quarta-feira, 28 de setembro de 2011

E os próximos alvos são...

Numa das problemáticas que mais preocupa os tomarenses, a da transferência e/ou encerramento de serviços públicos na cidade e no concelho, enquanto a autarquia se vai calando ou, pelo contrário, tomando decisões sem qualquer fundamentação, um autarca da região resolveu vir dar lições aos tomarenses. Em declarações à Rádio Hertz, António Rodrigues, presidente da Câmara de Torres Novas e da Comunidade do Médio Tejo, afirmou que a ideia de reduzir as urgências hospitalares partiu de Tomar. Disse igualmente que nessa matéria há gente a falar em excesso e que o melhor é manter um prudente silêncio sobre o assunto.
Estranha posição esta, de um autarca eleito e dirigente intermunicipal igualmente sufragado, que ousa vir para um concelho vizinho dar conselhos, ainda por cima no sentido de levar os cidadãos eleitores a não abrirem o bico. Como se estivéssemos ainda antes do 25 de Abril.
Por muito que custe ao senhor autarca, que não hesita em usar de práticas manhosas para não cumprir as leis em vigor, quando tal lhe não convém, há liberdade de expressão e direito à informação. O que permite dizer aos tomarenses quais são nesta altura as instituições públicas locais ameaçadas de encerramento a longo prazo e porquê.

  1. O Instituto Politécnico de Tomar, ou muda muito rapidamente, ou morre, conforme já aqui foi dito o ano passado. Nem sei mesmo se o tempo de mudar ainda existe. Lanterna vermelha na primeira fase de candidaturas, com floreados de circunstância no sentido de enfeitar a realidade, sem corpo docente que se recomende pelos graus académicos, recrutamento opaco de docentes, clima interno extremamente problemático e formações que não primam pelo trinómio originalidade/qualidade/empregabilidade, está praticamente condenado. Passará primeiro a ser um apêndice de Santarém ou de Leiria, para depois desaparecer, vítima das suas práticas, da modernidade e do ensino à distância.
  2. Hospital de Tomar: dada a sua atribulada história e a cada vez mais acentuada decadência económica e populacional de Tomar, já largamente ultrapassada por Ourém, irá perdendo valências até se transformar num local de cuidados paliativos e para a terceira idade. Falta agora determinar apenas para onde passarão a ser conduzidas as urgências do concelho de Tomar. Para já, Abrantes; depois, Santarém ou Leiria? Com a conclusão do IC9, a capital do Lis tem vantagem. Fica mais perto. As novas vias servem para trazer, mas também para levar gente...
  3. Regimento de Infantaria 15. Tomar já foi uma verdadeira cidade de guarnição, com comando de região militar e tudo. Após o 25 de Abril foram-se sucessivamente o quartel general, a banda de música, a fanfarra, a farmácia, o hospital militar, a messe de oficiais e a infantaria tradicional, substituída pelos paraquedistas, entretanto transferidos para o exército e rebaptizados como infantaria aerotransportada. Infantaria 15 é agora, em termos de efectivos, uma sombra daquilo que em tempos foi. Com a crise agravar-se, aumentam as medidas tendentes a reduzir despesas. Constatando que o quartel tem coberturas de amianto, material proibido na União Europeia desde o final dos anos oitenta, e não havendo dinheiro para substituir tudo aquilo, já se fala nos meios castrenses em fechá-lo, concentrando as tropas da zona no Campo Militar de Santa Margarida...
Claro que tudo isto é nefasto, doloroso e mal aceite pela população. Julgo, porém, que não é com silêncio,   paninhos quentes e paleio de circunstância que vamos conseguir recuperar de tais traumas. Sendo cada vez mais evidente que o futuro se parece cada vez menos com o passado, urge arejar mentalidades e não esperar que as coisas aconteçam, mas fazê-las acontecer. Como? Pois aí é que reside o problema. Todos conseguimos improvisar, mas só os realmente dotados é que logram triunfar improvisando. Os outros apenas vão deixando um rasto de esterco, embora lhes pareça o contrário. É como dizia o ex-primeiro-ministro Sócrates: "Se soubessem o trabalho que me deu preparar este improviso e ter sorte com ele..."

    2 comentários:

    Bernardo Carvalhais disse...

    http://porabrantes.blogs.sapo.pt/972378.html

    marcello de noronha

    Bernardo Carvalhais disse...

    http://porabrantes.blogs.sapo.pt/972378.html