sábado, 17 de setembro de 2011

Considerações ilustradas de fim de semana

Se gosta de paisagens bucólicas outonais, quando passar na Ponte Velha aproveite. Dentro de pouco tempo acabou-se. Pelo menos os dois choupos mais à direita já têm a sentença lida. Só falta a execução. Vão abaixo porque as raízes estão a danificar as fundações dos lagares.
Por falar em lagares, estamos como dizem os comerciantes, referindo o dinheiro em caixa -Dantes havia, agora devia haver mas não há. Tal como em Coimbra, mas a outro nível, o aluguer de quartos  é a nova e florescente indústria tomarense. Com a antes assinalada diferença de nível. Em Coimbra sabem que se deve dizer e/ou escrever "Quartos alugam-se", por causa de um detalhe chamado concordância em número.
Outro aspecto muito tomarense. A foto foi obtida ontem. Este verão, não é? Bem  cantava o Variações: "É prámanhã!..." E até pode acontecer como tem sucedido com os projectos políticos para a urbe -Todos têm mas nunca ninguém teve ainda ocasião de ler um...

Claro que não é assim que se escreve em conformidade com o dicionário. Mas também não há erro ortográfico, se considerarmos que a grafia mais não é que uma transcrição fonética daquilo que pronunciamos. E se o autor diz assim, que lhe havemos de fazer?
Há também uma outra explicação que faz todo o sentido: Tendo ouvido dezenas de vezes a magnífica promoção publicitária levada a cabo tanto pelo Turismo de Lisboa e Vale do Tejo como pelo Turismo Municipal, sempre com o mote "TOMAR GRANDE ESTÂNCIA TURÍSTICA" (Quando e como é que ainda ninguém sabe...) o escrevente terá deduzido, de resto com toda a coerência, que numa estância turística não convém estancionar em qualquer lado.
E quem disse aos senhores da RêTêPê para avançarem com a "Têvê Rural", com os inefáveis Quim Roscas e Zeca Estancionâncio? Se calhar nunca ninguém lhes ensinou que a asneira é mais contagiosa do que o sarampo...

5 comentários:

Maria disse...

Olá Luís
Boa postagem, sim senhor!
Mais choupos abatidos? Vão plantar palmeiras?
Bom fim de semana e, "Coidadu com os estanciamentos".
Beijo
Maria

Unknown disse...

Luís?!?!

Luis Ferreira disse...

Lol Até que lhe ficava bem um nome "régio", que a república me perdoe... Lol

Maria disse...

Enganei-me no nome António. Como visito os dois ao mesmo tempo...
O comentário era mesmo para si.
São os quase 67 a dar sinal.
Peço desculpa.
Maria

Daniel Sousa disse...

Já que estamos numa de corrigir... Os imóveis não se alugam, arrendam-se! -.-