sábado, 10 de setembro de 2011

Agradecimento aos tomarenses instalados

Muito obrigado, caros tomarenses instalados. Graças à vossa atitude de sempre, a concentração a favor da preservação do alambor foi um fracasso em termos quantitativos. Estiveram presentes umas trinta pessoas, incluindo os jornalistas. Ainda bem! É que cheguei a imaginar as coisas mal encaminhadas. Ainda ontem disse à jornalista Elsa Lourenço, da Rádio Cidade de Tomar, que esperava entre cem e duzentas pessoas. Baseava-me nalguns nomes da petição, que me deixaram de boca aberta. Felizmente que estava outra vez enganado. Se tal tem acontecido, se tivessem comparecido centenas de pessoas, tal constituiria bem entendido um forte incentivo, ao mesmo tempo que um compromisso para convosco. Assim não. Continuo livre como o vento, o que é excelente, dado que vocês não são mesmo nada fáceis de governar. Têm em geral um comportamento canino. Só gostam de quem vos sustenta o corpo e os vícios. Feijoada, febras, cozido à portuguesa ou leitão assado, tudo bem regado, eis a vossa paixão. Agora os calhaus velhos do alambor...
Claro que feito o agradecimento supra, sou levado a penitenciar-me perante os ilustres autarcas, que tão injustamente tenho criticado. Estava redondamente enganado. Tudo visto e ponderado, trata-se de excelentes administradores, quando comparados com quem os elegeu. Está portanto correcto aquele velho dito popular segundo o qual "Deus quando faz panelas, faz também tampas para elas". Nem mais! Com uma nota suplementar: as tampas, não sendo de 1ª a nível nacional nem regional, são contudo muito boas em relação às panelas. As coisas são o que são.
Quanto ao alambor e ao elefante branco da Levada, vai tudo pelo melhor. Nada de especial a assinalar. No dia em que perdeu a cabeça, Luís XVI escreveu de manhã no seu diário "nada que mereça referência". À tarde separaram-lhe a cabeça do corpo, na guilhotina.
Convosco, caros conterrâneos, sucede de certa maneira o mesmo. Deslumbrados com o poder uns, agarraditos aos lugares outros, cuidam que o maná vai continuar durante muito tempo, pelo que tudo fazem para que nada mude. Estão enganados. Até Abril próximo, metade das chefias vão levar o pontapé ao fundo das costas. Seguir-se-ão muitos eleitos em 2013, conjuntamente com algo entre 30 e 50% da função pública, o mais tardar até 2015. Boa sorte e boa viagem a todos e a cada um. Não me deixam saudades, pelo que evitam de vir lastimar-se para o blogue, pois a resposta será sempre curta e incisiva: Tarde piaste!

Cordialmente,

António Rebelo

4 comentários:

MP disse...

Prezado Amigo,

Subscrevo o seu artigo.

Faço ainda uma ressalva:
este crime é muito mais extenso, e muito mais grave do que era aparente.

As consequências disso, por tal, serão também elas mais graves.

Desde boatos de infiltração de elementos de extrema-direita na Acção, até a elementos de extrema-esquerda ... tudo utilizaram para, assim consideravam, dissuadir as pessoas de comparecer.
As pessoas verdadeiramente conscientes não ateêm a especulações; pensam pela sua própria cabeça: "aquilo que está em causa, merece ser defendido?" E, basta agirem em consonância.

São escravos do medo. Todos eles.

Não deixarei de Lutar pelo Património Histórico Imemorial e Emérito de THOMAR, mesmo que seja contra os tomarenses.

Agora, é que vai começar.

Saudações Templárias,

Margarida Pardal

Luis Ferreira disse...

Estimado Prof. Rebelo

O seu tom de desafio aos Tomarenses parece-me despropositado. As pessoas são livres de ligar aos assuntos ou não e quem anda na vida publica, de forma oficial como é o meu caso, ou oficiosa como é o seu, deve aceitar essa liberdade.

Fique convicto que o motivo de fundo da petição, da manifestação e de tudo o que rodeia o "caso alambor", tem a minha estima e solidariedade: a defesa da sua reconstrução, estudo e preservação! Isto porque sei muito bem quão difícil é fazer ouvir a voz da defesa do património junto de pessoas que falam muito e fazem
pouco. Só o facto de pela primeira vez desde há quatro congressos do PS ser delegado eleito, não me permitiu estar presente na iniciativa, o que poderá confirmar com o meu camarada Hugo. O facto de poucos se incomodarem não nos deve estranhar. Hoje é mais fácil dar um "like" do que ir votar, por isso Tomar continua há décadas a ser governada pelo mesmo tipo de "atrasos de vida" que sabemos...

Quanto ao Alambor, esteja certo que o Igespar trabalhar a nosso contento e o valioso património "desenterrado", será uma mais valia para a nossa Cidade e País. E se for necessário lançar qq novo concurso ou alterar o que está em execução, será pelas mãos dos eleitos socialistas viabilizado, conforme já publicamente nos comprometemos.

Saudações de defesa do património, do Vereador (até 2013, que depois logo se vê...) LF

Unknown disse...

Meu Luís:

Podes crer que não há no meu comentário qualquer ideia de desafio, que eu até já nem tenho idade para essas coisas. Trata-se apenas de franqueza. De escrever aquilo que penso sobre o assunto. Quer seja conveniente ou não, pois nada tenho a perder, além da minha honestidade.

Cordialmente, como sempre,

António Rebelo

Nuno Alvares disse...

Cuidado com a solidariedade dos "aventais"..............
Mais cinismo para cima de nós, não.
Chega! Que não somos tão parvos assim!