quinta-feira, 1 de setembro de 2011

REDUNDÂNCIAS, SOBREPOSIÇÕES, GORDURAS, INUTILIDADES, DESPESAS SUPÉRFLUAS...

Foto 1 - A Corredoura e os dois organismos de informação, um de cada lado, aos pares como os frades e os GNR
Foto 2 - Onde se fica a saber que Lisboa também integra as terras templárias
Foto 3 -  O turismo municipal. Tão pouco "legível" como a própria autarquia

Numa altura em que -FINALMENTE!!!- o cada vez mais sobrecarregado e incrédulo telespectador vai tendo direito a sucessivas intervenções governamentais, sobretudo gasparinas e pereirinas, como se comprende, sobre cortes, cortes e mais cortes; redundâncias, gorduras, excessos e outras desgraças do nosso pobre reino, que outrora até descobriu novos mundos, mas agora apenas vai descobrindo novos buracos, nomeadamente na Madeira. Numa altura, escrevia eu, em que urge cada vez mais poupar onde for possível, os turistas que demandam Tomar não podem deixar de ficar surpreendidos com aquilo que vêem ao fundo da Corredoura, a ex-rua principal, agora uma reles sombra daquilo que já foi. Do lado esquerdo de quem olha para o castelo, a delegação tomarense do "Turismo de Lisboa e Vale do Tejo", cujas funções são informar os turistas e distribuir documentação dessa área, designadamente plantas da cidade. Do lado direito, olhando na mesma direcção, o "Turismo Câmara Municipal de Tomar", cujas funções são exactamente as mesmas da delegação do lado oposto da rua.
Mesmo considerando que o turismo ainda há-de vir a ser importante no desenvolvimento da economia local, dois organismos públicos, pagos com o dinheiro de todos nós, exactamente com as mesmas funções,  um em frente do outro, temos de reconhecer que não faz sentido. Nem aqui, nem em Berlim, em Tegucigalpa ou no Bhutão. Algo está mal e terá de ser remediado quanto antes, naturalmente sem prejudicar quem lá trabalha e não tem culpa nenhuma das asneiras alheias, cometidas em tempo de vacas gordas, alimentadas a ração bruxelense.
Mais a mais quando, aprofundando um pouco, se constata que, consoante as circunstâncias, as entidades públicas portuguesas têm uma singular tendência para a ganhança e o desenrascanço. Assim, para efeitos de ajudas europeias para obras, Tomar integra a Região Centro. Mas para efeitos de turismo já faz parte, como se constata, do Turismo de Lisboa e Vale do Tejo...cuja sede é em Santarém, que por sua vez, também para efeitos de "massa de Bruxelas", se juntou aos municípios da Região do Alentejo...
Com tal tipo de manigâncias, depois ainda se admiram que em Bruxelas nos considerem oportunistas, troca-tintas e adoradores de pilim e de betão? Afinal estamos a falar de massa em ambos os casos. Coisas da língua portuguesa...

3 comentários:

Virgílio Lopes disse...

O Manuel DE Faria é intocável...

Por altos serviços prestados ao Ministro.

E sabe de mais...

Virgílio Lopes disse...

Mais FUMO NEGRO sobre a nossa terra:

BLOCO DE REPRESENTAÇÕES E TOMARPEÇAS

declaram-se insolventes.

Mas a principal FALIDA continua de vento em popa...somando dívidas...empréstimos...e assegurando avantajadas e desproporcionais mordomias a uma vasta fauna de incompetentes profissionais.

venenosa disse...

Há qualquer coisa que me está a escapar... mas o Posto de Turismo da camara não era noutro local? e essa outra entidade não é a antiga Região de Turismo dos Templarios que esta nesse local a mais de 10 anos?? O que se passou pela cabeça dos que estão a frente do Municipio para por uma coisa em frente a outra que ja existia com a mesma função?