sábado, 13 de agosto de 2011

Se a mentira pagasse imposto...

Mão amiga enviou-nos um despacho da agência Lusa sobre medidas de poupança decididas pela autarquia de Boticas (Vila Real), um concelho de 7.639 eleitores inscritos, repartidos por 16 freguesias (E depois ainda há quem seja contra a respectiva redução...), governado por um executivo de 5 elementos, todos eleitos pelo PSD.
Foram desligados todos os aparelhos de ar condicionado, informando-se os funcionários de que no próximo inverno também não haverá aquecimento; limitou-se a iluminação em todos os gabinetes; reduziu-se a iluminação pública, o uso dos telefones e o consumo de combustível; limitou-se o número de fotocópias; usa-se o papel sempre de ambos os lados; quando necessário viajam dois ou mais funcionários no mesmo veículo; só se consome água da rede pública e poupou-se nas festas concelhias. Tudo para uma poupança estimada de 30 mil euros anuais. Segundo o autarca social-democrata, "O país está a viver acima das suas possibilidades, pelo que é necessário poupar e reduzir nas pequenas coisas, porque na poupança é que está o ganho."
Enquanto isto, em Tomar, cidade rica e sede de um concelho igualmente rico de 38.500 habitantes, com uma dívida global actualmente entre os 40 e os 50 milhões de euros (Pouca coisa, como se vê...), aprovaram-se por unanimidade mais alguns empréstimos (Se houver bancos dispostos a isso...) e avança-se com entusiasmo para mais uma edição das Estátuas Vivas, uma coisita para 50 mil euros, sem qualquer retorno contabilístico.
Cada vez mais agastados com a denúncia das numerosas aselhices e outras incongruências por parte da autarquia, que antes ficavam no segredo da tribo dos alapados às gamelas do orçamento, vários pândegos arranjaram (Ou alguém lhes soprou oportunamente a coisa?!?) um excelente argumento: "Não se deve ligar ao Tomar a dianteira, nem facilitar-lhe seja o que for porque o gajo só quer é deitar Tomar abaixo". Está bem visto sim senhor! E ao nível dos que acreditam em semelhante aldrabice. Senão, vejamos: Foi Tomar a dianteira que "deitou abaixo" a Fábrica de Fiação? a Matrena? Porto de Cavaleiros? João Salvador? União de Tomar? Ferrotemplários? Auto Mecânica Tomarense (Ford)? Auto-Acessórios? Freitas Lopes? Mendes Godinho? Mercado Municipal? Estádio 25 de Abril, agora campo de treinos? Mouchão? Gráfica de Tomar?
Aqui em Tomar, mentir não paga impostos municipais, o que é pena. Se pagasse, a autarquia em vez da dívida de milhões teria um saldo positivo...para espatifar em mais eventos sem retorno substantivo, tipo Congresso da Sopa, que para o ano deverá alterar o nome para "Congresso das Sopas dos Pobres", caso queira adaptar-se aos tempos que correm.

Sem comentários: