segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O NOVA QUIMERA DO CAMPISMO


Imagens Google Hearth
É uso dizer-se que "Mais vale uma imagem que mil palavras" (o que não significa, de modo nenhum, que duas imagens valham mais que duas mil palavras). Por isso decidimos começar por aqui. Conforme se pode ver nas ilustrações acima (clicar em cada uma delas para ampliar, se necessário), em termos de electrónica, o nosso adorado e excelente Parque Municipal de Campismo, simplesmente não existe. Nem tem vias de acesso, pelo que quem venha guiado por GPS passa adiante... E hoje em dia, quase todos os autocaravanistas estão equipados com GPS.
Postas assim as coisas a limpo, a manchete de Cidade de Tomar, anunciando a reabertura do Parque de Campismo, sem todavia indicar qualquer data precisa, não passa de acto de mera propaganda política pré-eleitoral. Totalmente legítima, sem dúvida, mas pouco respeitadora dos interesses dos tomarenses. Na verdade, conforme escrevemos na época, o encerramento inopinado daquele equipamento, sem comunicação prévia aos organismos representativos dos interessados (clubes de campismo, caravanismo, autocaravanismo, outros parques, roteiros campistas, guias impressos, etc.) e, sobretudo, sem indicar qualquer data para a sua reabertura, desferiu um golpe profundo na tradicional hospitalidade tomarense. Que vai levar anos a ser cicatrizado convenientemente.
A reabertura do parque, seis anos após o seu encerramento, é um gesto na boa direcção, mas nada mais do que isso. O resto continua a estar por fazer. O pessoal do parque, na sua totalidade, nunca foi formado, actualizado, reciclado, aperfeiçoado, designadamente em acolhimento, etiqueta e civilidade, português, línguas estrangeiras, reservas e facturação electrónica, por exemplo. Sem treino prévio, como querem que saibam? Por geração espontânea?
Numa outra vertente, ainda o parque não abriu e já começa a ouvir-se dizer que em tempos foi um dos melhores parques do país. Pois foi, mas isso era assim há já uns bons anos. Agora carece em absoluto de outras instalações e equipamentos, caso se pretenda que não nos venha a envergonhar. A sua reabertura, repete-se, é muito positiva, mas deve ser seguida de adequada informação e promoção, cá dentro e lá fora, bem como de planos minimamente audaciosos para o futuro. Haverá coragem e imaginação criadora? Vamos dar tempo ao tempo. Mas os prenúncios não são nada favoráveis.

22 comentários:

Anónimo disse...

Boa análise. Bem fundamentada. Tem razão na falta de avisos aos representantes dos campistas, e na falta de formação do pessoal, etc.
Disse-se que o Parque de Campismo FOI dos melhores do País, não se disse É nem SERÀ.
Tomar também foi maior . e hoje é pior.

Anónimo disse...

Com a Vitória do PS em Outubro, o Grande Tomoneiro Vitorino, restabelecerá um verdadeiro Parque de Campismo, já que foi ele o responsável pela sua última expansão em 1988.

DAMOS ALVISSARAS AO GRANDE LÍDER JOSÉ VITORINO.

Anónimo disse...

De acoldo excepto num ponto.

"O óptimo é inimigo do bom".

Anónimo disse...

Como se o grande Timoneiro Vitorino soubesse sequer o que é um verdadeiro parque de campismo.

Anónimo disse...

É o destino Timoneiro Vitorino. Se ganhas ficas encalacrado meu menino.

Anónimo disse...

Otlo dia Xao Xen Dai tele aqui discussão por causa qualidade de candidatos PSD.

Hoje fica bem referir que qualidade de António Pleto é de aldrabão.

Quando António Pleto pediu a cunhado pôr gesso no blaço!

Anónimo disse...

oh sinhôle qi faz qimandaqui, não tila opinão di mim, não?
sabi, é milhor munto qi conclusion de esclito di um xuxa calqer...
e tu és mau munto, pla mim!
tilaste, sim abisale, tudos os posts munto intilectuais di mim!
és poble e mal agladecido, cumo dixse aqui in Tomarin!

agladecido su mim.


Com bom Xom

Anónimo disse...

Ficaram por vender mais de mil canecas na Festa da Cerveja do União de Tomar.
Sei de quem todos os anos lá ia,para manter a colecção. Este ano não foi, porque, dizem eles, precisam do dinheiro para tratar dos netinhos, porque os pais destes estão desmpregados.
Esta é a realidade de Tomar.
Por que é que os tomarenses estão a ir a outros concelhos comprar material de constução civil e sanitários?
Por serem de melhor qualidade, melhor design e de mais baixo preço.
Nem o Parque de Campismo salvará Tomar!
São sete o número de candidaturas às autárquicas em Tomar. Mas, Sete não é um dos dons do Espírito Santo?
Por tudo isto é que o chinês anda confuso.

Anónimo disse...

Mim não andale confuso.
Mim votale CDU.

Anónimo disse...

Não. O Espírito Santo tem Sete dons.

Anónimo disse...

Das Sete candidaturas ao Município apenas uma, a do Arquitecto José Vitorino, se paresenta com coer~encia, com propostas e com "charme".

Tomar precisa de "design", de "nível", de visão e coragem.

Basta compararem, por exemplo, as várias soluções que os socialistas apresentarm para ultrapassar a crise em Tomar, com as aprovadas na Câmara pela maioria Corvelo/Marques.

Basta comparar os três primeiros do PSD Corvelo/Carrão/Rosário, com os do PS, Vitorino/Luis/Estanqueiro, para se perceber do que estamos a falar.

Garra e Saber, em contraponto "ao arrastar do tamanco".

Anónimo disse...

Bom aproveitamento pelo propagandista do PS do número Sete (com S grande).
Sete sãos os dons do Espírito Santo, mas os sete candidatos do Ps (com ss pequenos) não têm qualquer don, enquanto candidatos.
As eleições não são uma questão de "charme", só pequenos burgueses oportunistas julgam assim. As eleições dependem das políticas programadas e das competências para as realizar, aí, o Ps não tem estofo.
O Ps não se pode comparar com o PSD, nem com os dois Independendentes, nem com a CDU, e se calhar já nem com o Ivo. Talvez, com esforço, se possa comparar com Bloco de Esquerda trincado, porque este está próximo do zero.
Em relação ao Ps, a grande dúvida é se ele virá a eleger alguém para a Câmara de Tomar.

Sebastião Barros disse...

Lembramos que o tema em discussão é a reabertura do parque de campismo e os problemas daí resultantes. A campanha eleitoral, naturalmente legítima, deve fazer-se nos locais próprios e ser devidamente identificada. Estaremos a pedir demasiado?

Anónimo disse...

Gostaria de saber, se alguem puder explicar, porque esteve o Parque fechado tantos anos?.....

Anónimo disse...

Você chegou agora...?

Anónimo disse...

Curvelo o grande encerrador do Parque e que agora se arvora (e vangloria) na sua reabertura!

É preciso ter muita lata, desfaçatez e falta de carácter e de princípios.

Fazer o mal e a caramunha e vir com cara de santinho tentar cavalgar a reabertura do parque que a pertinácia e a persistência de outrém (Marques/Rosa Dias) tornaram inevitável.

Eleitoralismo saloio!

Anónimo disse...

Sobre o parque de Campismo, fez em tempo o PS o que deveria fazer. Compete agora aos eleitores dar ao PS os votos necessários para resolver em definitivo o problema criado por Paiva/Corvelo e permitido por Marques.

Anónimo disse...

"Garantir em 2007 o funcionamento do novo Parque de Campismo Municipal da Machuca..."

Proposta do Grupo socialista na Assembleia Municipal de Tomar, datada de 27 de Setembro de 2006.

Andamos a brincar com as pessoas, ou quê?

Anónimo disse...

Brincar com as pessoas seria implantar o parque de campismo na Machuca. Você acha que aquilo tem condições para ser um parque de campismo, ou não estará você a confundir um parque de campismo com um campo de concentração?

Anónimo disse...

Para anónimo das 14:15

Julgo que não me percebeu. Eu perguntei se andam a brincar com as pessoas porque afinal os socialistas tomarenses em 2006 estavam de acordo com o campismo na Machuca e até propunham que abrisse em 2007. Agora dizem que sempre foram a favor da reabertura do Parque de Campismo onde ele está. É ou não é conversa de cachopos?

Anónimo disse...

Os ditos socialistas são muito volúveis e dependem muito dos ciclos eleitorais. Só acordam na última fase dos mandatos e até se esquecem das posições anteriores.

Prometem, não cumprem e voltam a prometer para não cumprir!

O que interessa é garantir o tacho!

Anónimo disse...

Para o anónimo das 16H11

Peço desculpa pela má interpretação que fiz da sua intervenção. Realmente não licuidadamente o seu texto.