quarta-feira, 31 de agosto de 2011

PERDEMOS A PRIMEIRA MÃO!!!

O ilustre senhor  Secretário de Estado da Cultura disse tudo. Resta-me um só comentário mais: Irmandade do Betão 1, Defensores do Património 0. A luta cívica deve continuar. Lá mais para diante, no final da obra, cá estaremos. Atentos como sempre.

Na foto o senhor SEC, o senhor presidente da Câmara de Tomar, o senhor presidente do IGESPAR e a senhora directora do Convento de Cristo, arqueóloga de profissão.

4 comentários:

Sigillum disse...

Prezado Amigo,

Este tipo de Visitação, com argumentário trazido de casa, sem qualquer visita concreta ao local em causa, apenas revela que não há qualquer interesse em resolver e/ou solucionar o crime de lesa património histórico. Aliás, fez gala o Sr. Sec. de Est. em afirmar manipulativamente a verdade dos factos, que não houve crime nenhum - nada destruído, um grande e monumental achado ...
Do alto da sua estimável cátedra, tenteando uma rotulagem de asnos, a quem disse ou disse-se o oposto da sua súmula.

Quem viu, e quem vê o ser humano empossado de posses ministero-culturais...

Talvez a cartinha do Sr. Pres. da CMT venha lançar "uma luzinha" a tão faustas mentes, e bem assim, às afirmações tão gentilmente cedidas pelo Sr. director cessante do IGESPAR, que de uma vez por todas, esclarece as dúvidas da esmagadora maioria dos portugueses no que concerne às reais e concretas funções do IGESPAR:
«... um importante papel ao serviço da indústria do turismo.»

Mais palavras para quê, o Sr. director cessante do IGESPAR resumiu na perfeição a vera razão de ser da existência do IGESPAR.
Lastimo, contudo, que cesse funções exactamente nesta altura dos acontecimentos ...

Considerando que estão as entidades públicas envolvidas a esconder e manipular os factos, invertendo-os e anunciando-os como grandes achados e, ponto final, pois que mais ninguém poderá desdizer Sua Exa. e a sua "palavra de oiro"; sem recurso, soit disant ...

"A "maltosa", que é suposto sermos nós, "não percebe de nada, e portanto, está dito, está dito. Caso fechado."
- Nem nós somos maltosa.
- Nós percebemos, pelo menos, tanto quanto o Sr. Sec. de Est..
- E se o disse, folgo em saber que ainda pode exercer esse direito; não se apoquente, que nós também o podemos exercer.
- Não existe qualquer caso fechado; estará fechado, quando V. Exas. assumirem os erros que cometeram, quando asssumirem que andaram a manipular os factos, quando tirarem e limparem por completo aquele Muro da Vergonha em betão, quando reconstruírem o alambor, reintegrando as pedras retiradas, de acordo com as melhores práticas de restauro e conservação da arquitectura militar medieval do Séc. XII, com especial cuidado para a sua singularidade.
Garantindo a sua recuperação, manutenção e sustentabilidade a longo prazo.

Estamos perante a indústria do betão e do turismo. Querem transformar o Convento numa 'residencial' como transformaram a Fortaleza de Sagres ...
Aqui não. Thomar não vai cair nas garras de interesses escusos.

Aqueles que têm a obrigação de defender, salvaguardar e conservar, pois que para isso são pagos por todos nós, têm que cumprir as suas funções com a diligência que é exigida a qualquer funcionário pela sua entidade empregadora, essa entidade são os cidadãos portugueses contribuintes.

Continuamos hoje, como ontem, e ainda mais amanhã, a defender o Património Histórico Imemorial de Thomar. Não restem dúvidas.

Ainda veremos este assunto a ser discutido na Assembleia Geral das Nações Unidas.

Saudações Caro Amigo

Unknown disse...

Obrigado pelas suas palavras, que aquecem o coração e dão mais coragem a quem em Tomar e no País procura honrar a sua cidadania.
Talvez valha a pena saber que a actual directora interina do Convento veio transferida ...da fortaleza de Sagres precisamente!

Cordialmente,

António Rebelo

Sigillum disse...

Prezado Amigo,

Sei que a actual directora interina do Convento de Cristo, foi directora da Fortaleza de Sagres à altura do "seu enterramento em betão", foi nos idos de 1993 ... passa o tempo, mas não a memória. Pois que a Memória serve exactamente para as pessoas terem um registo daquilo que ocorreu e ocorre, serve também como padrão base para aferir o futuro. ...

No horizonte, estão a querer colocar um futuro bem negro para o Conjunto Imemorial de Thomar.
O que respondemos a pertensão deles?
NUNCA.
Lutaremos contra quem fôr necessário lutar.
Como lá atrás, agora, não nos dominaram, não nos escravizaram, nem tão pouco, nos irão ter por parvos.

Das boas (más) intenções, está o inferno cheio.
Pois que se fiquem nele, porque a nós caberá, e é nossa obrigação, rectificar o mau estado das coisas.

Prezado Amigo, as minhas Saudações

Joaquim Fonseca disse...

Saudações Templárias.
TODOS vamos impedir mais este atentado ao nosso Património Histórico e Secular. Tomar merece continuar a ser Património Mundial da Humanidade.
Joaquim Fonseca