sábado, 22 de agosto de 2009

DÁ QUE PENSAR...

Ontem, durante a sua conferência de imprensa, José Lebre lastimou-se, dizendo que "sabemos muito pouco sobre as finanças municipais". E ninguém mais falou no assunto. Curiosa situação! Cada um, em sua casa, na sua vida, mal ou menos mal, faz e refaz as suas contas, pelo menos todos os meses. Pois na política tomarense ninguém parece preocupar-se com as questões ligadas à economia, ao governo dos dinheiros de todos nós. Devem estar intimamente convencidos de que o dinheiro cai do céu...
Temos três forças políticas no executivo, mais duas na Assembleia Municipal. Todos os anos, por força da lei, discutem e votam o orçamento municipal. Quando necessário, fazem outro tanto em relação aos empréstimos, cada vez mais frequentes, contraídos pela autarquia. Pois mesmo assim, os eleitores estão praticamente a zero em matéria de informação sobre contas da autarquia. Alguma força política, no executivo ou na assembleia, considerou alguma vez útil informar cabalmente a população sobre a situação orçamental do município? É claro que não! Mas depois ficam muito "enxofrados" quando alguém dá a entender que estão todos feitos uns com os outros e que se consideram membros de uma casta, um clã, do onde convém afastar o povoléu, os bárbaros...
Agora com sete listas em compita, nada parece ter melhorado. Nas apresentações, nos compromissos, nas conferências de imprensa, nos programas, sobre dinheiros e contas, nada. Sobre a necessidade de conhecer com precisão a actual situação financeira da autarquia, nada.Sobre a urgência de estabelecer um diagnóstico tão preciso quanto possível, como condição prévia para tomar medidas, impopulares mas indispensáveis, tendentes a suprimir, pouco a pouco, as causas da presente e tão triste situação, nada.
Assim vamos longe! Não tenhamos quaisquer dúvidas!

12 comentários:

Anónimo disse...

ena meus e minhas, destes compinchas candidatos, alguns estão a ficar nervosos!

ele é ver os independentes A, sem ninguém junto a eles…!? ( mas claro o tempo do fascismo, dos fascistas, e dos parasitas reaccionários parece já ter passado…), ele é ver os independentes B, a porem-se à frente, sem ninguém que os queira ouvir…ele é ver os enxotados oportunistas, rodearem-se de múmias, fazendo-se de muita utilidade e importância!....

meus amigos ouçam-me e gravem: de mão beijada, porque o POVO assim vai querer e votar, presidente para os próximos anos já tem nome, por acaso obra feita, e até já lá está….


analista

Anónimo disse...

Diz o NABANTIA que, outrora, o povo de Paialvo entrou em conflito com Tomar e passou-se para Torres Novas.
Hoje não deve fazer o mesmo?

Anónimo disse...

É melhor não!
Então o Novelo, perdão, o Corvêlo passaria a morar em Torres Novas?

Anónimo disse...

Lá está! Em Torres Novas é que nós estávamos bem. Seríamos Junta de Freguesia e era ,uito melhor para nós!

Anónimo disse...

O Manuel Monteiro deve ter dado autorização ao Jorge Ferreira para este concorrer pois o tipo é filiado na nova democracia... um partida a virar para a extrema direita a concorrer em Tomar não ficava bem. Acho que Jorge Ferreira é o mais antipático e arrogante político que passou na nossa cidade. Mais ainda que Paiva. Se ele vive à 10 anos cá perguntem às pessoas se o conhecem e sendo assim perguntem-lhes se não é do mais elitista, egocêntrico e facista que existe.
Só mais uma nota para os seus escritos do seu blogue: são duma pobreza de bradar aos céus!

Julião Petrúchio :-)

Anónimo disse...

Este Movimento quer passar a imagem que não tem qualquer colagem a partidos políticos, que são do povo, etc, etc... Mas, a exemplo do que acontece em termos nacionais, também «se dão ao luxo» de contar na sua lista com pessoas que têm processos em Tribunal, a exemplo da Isabel Miliciano. É com este tipo de situações que querem fazer passar uma imagem de transparência, confiança e honorabilidade? E não está em causa uma multa de trânsito...

Anónimo disse...

Só os seres superiores se preocupam com as questões Financeiras.
As Repúblicas italianas, como Veneza, a da cultura, da arte, da arquitectura e do bom gosto, preocuparam-se com as Finanças, a conjugação destas com a cultura é que deu o Poder.
Os seres inferiores não querem saber das Finanças, são dependentes, e julgam que tudo cai do Céu.
Mas, como canta o Chico Buarque: " E se Deus não dá oh nêga?
Se os tomarenses se preocupassem com a situação financeira da autarquia é porque tinha havido uma ressureição.
Para haver uma ressureição tem de haver uma morte voluntária. Isso é impossível em Tomar.

Anónimo disse...

Já vi em vários post`s comentários tratando o escrivão do blogue por "Sr Dr Rebelo".

Quando era puto, tratava os prof`s por "stor" e já iam com muita sorte.

De qualquer das formas, este é um senhor doutor que só escreve baboseiras.

P.S - Apaga lá isto, mais uma vez...

Anónimo disse...

O Manuel Monteiro deve ter dado autorização a Jorge Ferreira para este concorrer pois o senhor é filiado na nova democracia... um partida a virar para a extrema direita a concorrer em Tomar não ficava bem, não é? Acho que Jorge Ferreira é o mais antipático e arrogante político que passou na nossa cidade e ... mais ainda que Paiva. Se ele vive há 10 anos cá perguntem às pessoas se o conhecem e sendo assim perguntem-lhes se não é do mais elitista, egocêntrico e facista que existe.
Só mais uma nota para os seus escritos do seu blogue: são duma pobreza de bradar aos céus!

Julião Petrúchio :-)

Anónimo disse...

Vendo o site dos Independentes B ficou contente com a vaga mas não esquecer que os outros começaram com muita mais força e com muita gente ne terreno há quatro anos. Estes agora são só balelas e intelectualóides (vulgo independentes LEbre)
Bom de qualquer forma congratulo-me com a iniciativa pois os Independentes A não têm site. Não lhes conheço quase nada que tristeza. São velhos são velhos. Nem sede, nem programa, nem propostas. A mim não me interessa ver gente armada em vaidosa na biblioteca a apresentar coisas. Quero ter essas coisas na mão, nos olhos e no cérebro para comparar com as dos outros. É UM AVISO A PEDRO MARQUES QUE APESAR DO SEU ESFORÇO VAI PERDER E MUITO. AMS ELE JÁ SABE QUE COM IVO E LEBRE A GRAÇA VAI FAZER JOGGING PARA EMAGRECER.

Anónimo disse...

Li com atenção o compromisso do CDS/PP e não é excato o que V.ª Ex.ª diz. Repare bem:
"Tomar precisa, mais do que grandes projectos do tipo “Parque Temático” ou mais recentemente “Tomar no horizonte de Progresso”, de manter o património que possui, e reconciliar os seus cidadãos com o encanto e beleza da sua terra. Não faz qualquer sentido insistir-se no abandono, na total ausência de investimento no maior recurso natural existente no concelho – a Albufeira do Castelo do Bode. Assim, o nosso objectivo para os próximos quatro anos será dar prioridade às intervenções que visem manter e/ou recuperar o património existente, e só depois, analisada que seja a viabilidade financeira necessária à concretização dos anunciados investimentos em grandes projectos, ponderar, caso a caso, a concretização faseada dos mesmos."

Acho que é claro q.b.

E acrescenta:

" Município de Tomar precisa, de uma vez por todas, de equilibrar as suas contas, levando muito a sério o controle e redução dos custos, de forma a deixar de recorrer sistematicamente a empréstimos bancários para fazer face aos seus compromissos correntes. Esta meta obrigará a racionalizar meios, a equacionar o número e funções dos funcionários afectos a cada serviço. Reforçando-o onde existem carências evidentes, principalmente ao nível de operários. Numa palavra, a primeira tarefa será a de reorganizar a autarquia. Sem esse prévio trabalho interno nada poderá ser concretizado."

Dá que pensar estes seus esquecimentos.

Passe muito bem

Anónimo disse...

Para 23:38

Apenas duas perguntas:

1 - Quem lhe garantiu que foi esquecimento?

2 - Onde é que o informaram que um blogue privado é obrigado a publicar tudo o que consta dos manifestos recebidos?