quinta-feira, 27 de agosto de 2009

PARA UM NOTICIARISTA DA RADIO HERTZ


Somos, disse-o Miguel de Unamumo, um povo de suicidas. Caminhamos para o abismo de forma irremediável. Nada nem ninguém nos consegue convencer a mudar de caminho. Ainda assim, aqui no blogue recusamo-nos a perder a esperança.
Somos igualmente um país de cidadãos comichosos, ultra-susceptíveis, alérgicos à crítica, em suma. Todos nos julgamos acima de qualquer suspeita. E então em certas profissões, como por exemplo médicos, magistrados, professores, jornalistas, é o que se sabe. Estamos todos muito convencidos de que só um juíz pode criticar outro, ou um médico outro clínico, e por aí adiante. Mas estamos enganados. A liberdade de opinião inclui, naturalmente, o direito à crítica, nos limites da lei e, de preferência, fundamentada e respeitando sempre a vida privada de cada um.
É o que procuramos fazer sempre em Tomar a dianteira, esforçando-nos igualmente por separar a esfera política da esfera pessoal, sempre que tal é possível.
Na nossa peça "Que terra esta !!!" lamentámos o evidente sensacionalismo de uma pequena reportagem da Rádio Hertz sobre a reunião camarária da passada terça-feira. O noticiarista de serviço, que não conhecemos, referiu "manhã agitada na câmara", o que não nos pareceu corresponder minimamente à verdade e constituir um caso de evidente excesso e impropriedade de adjectivação. É isso que está escrito (ver a citada peça) e que mantemos integralmente.
Ontem, alguém que supomos ser o referido noticiarista, ligou para um telefone privado, que nada tem a ver com este blogue e nem sequer figura na lista telefónica. Quem atendeu, uma senhora sem qualquer ligação com Tomar a dianteira, ficou surpreendida com o tom exaltado, agreste, abespinhado do interlocutor. Que, calhando, ignora que não se deve falar com uma senhora com o mesmo tom e estilo que se usa para com um cavalheiro. Tudo assaz curioso e bastante tomarense. Para não dizer português.
Pois meu caro senhor, a crítica que lhe foi feita é de âmbito perfeitamente definido e foi, logo na ocasião, devidamente fundamentada. Não há, portanto, nada a acrescentar nem a retirar. Como pelos vistos não concorda minimente com o seu conteúdo (terá referido que não admite críticas sobre a sua idoneidade profissional...), esclarecemos que Tomar a dianteira é um blogue ABERTO (o único, actualmente, na blogosfera tomarense), onde teremos muito gosto em acolher os seus eventuais comentários, desde que em termos cordatos, reservando-nos naturalmente o direito de resposta. E é basicamente isto.
Aproveitamos para endereçar as nossas saudações cordiais.
Tomar a dianteira

20 comentários:

Anónimo disse...

Sr. rebelo, gostei deste seu texto. E no que a si concerne, a primeira frase do segundo parágrafo assenta-lhe que nem uma luva.

Anónimo disse...

Acho muita graça os TPL ainda não terem esclarecido o assunto da hipotética exclusão da sua candidatura no seu bloque que como o Tó Rebelo tanto elogiou.
Porque é que agora estão sem produção blogueira? Estão muito sossegadinhos. Quem cala consente!

Julião Petrúchio :-)

Anónimo disse...

Confirmasse a parcialidade do "O Templário" relativamente aos TPL.

Julião Petrúchio :-)

Sebastião Barros disse...

Para 9:48

É a sua opinião, que respeito mas com a qual não concordo. E sou levado a repetir-me, mais uma vez: a época já não está para sentenças nem para afirmações de cátedra. É necessário fundamentar, apresentando factos verificáveis.Estará você em posição para assim proceder?

Anónimo disse...

Tenho tanta pena destes comentários sobre a idoneidade do pessoal da Hertz.
Eles não merecem. São grandes profissionais! O angariador da publicidade é que anda por aí a cobrir os acontecimentos informativos. É que os jornalistas daquela casa não se podem cansar. Ou então é o angariador da publicidade que quer controlar a informação, dá mais uns cobres!

Anónimo disse...

Dr. António Rebelo, costumo ler com interesse o que escreve no Tomar a Dianeitra (Dianteira com D maior, porque se trata de nome próprio)e aprecio a sua coragem. No caso que me leva a fazer este pequeno reparo, acho que gastou tempo de mais com coisa de tão pouca importância. A menos que tenha tenha sido para aproveitar a oportunidade de criticar um órgão de comunicação social concorrente de um outro a que tem (ou teve)ligação estreita como colaborador. A expressão 'agitada' no sentido em que foi escrita, para quem domina o português, quer dizer que a reunião na Câmara terá sido mais viva do que outras. É claro que não houve ali pancadria, alta gritaria ou insultos. Logo, parece-me despropositado o tempo perdido por V. Exa. para 'bater' em alguém que também não conheço, mas pelo que tenho acompanhado (ouvindo as notícias e lido o que tem saído no sítio da emissora, que tem honra de ser citada frequentemente no Sapo, um dos sítios mais lido na net)está a produzir trabalho apreciável, que não envergonha seja quem for e vai muito mais para lém do adro da Igreja... Os melhores cumprimentos!
Zé do Castelo

Anónimo disse...

...vejamos bem; com o que esta santa gente perde o seu tempo!
benditos sejam.
amen.

Anónimo disse...

Vejam as trafulhices que os IpT fizeram há quatro anos:
http://dre.pt/pdf2sdip/2009/02/025000000/0526905302.pdf

Anónimo disse...

"Gosto muito deste blog Tomar a Diarreia"

HEHEHEHEHEHEH... NUM PAÍS CHEIO DE DROGADOS E AGARRADOS A ANSEOLÍTICOS APARECE ALGUÉM COM SENTIDO DE HUMOR. CÁ EM CASA FOI UM FARTOTE DE RISADA COM A CENA DO "DIARREIA".

LI "O TEMPLÁRIO" E É DE UMA PARCIALIDADE ESTE JORNAL... PORQUE NÃO COLOCAR O ERRO GRAVÍSSIMO DOS TPL NA PRIMEIRA PÁGINA? ESTÁ NA ÚLTIMA E DIZ QUE OS TPL VÃO RECORRER E NÃO TÊM CULPA DE NEM METADE DAS ASSINATURAS APRESENTAREM. ENTÃO QUEM TEM CULPA? PARECE UM ALUNO QUE ENTREGOU O TESTE E DEPOIS DE SAIR DA SALA VEM TER COM O PROFESSOR PEDINDO-LHE ENCARECIDAMENTE QUE LHE DEIXE ACRESCENTAR UMAS LINHAS NA PROVA PORQUE TINHA SIDO INCOMPETENTE (OU MELHOR ESQUECEU-SE!). VALHA-NOS SANTA IRIA... NÃO HAVIA NECESSIDADE. SEMPRE DISSE QUE MILICIANO E COMPANHIA NÃO TINHAM ESTRUTURA LOGÍSTICA, FINANCEIRA E HUMANA SUFICIENTES COM TIVERAM OS IpT HÁ QUATRO ANOS... MAS BURRO QUE É BURRO NÃO MUDA. O IVO É QUE LÁ VAI FAZENDO A CAMPANHA CERTINHA... OUVINDO... VISITANDO... DIGNA DE UM FUTURO VEREADOR EM 11 DE OUTUBRO MAS FUTURO PRESIDENTE DA CÂMARA. POIS MAS EU TAMBÉM LÁ ESTAREI NA CORRIDA. É BOM PARA A DEMOCRACIA. MAS MARQUES QUE FIQUE DESCANSADO QUE VOU VOTAR NELE POIS TENHO DEVER DE ODEDIÊNCIA COMO ELE TANTO GOSTA. ATÉ QUE ENFIM QUE TÊM SITE EMBORA SEJA O MAIS FRAQUINHO DE TODOS. AQUILO É PLASMAR OS OUTROS BLOGUES POIS NEM DINHEIRO TÊM PARA ALUGAR UM SERVIDOR. JÁ AGORA AQUELE PPT ESTÁ MUITO FRAQUINHO MESMO. O PS GANHA NESTA MATÉRIA POIS PRODUZ IMENSO. TEM ALGUNS QUADROS COMPETENTES E JOVENS MAS TEM ACIMA DE TUDO TRÊS OU QUATRO COISAS QUE SÃO OS SEUS SALAZARES. VOCÊS SABEM DE QUEM ESTOU A FALAR.

Julião Petrúchio :-)

Anónimo disse...

OH HOMEM PÕE LÁ O LINK CORRECTO QUE ASSIM UM TIPO NÃO VAI LÁ VER ESSAS TRAFULHICES.

Julião Petrúchio :-)

Anónimo disse...

Será mesmo verdade que o Cocktail de Direita Conservadora (CDC), reaccionário, fascista e fascizante, de gente insigne travestido, foi atingindo por tal bomba de improficiência?

Mas,... naaão acredito!

É de bradar aos altos que tão eminentes, resplandescente, e polidos personagens não tenham feito bem, aquilo de que tão mal diziam!....

Desta forma se compreende que, quem não tem voz na sua terra, venha tentar pregar em terra alheia!
… Na réplica do adágio: “em terá de cegos, quem tem um olho é rei”.
… mas logo surge o petiz e diz:”olha,olha, o rei vai nu….”

Divirtamo-nos, enfim, ao toque e por conta destes coitados oportunistas!

Mais não há que fazer, por agora!


Sonho Sonhado

Anónimo disse...

Tanta confusão em redor da palavra agitada? Isso é não ter mesmo mais nada para escrever no blogue... E não é nada descabida a utilização da palavra agitada pois, de facto, a reunião da câmara assim o foi. E escreve que viu.
PROFESSOR DOUTOR

Anónimo disse...

Para quem domina o português, disse bem oh Zé do Castelo. E já se viu que o sebastião não o domina. Diga lá oh homem, qual foi a argolada que foi cometida? Muito tempo disponível é o que você tem...

Anónimo disse...

Agitada é diferente, muito diferente, de violenta.
Reunião agitada porque se trabalhou, por frenesim, ou porque houve argoladas? O Professor Dr. tem razão
Não entendemos que uma vez se elogie os jornalistas da Hertz, para depois se atacar os jornalistas da Hertz.
Sebastião explica lá.

Anónimo disse...

dre.pt/pdf2sdip/2009/02/025000000/0526905302.pdf

Anónimo disse...

Essa das trafulhices dos Ipt é para rir. Ao que se sabe, houve dúvidas em alguns aspectos das contas por parte da entidade que as verifica, que foram esclarecidas e nada mais, o que é perfeitamente normal.
Em democracia, cumprem-se as regras que estão definidas, as pessoas e os partidos têm que prestar contas, as quais estão sujeitas ao indispensável escrutínio.
Mas podem estar descansados, porque sabemos que nos IpT as pessoas assumem as suas responsabilidades.

Anónimo disse...

Mas então se esse é o Paiva, ele não tem que fazer no "CREN" de Coimbra? É como quando estava cá em Tomar quando ia jogar Squash nas horas de serviço?

Anónimo disse...

"Mas então se esse é o Paiva, ele não tem que fazer no "CREN" de Coimbra? É como quando estava cá em Tomar quando ia jogar Squash nas horas de serviço?"

È muito estranho que o Paiva anda agora a dar entrevistas de uma página ao vendido do Cidade de Tomar.
Pois a Câmara vai-lhe pagar a Festa dos Tabuleiros e o Madureira retribuiu.
O Paiva já não vale nada em Tomar.
È um frouxo e ninguém gosta dele.
Vai-te!!!! OH incompetente.

Anónimo disse...

Paiva:
Volta, pá. 'Tás perdoado!
Vales mais tu que um punhado com todos os outros sete.
Ninguém o diz, mas muitos assim pensam.

Anónimo disse...

Acho também, - devia voltar, já, o atrás falado - para acabar de esbanjar, de uma vez por todas, em obras de esgazear, sem rei nem roque, - apenas fruto da sua iluminado-narcisica cachimónia - os restos dos tostões de que este (por ele), escanifrado concelho, precisa ,para pôr em pé, caco a caco, os destroços herdados da sua esquizotímica forma de tratar o pilim que não lhe saía do bolso….

Pobre Corvêlo, o que te deixou!

( E consegue, o Artista, a vassalagem dum pasquim local, que lhe "dá" DUAS folhas, onde de interessante para esta terra nada diz;
limitam-se, ele, e o serviçal periodista, a querer dar brilho à cada vez mais baça imagem que por aqui tem. ..

farolim