quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Principais temas da semana

Tema importante desta semana tem sido a cada vez mais acentuada degradação da liderança camarária. Conquanto não  mencionada na imprensa local, foi e é tema de muitas conversas. A tal ponto que o deputado municipal e ex-presidente do PS local, Hugo Cristóvão, um dos signatários do acordo de coligação ainda e vigor, compara no seu blogue alguresaqui esta gaivota naufragada e em risco de cair no abismo, ao barquito autárquico tomarense...pelas mesmas razões: "Falta de liquidez", para usar a feliz expressão jardinista.
Por sua vez, o vereador Pedro Marques, citado no site da Rádio Hertz, não tem papas na língua, até certo ponto. Disse em plena reunião do executivo que "Há rebaldaria nalguns sectores. Se não há capacidade política para gerir alguns sectores, então que se assuma isso !" E noutro passo: "Senhor presidente, ponha mão nisto! Já pactuámos com algumas coisas, mas isto chegou a um ponto que não dá para mais! Alguém tem que actuar!"
Fica por saber com que coisas pactuaram, quantos, quando, como e porquê, sendo que, para já, a continuar semelhante massacre político, a actual maioria relativa não poderá durar até final do mandato. E Corvêlo de Sousa só completará 65 anos em Julho de 2012. Até lá, terá de suportar tudo e mais alguma coisa. Se conseguir resistir à actual campanha demolidora...
"Em Tomar a câmara complica a vida aos cidadãos", "Tanto dinheiro gasto para agora estar tudo ao abandono" e "Pavilhão gimnodesportivo da EB 2/3 D. Nuno Álvares Pereira não estará disponível no arranque do ano lectivo", são temas de capa no CIDADE DE TOMAR. Todos apontam no mesmo sentido: Em vez de facilitar a vida aos cidadãos, a autarquia tomarense está transformada num sério empecilho, que tudo dificulta. Além disso, não consegue sequer cumprir as suas principais obrigações, como por exemplo a manutenção dos espaços verdes na Choromela, que tanto dinheiro custaram há bem pouco tempo, nem mesmo assegurar a pontualidade por parte dos empreiteiros, apesar das declarações sempre optimistas de Corvêlo de Sousa, para quem as coisas estão sempre a decorrer dentro da normalidade. Até um dia...
Outro tema de capa, neste caso em ambos os semanários tomarenses, foi o grave atentado contra o património, cometido quando, devido a lacunas do projecto, uma máquina escavadora destruiu cerca de 25 metros quadrados do alambor do ângulo nordeste do Convento de Cristo, sector em tempos ocupado pelo Hospital Militar. Os leitores interessados pelo assunto farão o favor de ler os posts anteriores, que aprofundam o tema. Entretanto, de acordo com site da Rádio Hertz, Corvêlo de Sousa lá acabou a muito custo por admitir que afinal também houve destruição, além da pretensa descoberta. Quando e se um dia se vier a efectuar um cuidado trabalho de recuperação de todo o alambor actualmente soterrado, entre a parte noroeste da sapata dos Paços do Infante e o lado nascente da Portaria Filipina, concluir-se-à ter ocorrido um infeliz incidente, no qual desapareceram os tais 25 metros quadrados, logo substituídos por um muro de betão armado (mais um!) de que os ilustres senhores autarcas, tomarenses neste caso, tanto parecem gostar. Vá-se lá saber porquê!
Como observação final, anote-se um curioso e muito significativo detalhe, na primeira página dos dois semanários nabantinos. Apesar de ambos terem usado, embora em percentagens diferentes, Tomar a dianteira como referência, O TEMPLÀRIO não teve dúvidas: "Destruiram alambor do castelo". Já CIDADE DE TOMAR optou pela dúvida prudente: "Destruído troço da sapata do século XII?" O dia de amanhã ainda ninguém o viu, cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém e o seguro morreu de velho. Assim vamos indo! Ou vamos apenas estando?! That is the question!

1 comentário:

Sigillum disse...

GRANDE António Rebelo!
GRANDE
Data Venia