segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Ilha Jardim e Cidade jardim

Não se fala noutra coisa. Malandro do Alberto João! Vejam lá a lata do gajo! Envergonhar-nos a nível internacional, fazendo-nos passar por mentirosos! E não lhe vai acontecer nada, vão ver! Ah! Se fosse eu que mandasse!... E no entanto, o que move o prevaricador? Porquê e para quê tanta lata? Tanta ronha?
Lá como cá, infelizmente, a doença é a mesma, salvaguardadas as proporções. O cacique madeirense começou há mais de trinta anos. O PSD tomarense há menos de vinte. Mas a doutrina é a mesma. Na ausência de um programa estruturado, susceptível de conduzir as respectivas micro-sociedades para patamares superiores do ponto de vista intelectual, vivam as obras. De preferência espectaculares. Pouco importa que sejam ou não úteis e compagináveis. O que interessa é dar dinheiro a ganhar às empresas de obras públicas, por razões que são evidentes, bem como as inaugurações, com as inevitáveis reportagens na comunicação social, devidamente aliciada para o efeito. Quanto a liquidar as dívidas, depois logo se verá. Alguém há-de pagar!
 O que já era problemático sem a crise, pois como bem sabem todos os investidores, não há memória de uma árvore que tenha crescido até ao céu, com o advento das dificuldades tornou-se no Cabo das Tormentas. Lá como cá. Esperto, Jardim antecipou-se à inevitável auditoria dos troiqueiros. Lorpas, ou fingindo que o são, os autarcas tomarenses insistem em "aguentar o barco", que acossado pelo temporal, já nem velas tem.
Ignoro qual seja a atitude pessoal de Jardim em relação aos empreiteiros insulares. Pelo que tenho ouvido, é de prepotência, tal como para com os madeirenses em geral e a oposição em particular, cujos membros eleitos já foram por ele apodados de "atrasados mentais" perante o Presidente da República, que se calou. E quem cala consente, reza o conhecido dito popular.
Em Tomar ainda não se chegou a tanto, mas o hábito de classificar de má-língua, ignorância ou ressentimento, todas as críticas menos agradáveis, denota a mesma postura mental de arrogância e desprezo pelos iguais, considerados seres inferiores, logo mentecaptos. O que leva a cultivar um certo estilo tribal, estribado na ocultação, no segredo e na sonegação de documentos públicos. Daí a poder haver alguns esqueletos nos armários...
Tudo isto porque, em ambos os casos, o corpo eleitoral é um lamentável rebanho, sem coragem nem opinião, pelo menos enquanto lhe assegurarem pastagem farta. Pode o pastor funchalense ou tomarense cometer os piores erros, ser um verdadeiro ás em aselhices ou arranjar obras sem qualquer utilidade, que a reeleição está sempre garantida. Ou melhor -estava! Porque entretanto a carneirada vai ser forçada a fazer pela vida. Sobretudo a partir do momento em que, talvez a partir do Outono de 2013, ou até antes, haja necessidade imperiosa de começar a mandar para casa milhares de funcionários públicos, por não haver recursos para  os sustentar em termos de subsídio de alimentação, consumíveis, vencimentos e mordomias. Já está a acontecer na Grécia e é inevitável cá, visto que a doença é idêntica: chama-se megalomania. Que outra classificação para eleitos que, em plena crise e já na penúria, insistem em obras, subsídios, festas, festivais, cedências gratuitas, "passeios tintol" e outras benesses, a pagar com o dinheiro dos contribuintes que, julgam eles, ainda está para chegar?
Em 2013, se puder, cá estarei para lembrar o que agora acabo de escrever. Não é de certeza mero acaso aquele grafito que já se lê por aí: A culpa é vossa! 
A juventude poderá ter muitos defeitos, mas ostenta pelo menos uma qualidade: Neste caso é mortiferamente certeira!

2 comentários:

Virgílio Lopes disse...

Porque é que só se fala nos "pastores" - Jardim,Corvêlo,Paiva - e se branqueiam os "maiorais" - PPCoelho e Miguel Relvas ?

Mais cedo do que tarde a vida encarregar-se-á de fazer luz sobre os embustes.

Hoje,no novo programa "Olhos nos olhos",Medina Carreira já começou a explicar "a coisa".

Anónimo disse...

O Governo de José Sócrates foi o único que ousou enfrentar o Soba.

E o que fez a oposição?

Se tiverem paciência e amor pela verdade acedam a um vídeo para escutar Teixeira dos Santos numa comunicação ao país

em 4/2/2010

"http://www.youtube.com/watch?v=1PtEDco1gIo&feature=player_embedded#!"