terça-feira, 6 de outubro de 2009

CANDIDATOS VOTOS E RESULTADOS PROVÁVEIS 2

António Rebelo

4 - Independentes por Tomar - Pedro Marques

Continua a não admitir publicamente que cometeu erros crassos durante os seus dois mandatos, os quais vieram a constituir magníficas passadeiras vermelhas para as sucessivas e claras vitórias de António Paiva, apesar das tropelias que este foi cometendo. Da mesma forma, este seu mandato como independente... Boa pessoa, tem no entanto, talvez por timidez, um relação difícil com os outros, mostrando-se demasiado susceptível. Mesmo assim, sabe ser amigo dos seus amigos, desde que estes sejam "maleáveis" e não tenham o hábito de questionar. Gosta de ajudar as colectividades, particularmente o União de Tomar, quando pode. Na minha opinião, deverá obter votos suficientes para pelo menos um lugar, apesar de ter sido pouco criterioso na escolha da sua lista, segundo é voz corrente. Tudo parece indicar que está erradamente convencido de que as suas antigas receitas serão óptimas para curar as novas doenças. Tudo devidamente ponderado, para que não fique com a ideia de que tenho algo contra ele, aqui deixo bem claro que tenciono fazer, com muito gosto, uma cruz no quadrado à frente da sua candidatura.
5 - Partido Socialista - José Vitorino
Bom rapaz, cidadão honesto, tomarense amante da sua terra, elegante. Apresentou propostas que em grande parte vêm já das eleições de 2005. As novas, como por exemplo o Centro de Interpretação Ambiental, na Quinta Vieira Guimarães, seriam óptimas ideias caso os tempos fossem outros e a autarquia não estivesse cada vez mais atascada em dívidas e as suas receitas a diminuir a olhos vistos. Em contrapartida, a anunciada Empresa Municipal de Cultura e Turismo poderia vir a ser uma excelente iniciativa, se devidamente planeada, implementada e acompanhada. Apesar da arrogância que alguns lhe atribuem, julgo que deverá conseguir eleger-se. Dois vereadores já seria uma bela vitória, pois não demonstrou ser capaz ou ter projectos capazes de contribuir positivamente para debelar a crescente crise local. Apesar de tudo o que antecede, pode contar com o meu voto.
6 - Partido Social Democrata - Corvêlo de Sousa
Impecável em termos de apresentação, de relações humanas, de cortesia, de sensibilidade artística e de tolerância. Daria um excelente diplomata ao mais alto nível. Recebeu uma pesada herança, que manifestamente ainda não sabe como gerir. Não consta que tenha alguma ideia sobre a melhor forma de agir para ultrapassar a cada vez mais grave crise local. Continua a tentar aplicar as receitas que possíbilitaram as três vitórias de António Paiva. A sua actual maioria, salvo uma ou outra excepção, não chega sequer para cumprir os mínimos olímpicos, quanto mais agora para vencer uma prova importante. Se conseguir três eleitos já será algo de retumbante e imerecido face ao trabalho realizado. Por todas as suas qualidades, mas também por ser um tomarense empenhado e nos representar com brio e dignidade, votarei nele.
7 - Tomar em Primeiro Lugar - José Lebre
Um grande coração e o maior empenhamento de todos os candidatos locais. Transpira sinceridade, devoção à causa pública, vontade, entrega e autoridade. Com o devido respeito, (porque o humor pode tornar os eleitores mais alegres), é também, garantidamente, o único candidato do distrito (e provavelmente até do País) que não anda a tentar vender gato por Lebre. Tem todavia um programa demasiado sucinto para o meio nabantino, com algumas boas ideias, mas ainda assim insuficiente para poder vir a enfrentar com êxito a difícil situação local. O seu projecto de Museu dos Tabuleiros seria excelente numa época de vacas gordas, talvez com outra localização. No actual contexto, evitar-lhe-á a tristeza de constatar que as receitas conseguidas não chegariam sequer para pagar ao pessoal, quanto mais o investimento inicial e a manutenção. Pode conseguir um vereador, o que já será muito bom, visto que arrancou tarde e não concorre às freguesias nem à Assembleia Municipal. Tem o meu voto, sem qualquer hesitação, por concordar com muito do que defende.
Nota final
Na minha humilde opinião, o resultado mais provável, salvo qualquer imprevista hecatombe de última hora, será 3+2+1+1. Estou persuadido, embora não totalmente seguro, de que o PSD obterá 3 mandatos. Os dois mandatos poderão ir para (por ordem alfabética) CDS, IpT ou PS. Os mandatos restantes parecem-me demasiado imprevisíveis para qualquer vaticínio. Apenas se pode excluir para já o BE, apesar do excelente resultado obtido nas legislativas recentes.
Quanto à minha opção de votar em todas as listas, sei bem que o meu voto será nulo. Não poderia, contudo, proceder de modo diferente. Não só porque me dou bem com todos os candidatos, não pretendendo por isso prejudicá-los, como igualmente, no meu fraco entendimento, nenhum se mostrou por enquanto capaz de começar sequer a resolver a crise. Parecem-me mais interessados em apagar o fogo com gasolina.
Acresce que, sendo desde há muito favorável ao voto uninominal, sou forçosamente contra o "vote no lote", que nos é imposto pelo sistema partidário. Como não fui eu que fiz a lei, nem participei na sua elaboração, não me cabe qualquer culpa na anulação do meu boletim de voto. Afinal fiz o possível para contentar toda a gente, ficando em paz com os outros e comigo próprio. Além de estar já certo de que votarei no vencedor, seja ele quem for.

2 comentários:

Pato Bravo Tomarense disse...

«Caso seja eleita Presidente da Nossa Junta, irei abdicar de parte da minha retribuição como tal, para que e, como pessoalmente tive oportunidade de testemunhar, não mais haja quem não tenha pão, leite, bens essenciais para fazer uma refeição básica e veja diariamente a doença a vencer o corpo por falta de medicamentos». Sílvia Serraventoso ainda se propõe criar um fundo: «Com parte dessa retribuição que me couber, para que quem esteja a viver esta situação, maioritariamente, idosos, isolados e literalmente esquecidos, conheça outra realidade! Periodicamente prestarei contas à população! Porque a política não é (ou não deve ser), profissão! E à procura de «tachos» nem toda a gente vive! Eu nunca vivi deles nem à espera deles! Assumo este compromisso! E compromissos são contratos e, como tal, têm de ser honrados! Reforço e prometo neste meu contrato para com todos trabalho, honestidade, verdade, respeito, empenhamento e, sobretudo, prometo dar atenção e prioridade às pessoas, sem excepção».

Este breve comunicado prova que ainda existem jovens altruístas embora eu considere a senhora Sílvia Serraventoso ARROGANTE.
Por mim este gesto significa que quem começa carreira numa área em que o desemprego abunda só me resta concluir que deve ter em casa um multiplicador de notas.
A senhora deveria era comprar mais produtos e perfumes portugueses e tudo o resto que promete é em desespero de causa e sem qualquer interesse político. Deveria sim a senhora fazer mais trabalho comunitário pro bono e deixar a treta que apregoa para a camarada Ilda do Parlamento Europeu que ganha muito mais que a senhora Serraventoso e ponto final.

Pato Bravo Tomarense disse...

Ao senhor Rebelo os meus sinceros parabéns pela sua decisão de voto em conformidade com aquilo que tem escrito. Se calhar alguns patetas que por aqui circulam não estavam à espera desta decisão tornada pública pelo senhor Rebelo mas é sempre assim... não é?
Apreciei bastante a sua análise aos candidados mas não estou de acordo consigo no que diz respeito ao senhor Lebre. Foram incompetentes na formação da sua lista à Assembleia e terão menos votos que o ainda "verde" Ivo Santos. O BE tem um bom candidato que considero não menos valente em ideias e carisma que o senhor da CDU mas são opiniões. O PS estará bem representado na vereação. O senhor Marques é um caso de paranóia compulsiva (acredita na maioria absoluta mesmo no dia 12 de Outubro) pois, como já tinha escrito, eleger-se-á a si próprio apenas. Será uma grande surpresa senão um milagre se a senhora Graça conseguir o poleiro. Quanto ao senhor Corvêlo está no lugar errado mas é lá que ficará a mandar por mais uns anos. Cá estaremos no Domingo para ver se tinha ou não razão.