domingo, 16 de agosto de 2009

O MESTRE APRESENTA DISCÍPULOS


António Rebelo
"A LISTA PARA A ASSEMBLEIA DO PS"
Há quem pense que sou invejoso, vingativo, rancoroso, ressabiado, revanchista, e mais não sei quê. São os "cabeças de galo". Cantam de cor. Não me conhecem. Ou não me conhecem o suficiente. Outros consideram que por vezes "ando com os socialistas ao colo". São um pouco exagerados.
Procurando continuar com o que considero ser uma linha de imparcialidade imperfeita, e tendo em conta que "A escrita é a montra do pensamento", decidi reproduzir o mais recente escrito de Luís Ferreira, datado de 12 do corrente. Foi copiado do "Vamos por aqui", que estava inactivo há um mês.
Mantenho o texto original, usando o negrito para realçar o que me parece mais significativo. No final, farei alguns comentários interpretativos.
"O Ps escolhe hoje a sua lista para a Assembleia Municipal. Mantendo o essencial das suas escolhas -e da sua estratégia-, vai o PS propor uma lista de candidatos à Assembleia onde pontuam, sem desprimor para todos os outros, o Hugo Cristóvão, a Anabela Freitas, o Zeca Pereira e o Hugo Costa.
Por motivos diferentes, cada um deles é para mim uma referência: -Hugo Cristóvão, representa o líder, o amigo de longa data e o quadro mais bem preparado do PS em Tomar, sem qualquer dúvida será um excelente Presidente da Assembleia Municipal; -Anabela Freitas, além de minha companheira e muito para além disso, não tenho dúvida que, tirando o Paulo Arsénio até adoecer, é a pessoa mais empenhada, trabalhadora e profissional que alguma vez conheci. Dará uma excelente Deputada, da República e Municipal; -Zeca Pereira é um camarada de longas lutas do PS em Tomar e na Distrital. Representa o passado de sucesso do PS, de Tomar e da Região. É para mim um orgulho poder contar novamente com ele como Deputado Municipal; -Hugo Costa, além de ser o líder da JS local é um Economista que "deu sempre nas orelhas, e bem" quer ao Vítor Gil, quer ao Paiva, quer ao Relvas. Tomar ganha em ter este excelente quadro como seu deputado Municipal e Lisboa em o ter como dirigente nacional da Juventude.
Uma palavra de obrigado aos meus colegas de bancada António Oliveira, que continua, Anabela Estanqueiro, que me acompanhará também na Câmara e Jorge Franco, que faz agora uma pausa, pelo especial empenhamento que tiveram para que o trabalho do PS na Assembleia durante este mandato, que ora termina, tivesse sido coroado de sucesso.
Um obrigado sentido e amigo, ao Paulo Arsénio, que neste momento de convalescença, torce por nós e voltará em breve para as lutas, que só ele sabe fazer!
E VAMOS PÔR ESTA TERRA EM ORDEM, COMO METEMOS O PS!"
O que chama desde logo a atenção, por se tratar de um lapso muito significativo, é o próprio título. Em vez de "A lista do PS para a Assembleia", como seria correcto, saiu uma redacção indicando que a assembleia é do PS. Será?
Há depois a baralhada inicial, em que "o Ps escolhe hoje... ...mantendo o essencial das suas escolhas e da sua estratégia". Por outra palavras: escolham o que quiserem, desde que seja o que eu escolhi antes.
A qualificação de Hugo Cristóvão, quiçá merecida, dá que pensar. Sendo "o quadro mais bem preparado do PS em Tomar" que motivo ou motivos levaram a não o escolher para cabeça de lista à câmara, nem sequer para o respectivo elenco? Foi ele que não quis? Porquê?
Outro tanto se poderá perguntar em relação à pausa de Jorge Franco. Se realmente a actuação dos socialistas na AM foi "coroada de sucesso". O que leva Franco a afastar-se de facto?
Sobre Anabela Freitas nada a dizer, pois a vida privada de cada qual não nos diz respeito. Resta Hugo Costa e aquela deselegância de "dar nas orelhas e bem" a respeitáveis cidadãos. Ainda que fosse verdade, manda a cortesia escamotear certas coisas, em nome da boa convivência social. Louvando abertamente tal comportamento, está-se a arranjar de antemão alguém para a fogueira das polémicas locais.
E chegamos à proclamação final. Que é realmente inquietante! Até o Salazar, que nunca se distinguiu pelos seus sentimentos democráticos, quando chegou ao poder afirmou -"Sei muito bem o que quero e para onde vou." Nunca ousou escrever preto no branco "vamos meter o país na ordem!" Pois o Luís Ferreira acaba de o fazer. Por inconsciência? Vítima do cansaço? Traído pelo facto de o português ser uma língua muito traiçoeira? Seja qual for a resposta, está dito, está dito!
Se é realmente para meter esta terra na ordem, oxalá o PS nunca mais volte a ganhar as autárquicas. Pelo menos até que o Luís Ferreira seja o patrão da quinta nabantina. Parafraseando Manuel Alegre, "quem escreve assim, ou tem feitio de ditador ou alma de lacaio."

20 comentários:

Rebélésco disse...

Assembleia do PS? Mas já foram as eleições autárquicas? Ou será um (P)artido (S)urrealista? Assim, não terão muito tempo para irem á caça do voto, com aquele equipa. Ou será somente um mero grupo empoleirados e acostados à "politiquice". Vão mas é trabalhar que emprego já não vos falta!!!

Rebélésco disse...

Assembleia do PS? Mas já foram as eleições autárquicas? Ou será um (P)artido (S)urrealista? Assim, não terão muito tempo para irem à caça do voto, com aquela equipa. Ou será somente um mero grupo empoleirados e acostados à "politiquice". Vão mas é trabalhar que emprego já não vos falta!!!
O comentário anterior parecia o "Chinês" a escrever, mas muito mal, diga-se de passagem.

Anónimo disse...

Existe gente que nunca cresce. Continuam na vida sempre a brincar.
É o caso desta gente do PS Tomar, continuam a brincar com a política.
Que falta de nivel.
Enaltecem o dar nas orelhas, porque as suas são tão grandes que os incomodam.
Falam, falam e não dizem nada, inclusive ao eleitorado de Tomar, que mais uma vez lhe vai puxar as orelhas, com um resultado miserável como terceira força eleitoral do concelho a nível autárquico.

Anónimo disse...

O que eles querem é música e da pimba de preferência.

Realmente são os melhores ... da rua deles!

Tadinhos!

Têm cá umas orelhas ...!!!!! Deus meu!

Anónimo disse...

Como disse há dias aqui, não sou nem da mesma idade nem partilho dos mesmos valores que sempre conduziram a minha vida em relação aos que definiram os do percurso de vida do Rebelo.
Quanto ao seu texto vou dar o meu comentário:
1.º Cristovão não tem profissão pois eu próprio (e tantos outros de Tomar) tivemos que transpirar muito e só assim as coisas são mais saborosas de se alcançarem embora ele vá pelo caminho mais fácil e nem sei para quê pois perde sempre. O Cristovão não vive todos os dias em Tomar e adora Lisboa (eu também) mas só dá valor à sua terra quem sente no dia-a-dia, quem vai às compras, compra livros em Tomar ou leva os filhos aos patinhos e ao baloiços . Vir cá de vez em quando e escrever umas coisas não me diz nada ou melhor diz pois o Cristovão anda a fazer turismo desde menino na nossa terra e goza com o nosso dinheiro pois o duplo-queixo arranja-lhe tachos onde pode por cima de quem puder. São tachos pois o Cristovão não assenta em lado nenhum. Não tem obra feita e agora tenta a AM de Tomar para dar nas vistas. Antes nas vistas pela sua profissão. Professor? O tipo sabe lá o que é um professor! Seguiu nos meus conselhos pois emagreceu, tirou os óculos e espero que tenha deixado de usar a famosa muleta "efectivamente". E espero que tenha deixado de fumar pois faz-lhe bem à saúde e à reputação. Fumar como ele fuma é à marico. Quer ser Presidente de qualquer coisa remunerada mas só por cima do meu cadáver pois quadro qualificado sou eu e mais alguns... e deste não me apetece dizer mais nada...

Anónimo disse...

2.º Anabela Freitas é bom de ver que por ser "amiga" do duplo-queixo tem logo lugar nas listas. Pois bem o seu trabalho no Centro de Emprego de Tomar foi desastroso. Estranho que nem Rebelo fale desse facto. Como foi nomeada uma senhora que apresenta uma licenciatura em Recursos Humanos e nunca soube falar do estado actual do desmprego em Tomar. Será que ela sabe fazer e explicar o que é uma taxa de crescimento do saldo migratório? Não não sabe e isso é muito grave. Sabe ela qual é a diferença entre previsão e estimativa? Não não sabe e isso é grave. sabe ela qual é a taxa de actividade na Região Centro entre 1989 e 2007? Não não sabe e isso é grave. Se como gestora de pessoas é uma lástima como técnica e directora é igual. Ela é o Vicente de saias (ou calças?) do SMAS. Compensou o ordenado e o cargo para entrar nas listas de deputados do PS em Santarém mas nem para deputada da nação irá. Vamos ver se ocupará o lugar na AM. Quando essa senhora me provar que trabalhou o suficiente para promover a organização do CE-Tomar eu deito foguetes. Não tem obra feita e é uma polítiqueira. Conheço-lhe a família e as suas ambições políticas legítimas mas que anda mal acompanhada anda e é muito fraca tecnicamente. Será que ela sabe o que é o desemprego residual? Não não sabe e isso é grave. Dessa chega depois veremos onde fica colocada. Aconselho-a a emagrecer pois tem uma cara de senhora nos cartazes...

Anónimo disse...

3.º Hugo Costa tratado como "Professor" dos outros experientes e razoáveis economistas. O que ele é ao pé de Gil? Um grão de areia. Por favor tirem-me deste filme. O Costa ainda usa fraldas. Vamos dar tempo ao tempo ao Costa-Freak. Aconselho o Costa a visita o CV do Paul Krugman para inferir da sua pequenez cerebral apesar da sua altura física anormal para os padrões nacionais.

Anónimo disse...

Oh pá o PS anda cheio de dinheiro para tantos cartazes porque será... Freeport???

Anónimo disse...

Por fim uma palavra para o duplo-queixo que só tem dado cambalhotas na vida: caro concidadão vais ter o que mereces... vais acabar na roça. Dia 11, quando nem elegeres um vereador, não digas que é de haverem tantos concorrentes e considerável dispersão de votos. Olha ao espelho e vai-te embora rapaz pois aqui já estás a mais há bué de tempo. Só burros como tu não vêem. O Pedro Marques também já cansa mas bolas o tipo tem profissão... arre égua.

Anónimo disse...

Post Scriptum: a entrevista de Correia Leal na hertz foi realista e bem-vinda de um outsider. O que ele disse do duplo-queixo e dos outros foi de uma clarividência que só alguns descomprometidos com o poder conseguem dizer. “Está lá um tal que é o Relvas do PS”. Foi bem dito. Sim olhando para o CV do DQ não vemos nada de profissão. Os meus valores chamam a estes senhores de parasitas. Deixam o país a saque. Basta olhar para os bandidos que circundam o incredível Sócrates e a credível dama de ferro Ferreira Leite. São quase todos uns bandidos, piratas e yes-man. É ASSIM QUE ESTAMOS A EDUCAR OS NOSSOS FILHOS? OS MEUS NÃO... ARRE ÉGUA!

Anónimo disse...

Notinha: os meus posts apresentam algumas gralhas mas gostaria que os eleitores os detectassem. Fica para trabalho de casa. Sabem que um génio comete erros de somenos importância mas relevantes para quem quer chegar ao meu patamar de excelência.
E agora só falta assinar o que tenho escrito sobre estes palermas do PS,

Julião Petrúchio :-)

Anónimo disse...

O Julião regressou às lides cá com uma vontade e uma capacidade de escrita, realmente impressionantes.
Mas derrapou numa questão essencial. Na entrevista à Rádio Hertz, Correia Leal não comparou implicitamente o Luis Ferreira com o Relvas, mas com o Carrão. Disse textualmente "aquele que é o Carrão do PS". Faz toda a diferença, pois Relvas licenciou-se, enquanto que os outros dois têm sido assaz inteligentes para nunca terem até agora posto os pés, como inscritos,numa universidade pública ou privada. Para desgraça já basta o caso da Independente.

Anónimo disse...

«O Julião regressou às lides cá com uma vontade e uma capacidade de escrita, realmente impressionantes.
Mas derrapou numa questão essencial. Na entrevista à Rádio Hertz, Correia Leal não comparou implicitamente o Luis Ferreira com o Relvas, mas com o Carrão. Disse textualmente "aquele que é o Carrão do PS". Faz toda a diferença, pois Relvas licenciou-se, enquanto que os outros dois têm sido assaz inteligentes para nunca terem até agora posto os pés, como inscritos,numa universidade pública ou privada. Para desgraça já basta o caso da Independente.»

Muito obrigado pela chamada de atenção pois o que afirmas é um facto. Acabei de ouvir agora mesmo e tens toda a razão. Erro meu e assumido como não poderia deixar de ser por uma pessoa extremamente humilde como sou :-)
Mas já agora, em atalho de foice, não seria nada descabido se o Correia Leal dissesse Relvas pois é da mesma casta e não te esqueças que o Relvas se licenciou ao jeito de Socrátes ou julgas cá, caro concidadão, que não sei como ele conseguiu o curso?
Portanto para mim Relvas ou Carrão era o mesmo salvas as devidas diferenças de dicção, educação, porte, inteligência e esperteza.
O Relvas não deixa de ser um palhaço que aparece de quando em vez na TV, ou nos jornais ou nas revistas e tudo a seu pedido pois o homem não tem virtudes suficientes para ser nada num país sério só num país de vigaristas e oportunistas. Aliás ainda ante-ontem o vi na TV atrás de mais uma figura proeminente do PSD. O Relvas faz lembrar-me o José Mendes sempre atrás. O Luís Ferreira é o mesmo e o Carrão outro.
Grato mais uma vez pela chamada de atenção envio-te os meus cordiais cumprimentos.
A partir de agora a Ferreira Leite vai chamar-se a NECA e a vendida da Joana Amaral Dias será a MARCELA!
O Pedro Marques anda com problemas respiratórios? Nas entrevistas que dá na hertz até oiço o seu arfar que até dá vontade de lhe dar oxigénio. Deve andar à rasca.

Julião Petrúchio :-)

Anónimo disse...

Pedro Marques numa entrevista na hertz em conjunto como o presilha do Rosa Dias afirma que Soares foi para terceiro porque vai ter a pasta da cultura (vai porque lhe aranja financiamento para a campanha e dá-lhe as sedes)? E Graça para segundo pois vai ter a pasta da educação (vai porque é uma mulher bem "abonada" e isso ele gosta além disso tem que colocar mulheres)?
Oh Pedro Marques voltamos para trás? Ele falava dos tempos saudosos da sua câmara mas ela felizmente já não existe como ele a geria. Ora se tem jeito todos os elementos do executivo camarário se deslocarem para verem das obras. Como se não existissem técnicos bem pagos na câmara. Oh Pedro o tempo não volta para trás e ainda bem. Correia Leal disse que PM era um dinossauro da política e muito bem dito. O que o faz correr? Será que não gosta da família e da sua profissão? Oh pá depois do trabalho de advogado que deve ser absorvente porque não se dedica aos netos? Sinceramente dê lugar aos mais novos pois é só velhosnaqueles IpT. Com tantos candidatos as contas do PM e do Soares estão trocadas.
Por fim direi que o lerdo do João Simões não topou nada. Trabalhou que nem um cão em quatro anos. O Soares andou nessa altura a ver como corriam as coisas e infiltrou lá a mulher e como a coisa deu foi escrevendo banalidades de 3 paragráfos nos pasquins da terra enquanto que o João até tem material para editar um livro. O que fez o grande PM? Interesseiramente colocou Soares em terceiro. Se alguém acreditar em Tomar como cidade de cultura é um trissómico 21!
Já chega por agora... mas ressalvo que votarei em PM pois sou fiel aos meus princípios mas é a última vez para mim e para ele palavra de,

Julião Petrúchio :-)

Rebélésco disse...

Mas o Carrão podia tirar um Curso Superior. Já tem mais de 23 anos e as Novas Oportunidades estão bem patentes na denominada Universidade Sénior (o que é isto?) de Tomar. Perguntem à Rosária agora no PSD e noutros tempos em partidos de esquerda. A cortiça é uma forma de navegar!!!
E eu que pensava que a Universidade Sénior de Tomar fosse com valências de "Comes e Bebes" mais conhecida por Universidade dos Petiscos. Perguntem à Rosária o que é aquela fantochada.

Anónimo disse...

É verdade aquela coisa é uma fantochada mas o Salgueiro, candidato à Freguesia de Santa Maria, pelos IpT, e que não tem hipótese nenhuma pois nem falar sabe, esteve na Universidade Sénior e já era licenciado em Direito ou seja aquilo é mesmo para os grunhos.
Novas oportunidades para o Carrão? O tipo não é humilde como nós e é uma vergonha a forma com fala (nem se percebe) pois parece um stressado sem pensamento organizado. Disseram-me que o homem sempre trabalhou para chegar ao lugar em que está. Arre égua... poderia ter evoluido pelo menos na forma como fala e na postura. O Cavaco Silva teve aulas particulares e evoluiu sabiam? Ah a cena do bolo rei não conta.

Julião Petrúchio :-)

Anónimo disse...

"Por fim direi que o lerdo do João Simões não topou nada."

Olhe que não Dr.! Olhe que não!

De lerdo não tem ele nada! E vê muito mais do que possa imaginar!!!!!!

Aguarde com calma e constará!!!!!

Anónimo disse...

VAMOS LÁ POR TOMAR NA ORDEM, COMO PUSEMOS O PS!

Bem dito e bem escrito Luis.
manda dar uma volta ao bilhar grande os pretensos donos de Tomar e do PS.

Chegaste lá e puseste-os a andar que esta terra não é só para filhos-família ou chulecos de meia tigela.

O que os enerva é que falam, falam, mas não te conseguem chegar aos calcanhares.

VAMOS LÁ A POR TOMAR NA ORDEM, QUE PARA DESOLDEM JÁ BASTA O PSD.

Anónimo disse...

irosiliOrdem qual? Em 3º força politica autárquica em Tomar.
Se isso é algum ganho talvez pois este PS Tomar está tão descredibilizado que mesmo isso é muito trabalho para eles.

Anónimo disse...

"VAMOS LÁ POR TOMAR NA ORDEM, COMO PUSEMOS O PS!"

Mais uma bravata dum soba pinóquio saloio!
E já agora como faz isso?!

Instaura uma ditadura "demUcrática"?!

Ou só dá bucha a incondicionais?!!!

Presunção ......

A cãozoada ladra e a caravana ......

Vozes de BURRO!