sexta-feira, 14 de agosto de 2009

A CULTURA QUE NÃO SE VÊ MAS OUVE-SE

É uma frase feita, que vale a pena repetir -A cultura, a verdadeira cultura, não se vê, mas ouve-se. Foi exatamente o que ocorreu aqui há dias em www.radiohertz.com - programas. Uma bela entrevista com o Dr. Correia Leal, médico, empresário e tomarense por decisão própria, pois já nos honra com a sua companhia cidadã há trinta anos.
Durante cerca de uma hora, questionado pelo excelente profissional que é Vítor Melenas, alargou-se em óptimo estilo por três grandes temas, por esta ordem: União de Tomar, Listas concorrentes às próximas autárquicas e saúde. Comentários de valor, na forma como foram ditos, excelentes no conteúdo, visto tratar-se de um cidadão exemplar, não enfeudado a qualquer força nem pressionável pelas correntes sociais tomarenses, aliás demasiado fracas até para isso.
Sobre o União de Tomar não nos vamos pronunciar, por entendermos que há outros espaços onde isso se faz muito melhor. Como não ouvimos toda a parte da saúde, resta-nos a política local.
Mostrando-se um excelente conhecedor do pântano político tomarense, Correia Leal começou por explicar o seu apoio a José Lebre, seu amigo de há longos. Depois, pedindo desculpa de forma litótica por entrar em terrenos que não são os seus, teceu ponderadas considerações sobre os restantes candidatos. Aconselhando vivamente a sua audição, não resistimos a citar um pequeno fragmento sobre a lista do PS: ..."E há aquele rapaz que andou toda a vida na política; aquele que dizem que é o Carrão do PS..." Digam lá que não está bem comparado! Realmente, a cultura geral é mesmo aquilo que fica quando o resto se esqueceu...

15 comentários:

Anónimo disse...

Está visto que não se pode elogiar ninguém que isso significa pedir esmola... Há muita gente invejosa por aí! Já agora, será que os elogios feitos ao jornalista Vitor Melenas também recebem troco em dinheiro? Há pessoas que bem podiam estar caladas. Só gostam é que se fale mal. Para telenovelas, já bastam as da televisão.

Anónimo disse...

Haja respeito e bom senso por um corajoso munícipe que permite a cada anónimo expressar a sua opinião. Respeito e admiração.

Sebastião Barros disse...

Foram eliminados os dois primeiros comentários, porque se entendeu que eram demasiado partidários e excessivamente eruditos para o nível geral deste blogue. Por tal motivo, pedimos licença para solicitar aos autores respectivos que doravante façam o favor de procurar outro sítio para vomitar, posto que aqui não recebemos nem tencionamos solicitar qualquer subsídio estatal ou camarário para a indispensável desinfecção. Em todo o caso, muito obrigado pela atenção dispensada e pela prova provada de que a verdade ainda continua a aleijar bastante alguns cidadãos mais atreitos a maleitas várias.Efeitos dos óculos partidários? De cabedal?

Anónimo disse...

O Moita Flores, Pr. da CM Santarém pelo PSD, que se vai recandidatar pelo PSD, com o apoio da Drª Manuela Ferreira Leite, diz que não apoia a Presidente do PSD para Primeira-Ministro.
Desde sempre se sabia que Moita Flores navegava em águas de "esquerda" opostas ao PSD, no entanto o habitual e tradicional oportunismo político de Miguel Relvas levaram a contratá-lo.
É a descarectização e o evaziamento do PSD.
O sonho é ter um PSD sem militantes (que incomodam), quando necessário vai-se contratar candidatos políticos fora.
É o culto do absurdo.
É o culto do surrealismo.
Está explicado porque é que Tomar tem uma exposição sobre o surrealismo.
Tomar capital do Relvas, perdão, capital da cultura surrealista.

Anónimo disse...

Afinal sempre dão atenção às Rádio locais, principalmente à Hertz.
A Rádio Hertz tem muito bons analistas e muto boas análises.
É muito escutada e muito comentada entre tomarenses, e não só.
Mas, ainda podia fazer melhor.

Anónimo disse...

Anda tudo louco. Admiração pela personagem citada? Ganhem JUÍZO.

Anónimo disse...

A Rádio Hertz passou a
liderar a informação local.Bem hajam!

Anónimo disse...

As rádios locais sempre foram conotadas com tendências «pimba», mas convém salvaguardar alguns exemplos. Em Tomar, naquilo que nos diz respeito, julgo que não nos podemos queixar. Não é pela comunicação social que esta cidade tem razões para se envergonhar.

Anónimo disse...

Pois não! Os dois semanários locais e pelo menos uma das rádios são verdadeiros exemplos de isenção, de qualidade, de profissionalismo e de variedade redactorial. Tem toda a razão. Tão certo como as galinhas terem três patas e duas cabeças cada uma! Para não falar dos dentes.

Anónimo disse...

Os dois semanários e uma das rádios? Então nada se aproveita? Valha-nos o dica da semana.

Anónimo disse...

Não há dois jornais e duas rádios?

Anónimo disse...

Não! Toda a gente sabe que Rádio mesmo a sério só há uma... a Hertz!

Anónimo disse...

A Rádio Hertz!...Só se for agora...

Anónimo disse...

Mas a hertz não é do templario? Então se a hertz é seria, o templário não é porque?

Anónimo disse...

A Rádio Hertz já não pertence ao Jornal o Templário há muito tempo...