sábado, 20 de agosto de 2011

POUPAR NO FARELO E ESTRAGAR NA FARINHA

 Sondagem arqueológica na Calçada dos Cavaleiros, no projecto designada por "Calçada de Santo André"

Outra sondagem arqueológica, neste caso na Calçada de S. Tiago

Dois aspectos da escavação ou surribagem em curso no ângulo nordeste do ex-Hospital Militar, antiga enfermaria conventual da Ordem de Cristo

Na empreitada da Estrada do Convento, em que alguns trabalhadores, talvez por estarem deslocados, têm hábitos pouco conformes com esta zona, chegando por vezes à ameaça, começaram por proceder a sondagens arqueológicas, conforme testemunham as duas primeiras fotografias. Posteriormente arrastaram-se as escavações frente ao Infante D. Henrique, em virtude de terem aparecido vestígios que todos os tomarenses com mais de 60 anos sabiam pertencer às antigas edificações e arruamentos, destruídos aquando da edificação da actual entrada da Mata, com os antigos portões da Cova da Iria. Pois apesar das indicações graciosamente facultadas, continuaram as pesquisas.
Inversamente, lá em cima junto ao antigo Hospital Militar, tocou a despachar, que se está a fazer tarde. Apareceu entretanto o antigo alambor do castelo (sapata, em linguagem popular), anterior às actuais edificações do século XVII, mas nem isso obstou à continuação da surribagem prevista no projecto. Ou seja: poupa-se no farelo, cá em baixo e nas duas calçadas para acesso pedonal, entretendo o pessoal, para logo a seguir se poder estragar à vontade na farinha, destruindo vestígios da fortificação do século XII, sem mais quê nem porquê. Estranha terra! Estranhos hábitos!

Sem comentários: