãos cumpridores são apenas medrosos. Na Grécia, berço da democracia, onde o voto é obrigatório, nas últimas eleições europeias mais de 50% dos eleitores não votaram, desobedeceram civilmente. A Grécia da UE está à beira de uma rebelião civil. Desobediência civil que pode ocorrer noutros países da Europa. Mas descansem que não acontecerá em Portugal, porque era demais para os portugueses submissos e dependentes, de chapéu na mão.
Vá lá portugueses, votem, ajudem os ricos a serem mais ricos, e decretem o vosso empobrecimento, em especial os reformados. A BBC em dois de Junho último fez um traalho sobre o empobrecimento dos reformados em Portugal, as grandes vítimas do regime democrático. Todo o mundo vê a miséria nacional, menos os portugueses, "les porc-au-gais".
Quanto a Tomar, com votos ou sem votos os amanhãs que choram serão muitos, e desobediência civil nunca haverá. A não ser que os peixes e os patos do Nabão o façam, mas, aí, as ratazanas subjugarão toda e qualquer civilidade. Tomar não existe!

Anónimo disse...

Para o joaoh.
Concordo, dai tendo em conta a diferença de atitude do Eng. Bruno Graça e da sua equipa evidentemente, deveria ter a atenção e voto dos Tomarenses.
Será uma injustiça que assim não aconteça.
Quanto ao centrão, não estou tão certo.
Embora descontentes com estes partidos, é um facto que a maioria dos portugueses e até Tomarenses se revêem desde á muito no PSD e no PS e dai não vinha mal ao mundo se estes partidos cumprissem com as suas obrigações. O que acontece é que se desviaram e têm práticas diferentes das suas apregoadas matrizes ideológicas.

Anónimo disse...

Neste assunto dou toda a razão ao Doutor Rebelo.
Eu não vou votar porque é desnecessário.
Eu não acredito nos 6 ou 7 candidatos.
O Doutor Rebelo anda nisto há muitos anos e vê, como lhe fecharam as portas, que isto de listas é tudo por interesses e negociatas. É uma cúpula fechada. Uma cambada de hipócritas e mentirosos.
Aposto com qualquer dos candidatos que têm interesses materiais, pessoais e familiares por trás das candidaturas. O Dr. Correia Leal diz que é sério? Então eu sou santo.
Eu andei nisto algum tempo e percebi logo que o caminho e forma de SERVIR (eu não quero enriquecer na política pois se alguém enriquece nela é porque o faz ilicitamente) não é esta.
A esperança é acreditar na juventude que já está moldada pelos adultos que não prestam como Luís Ferreira.
Portanto a vida continua e há mais para lá da política.
Por mim apenas me divirto nos blogues, pago os meus impostos e vou andando por aí... e como sei que o Dr. António Simões o vai dizer... AMÉN.
Tenham esperança... que eu com esta gente mesquinha de Tomar e Portugal perdi-a toda.
AMÉN!

Julião Petrúchio :-)

Sebastião Barros disse...

Para 11:47

Espero que ainda não tenha perdido a oportunidade.
Recomendou-me cuidado com a gripe A. Agradeço-lhe, sem todavia estar minimamente preocupado. Quem aprendeu a nadar à saída do esgoto do velho matadouro, ali no Flecheiro, e resiste com êxito há mais de 50 anos à inveja e à má-lingua desta terra, tem de estar forçosamente vacinado contra todas as doenças. Virais ou de quaisquer outras espécies. Penso eu de que...

Anónimo disse...

De facto este blogue não é um serviço público, mas sobre o programa do Ivo, se estivesse atento, já tinha visto lá no blogue dele, algumas propostas. Nomeadamente a da reabertura da Corredoura aos automóveis.
Não sei se concordo. Acho que gosto assim, como zona pedonal. Mas gostava de perceber melhor o porquê de falar disso agora. Será que os comerciantes da dita rua só precisam que os carros lhes passem à porta para vender? Ou será que se juntassem e promevessem animação na zona teriam as pessoas a passar-lhe à porta e a comprar alguma coisa? E se se modernizassem?
Questões que nenhum deles responde, porque só olham para o seu próprio umbigo.
Quanto ao Ivo, sempre é alguma coisa lançar a ideia, como outras que lá estão. Concorda ou não Rebelo?

Tomarense Adoptado

Anónimo disse...

Diário de Notícias de hoje,artigo Dr. João César das Neves: "O encanto da construção":

"Como os faraós, quanto menos o político faz pelo povo, mais constrói para o povo ver".

Os olhos do povo brilham muito, mas vêem pouco, como os ratos.

O povo quer é betão. O povo devia votar numa lista de andorinhas, os melhores construtores de "betão" do mundo.

O Relvas, o Paiva, o Corvelo, o Marques, o Bruno, o Godinho, o Becerra, o Ivo e o Lebre são grandes faraós.

Sebastião Barros disse...

Para "Tomarense adoptado":

Obrigado pela sua informação sobre o blogue do candidato Ivo Santo e a sua posição em relação à Corredoura.
Já tínhamos lido a notícia em diagonal e não nos pareceu, na ocasião, que nela houvesse algo de interessante. É por estas e por outras que vamos procurando evitar a moderação de comentários, que alguns parecem desejar ardentemente.
Há um velho dito popular, que pode ser formulado de duas formas, a segunda mais vernácula que a primeira. Ei-las 1-"O mau dançarino diz sempre que é do chão que é torto." 2 -"Ou é do cu, ou é das calças, ou de ambos."
Deixando para outra ocasião uma intervenção mais aprofundada, julgamos útil recomendar aos interessados que se sintonizem antecipadamente. Se assim não for, vamos ter certamente mais uns bons anos de polémicas estéreis. À tomarense!
Sempre fomos, e continuamos a ser, favoráveis à interdição total do trânsito automóvel na cidade velha, com as seguintes excepções:Rua da Graça e Levada; moradores com garagem e para cargas e descargas; ambulâncias e outros veículos de socorro, ou em serviço (bombeiros, polícia, etc).
A tal sintonia prévia parece-nos indispensável, pois logo mais abaixo a mesma candidatura defende um meio mecânico para peões entre a Cerrada dos cães e a Praça da República, naturalmente para turistas. Temos portanto de nos entender: querem os automobilistas? Ou os turistas? Os dois em simultâneo é que não -porque a experiência alheia mostra que, regra geral, os turistas não gostam do trânsito automóvel durante as suas estadas de férias.
Para terminar, transmitam p.f. aos comerciantes interessados esta afirmação do conhecido economista Paul Samuelson, proferida há uma semana: "Os tempos mudam e naturalmente somos obrigados a mudar também."
De forma mais agreste: Em Tomar e em todo o país, OU MUDAMOS OU MORREMOS.

Anónimo disse...

…ih, ih, ih, sinhôlas i sinhôles, cumo dizel-se pol aqui ,min alima continuali palva, e tantlo!

intom Tomali na su Coledoula - centlo do casclo, das visitlas, caminhum plincipale, veldadêlo picadêlo pala Plaça Plincipal - tambim deblia tel otla vez callos - esse veldadêlo simbólo letlógado do ploglesso - commo dizêle esse lapaz novito, mas com al de vello munto vello (flisico e mentali, cumu mostlal plingafias tlistles in caltazes azules), qiu foi semple do pi essi di e qi pol agola tel sido collido dali foi ploculali plotagonismo pilo ci dê essi daquele lapazão sabiduxo di tudo qui é o paulito das feilas e das flestas mais, in Tomali, da Aldita cum Vumlúpia!

Cá plu mim qui sõ suspleito possu dizêle: callos na Coledoula - coumo dilzia aquli Ministlo impoltante, Málio Lindo – jamés, jamés, ou, nuncla maiis; pol causa dos clientles e tlulistas que slentam-se nas espalnadas, comlendo, beblendo e tilando plinglafias bonitas a nossu clastelo que levum pol tellas delles e lá, todlos gostal munto, e a seguili vil cá, e axim, tambim o novo palque da camplismo telá gentle munta maiis.

Mas min num sabêle, só tentali pensali cum sensum.


Kom bom Xom

Anónimo disse...

Ésta malta entretem-se com coisas que não lembra ao diabo. Quem primeiro falou da abertura da Corredoura ao transito foram os Independentes por Tomar há quatro anos. Logo se lhes seguiu o PS. Agora outros falam do mesmo. É uma polémica que vale o que vale. Todavia reparem que transito na Corredoura existe todos os dias, de ligeiros a pesados. E ainda bem que há debate. Por que raio é que todos têm de ter a mesma opinião?

Anónimo disse...

Claro que foram os Independentes. Vai-se a ver, foram até eles que fundaram o Município. Haveria alías alguma coisa antes deles terem sido, corrido, esquecidos e desprezados nas suas famílias políticas?

NÃO. O MUNDO COMEÇOU COM OS INDEPOENDENTES!

Anónimo disse...

Os do lebre. nada de confusões, com os outros que são SÉRIOS. (Soares dixit)

Anónimo disse...

Para os mais distraídos recorde-se que em Coimbra fecharam ao trânsito as principais artérias centrais - Rua Ferreira Borges e Rua Visconde da Luz.

No início os comerciantes torceram o nariz!

Passados vários anos discute-se agora a colocação de coberturas sobre essas artérias para proteger os peões e criar uma espécie de centro comercial aberto.

De retomar o trânsito regular ninguém mais falou.

Aqui em Tomar a Corredoura e até grande parte do Centro Histórico podem estar encerrados ao trânsito regular e serem zonas predominantemente pedonais.

O problema tem a ver com o estacionamento, isso sim.

Actualmente existem: o recinto do Mercado Municipal, a Várzea Grande, o Parque Santa Iria e (mais inacessível) o Parque Subterrâneo T e o problemático Parque Subterrâneo junto à Rua da Fábrica.

O recinto do Mercado precisa de mais indicações de parque de estacionamento (principalmente entrada), o de Santa Iria, idem (principalmente ser permitida a entrada junto à Ponte Nova, que já teve em tempos), o da Várzea Grande, idem (e deixá-lo estar "anárquico", mais uns tempos); dos dois Subterrâneos - o T solucionar a embrulhada com a Braga Parques e estudar outra entrada/saída o da R. da Fábrica ACABÁ-LO de vez.

E fica a faltar fazer o parque na subida da Rua de Leiria à esquerda, onde cabem muitos veículos e há a rentabilizar imensos lugares dispersos desaproveitados.

Assim não se mexe na Corredoura (só para mudar de piso e decoração!!!!!!) nem nas ruas do Centro Histórico (colocar o piso antigo e dificultar circulação regular de veículos).

Pensem nisto tudo e vamos discutir!!!!!! Com seriedade, não à la Paivão Paulino!!!!!!!!!

Obrigado.

Anónimo disse...

Doutor Rebelo o Dr. Advogado dos IpT e candidato à Assempleia Municipal é António ou João?

Julião Petrúchio :-)

Frei Gualdim disse...

"
Claro que foram os Independentes. Vai-se a ver, foram até eles que fundaram o Município. Haveria alías alguma coisa antes deles terem sido, corrido, esquecidos e desprezados nas suas famílias políticas?

NÃO. O MUNDO COMEÇOU COM OS INDEPOENDENTES!
"

Vão dar banho ao cão, sua corja de mouros ignorantes.
Com que então foram os Independentes que fundaram esta cidade?
Tento na língua e rigor na História.

Anónimo disse...

"Ora bem. Para compor a coisa dos ANÓNIMOS CALONIADORES cobardolas do Pedro Marques, só faltavem mesmo estes dois reforços de peso do anedotário Tomarense: a tota da Laura Rocha e o ...ófilo do Carlos Marques, como se não bastasse o grupo do Marques já lá ter o José Soares.

Atacam o Cristóvão pelo que este opina ou escreve, mas enquanto andaram lá pelo PS nunca lhe conseguiram ganhar uma eleição.

Querem ganhar o Concelho com base no ódio e na cobardia?
Desenganem-se!"

OH BURRO... ENTÃO ACHAS QUE EU SOU DOS QUE FUGIRAM DO PS. VOU DIZER-TE UMA COISA: OS QUE SAIRAM DO TEU PS SÃO PARA MIM MEDÍOCRES QUE NÃO TÊM INSTRUÇÃO UNIVERSITÁRIA À ALTURA. SÃO PARA MIM INCOMPETENTES E POR ISSO MARQUES OS APROVEITOU POIS CONHECIAM OS VOSSOS PODRES. CUMPRIMENTO ALGUNS MAS SÃO PARA MIM GENTE MENOR E LACAIOS DE MARQUES. PONTO FINAL PARA NÃO MISTURARES ALHOS COM BUGALHOS.

Frei Gualdim disse...

Caro Julião,

Estou quase totalmente de acordo com a sua nota das 12:55.
Eu também me divirto nos blogues pois deixei de acreditar nesta cambada de mouros mesquinhos que fazem da causa pública o casino onde jogam os seus interesses pessoais.
É como um reservado clube inglês, onde são sempre os mesmos a quererem mamar do orçamento camarário.
Quando encontrar a minha espada ergá-la-ei contra estes infièis que mais não fazem do que destruir esta terra e tudo o que ela tem de bom.
Até lá vou-me contentando em erguer a pena...

Anónimo disse...

“E nada...Só me acudiam sordidezes paralelas em calão teimoso....”



… que estava de rachar, que estava de ananases – como diria Eça, o dos bigodes e dos bons escritos… – lá isso estava!...

de forma tal, que, no remanso de uma tarde domingueira, espairecida e ajustada à sombra do copioso carvalho, paredes meias plantado com a magnânima adega do amigo e camarada (de quem é…), Zé das Urtigas - trolha diplomado, carregador d´ofício por conta da crise (pequeno no ter, imenso no ser, como dizem cá!) -, a coisa foi lerda mas saborosa!...

lerda, pela calmaria de palavras e meneios; saborosa, pelo aromático e sedutor branco fresquinho – oferta gritantemente generosa da produção do Zé, ontem de mui gentis finezas, por mor das sãs notícias que lhe terão chegado à conta daqueles em quem deposita as maiores esperanças para (como ele não se cansa de proclamar), pôr pela esquerda a coisa direita aí pela Urbe Grande!( até os olhos se lhe riem quando ouve falar no Bruno Comgraça) – com prazer gostado, para preenchimento dos intersticiais vazios deixados em bentos estômagos pelo dulcíssimo melão trazido das paragens de Baixo pela constante e sempre amiga Joana com Dor - xuxialista dos sete valetes - no regresso de um dos rituais encontros de formação, informação e motivação para as causas que se seguem; para si mais seus sequazes. (…que, bem triste estava a pobre Joana; acautelava-se, com o caminho travestido, dizia, agora percorrido pelo seu ainda santo padroeiro PS (Pinto de Sobrenome).

de tristezas, não muito mais se falou; apenas passou, talvez porque lhe cheirou, (e sorveu também…), o Xico do Xicote - cacique de muitos anos, por conta dos então numerosos desprotegidos no Casal -, que se diz chegado dum grande encontro, algures, em elegante poiso, aí pela Urbe (… de resto, assunto desconhecido e sem interesse algum para qualquer dos assentados debaixo do carvalho, bem como, pelo que depois me inteirei, para o resto da aldeia….), onde teria estado a fazer número, só, para parecerem muitos para as imagens da televisão presente na apresentação do chamado programa do partido do Paulito das Feiras, agora também boleia para a fama pobre desse rapaz, Ibo das Santas, muito mal visto aqui no Casal, e em muitos outros casais por aí, que é o, como eles dizem, “Presidente nunca serás, nem cedo nem tarde”!...

e por conta das temperaturas altas, deu ainda para sentir de alguns, as boas graças em que continua o Fernando Ri mais seus companheiros desavindos; mas que a coisa poderá estar a ficar torta, poderá!

do Zézito das Lebres, foi a gargalhada geral; dizia-se: puseram-se todos, tão ilustres, tão letrados, tão importantes, ao nível da espantadiça Isabel das Milícias.(como conhecido e reconhecido de todos, só não entendiam a mistura naquela insólita amálgama direitista e reaccionária do dr. Correia Desleal… mistérios).

e, parece, ninguém mais lembrou ninguém…



“…entrei no quarto atordoado com bagas de suor na face. E debalde rebuscava desesperadamente uma outra frase sobre o calor…”


saudações e boa vida!


Archote

Anónimo disse...

Este Archote arde como o Sebastião.
Será o António?

Anónimo disse...

...e aparecerá, tal qual o dito, numa manhã de nevoeiro!

Joana com Dor

Anónimo disse...

So queria recordar, algumas pessoas que o senhor que se vai candidatar pelo PS ja foi Vereador pelo PSD.
Desse tempo, gostaria de saber qual foi o seu legado. Ele que se mostra tao interessado por Tomar, enquanto vereador o que é o senhor fez???
Pois bem, na altura o senhor trabalhava tanto que o senhor Presidente teve que lhe retirar os pelouros porque ele ja estava entrar em depressao com tanto trabalho!!!
Passado 20anos volta a cena, esperemos que os tomarenses mais velhos se lembrem deste vereador PSD.

Anónimo disse...

O D. Gualdim Pais era militante dos Independentes Nobres por Amares, mas veio para cá e passou a liderar os Independentes Nobres por Tomar!

Ainda não tinha sido inventado o dito Partido dito Socialista!

Nem havia os espanhóis Becerra, etc.

Ah! Ah! Ah!

Anónimo disse...

Apoiado Frei Gauldim vamos divertindo-nos, também, por aqui!

Julião Petrúchio :-)

Pensamentos soltos disse...

"TEMPOS DE ANGÚSTIA E DESALENTO"
Que tempos são esses? Desde que me conheço sempre ouvi a mesma coisa.
As forças partidárias curiosamente só falam disso como propaganda fiada, porque na verdade a política é a ilusão dos tempos.Não é o povo a mudar de políticos é os políticos a querer mudar o povo, como os tempos mudam e eu a pensar ser o contrário.Se a avaliação dos políticos é pelo voto do povo, então que hája eleições todos os anos, pois tambem sou avaliado e por lei anualmente.

Anónimo disse...

O Vereador Becerra Vitorino (psd em 1985), hoje o Arq. José Vitorino (ps), foi a seu tempo de jovem Vereador numa Câmara de minoria PSD, responsável entre outras coisas pela úlitma expansão do ACTUAL PARQUE DE CAMPISMO e pelas ÚLTIMAS OBRAS REALIZADAS NA ÁREA DO MERCADO MUNICIPAL.

Pois é!
Ele fez: os outros fecham, destroem, ignoram, prometem e não fazem ou quando fazem, fazem mal.

E que legado deixou Corvelo? Fechou o parque, enquanto vereador e agora, depois das pressões de todos, reabriu-o. Foi conivente com o negócio de milhões da ParqueT que vai custar mais de 10 milhões ao Município.

E que legado deixou Pedro?
Uma Bombas de Gasolina da REPSOL? Um Prédio escôncio da CONZEL, com PT instalado sob as varandas?
Maravilhosos

Anónimo disse...

Victorino como Vereador do PSD.

Perguntem ao Dr. Jerónimo e ao Rosa Dias, que podem contar umas boas aventuras dessa criatura!

Seria muito interessante ao povo de Tomar conhecer melhor aquele que agora quer (querias!!!!!) ser presidente.