segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Para que conste onde convier...

1ª FASE DE COLOCAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR

Formações com vagas esgotadas
              Estabelecimento/Curso                    Vagas  Colocados
  1. Universidade de Aveiro - Turismo          25              25                           
  2. Universidade de Coimbra - Turismo       30              30                       
  3. Universidade de Évora - Turismo           30              30                       
  4. I. P. Coimbra - Turismo                        40              40                        
  5. Univ. Algarve - Faro - Turismo              55              55                        
  6. I. P. Leiria - Peniche - Turismo              40              40                   
  7. I. P. Viana do Castelo - Turismo           35               35                     
  8. E. S. H. T. Estoril - Gestão Tur.             60              60                      
  9. E. S. H. T. Estoril - Gestão Hot.            60               60                       
  10. E. S. H. T. Estoril - Info. Tur.                40               40                         
          Formações com pelo menos 10% de colocações                                 
  1. U.T.M.A.D. - Chaves - Turismo          40               28                          
  2. I. P. Beja - Turismo                             40               11                       
  3. I. P. Bragança - Turismo                      50                 5                      
  4. I. P. C. Branco - Turismo                    30                 4                      
  5. I. P. C. Branco - Gest. Hotel.              30               12                        
  6. I. P. Coimbra - Ecoturismo                  35               15                       
  7. U. Alg. - Portimão - Turismo               30               20                      
  8. I. P. Guarda - Turismo e Lazer            28                 9                         
  9. I. P. Portalegre - Turismo                    35               13                        
  10. I. P. Viseu - Turismo                           45               35                       
  11. I. P. Viseu - Lamego - Gestão Tur.     25               11                          
  12. I. P. Viseu - Lamego - Info. Tur.        20                  6                           
        Formações com menos de 10% de colocados
  1. I. P. Tomar - Turismo Cultural           35                  3                           
Para evitar desculpas, presas por arames podres, em relação ao texto de ontem, elaborou-se esta tabela, que não deixa margem para dúvidas. A formação turística de nível superior é em Portugal  um excelente filão, muito bem explorado por esse país fora, nomeadamente nos grandes centros turísticos (Lisboa, Porto, Coimbra, Évora, Leiria, Viseu, Lamego, Faro...) Especial destaque para a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, a funcionar em regime de lotação esgotada e com médias de admissão superiores a 140 pontos. Até Peniche e Portimão apresentam desempenhos que se podem considerar excelentes.
Só Tomar, que tinha e tem todos quase todos os factores para liderar nesta área de formação, pelo menos na região central do país, aparece como a ovelha ranhosa do rebanho nacional. O DN de ontem escreve mesmo, na página V do suplemento Ensino Superior - Colocações, "O pior desempenho da 1ª fase de acesso é do Politécnico de Tomar, que só ocupou 26% (189) dos 715 lugares com que se apresentou." Porque será?
O Padre António Vieira disse, num dos seus célebres sermões, que quando a colheita é nula ou fraca, o defeito pode ser da terra, da semente, do tempo ou do semeador... Que cada qual conclua como melhor entender.



2 comentários:

José Gaio - josegaio@gmail.com disse...

Não se diz "ovelha ranhosa", mas sim "ovelha ronhosa", de ronha. http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=2947

Unknown disse...

Pois! Agradeço sensibilizado a correcção. Contudo, "Ranhosa = feminino de ranhoso = que tem ranho, manhoso, reles. (Dicionário Porto Editora, página 1196). E reles foi exactamente a acepção que pretendi facultar ao leitor, como aliás resulta do contexto fraseológico.