sexta-feira, 16 de outubro de 2009

ANÁLISE DA IMPRENSA LOCAL E REGIONAL - 2

Colaboração PAPELARIA CLIPNETO

Habitualmente emoliente e omisso em relação a Tomar, ou a leitura com interesse para os nabantinos, quase nunca o mencionamos nas nossas análises. Desta vez, porém, topámos com uma edição sumarenta, a merecer honras de artigo próprio. A coisa começa logo na última página (dizemos nós, para contrariar o Lapalisse) com "Tomar reforça a iluminação". Como não consta que nas recentes autárquicas tenham sido eleitos alguns iluminados, só podem estar a referir-se à iluminação pública. De parabéns, por conseguinte, a população tomarense. E pode ser que assim se consiga fazer luz sobre alguns assuntos locais assaz obscuros. Oxalá ! Ainda na mesma página, a relação distrital das autarquias caloteiras, que mais tempo demoram a honrar os seus compromissos livremente assumidos. Medalha de ouro para Ourém, que demora em média 321 dias (quase 11 meses) para meter a mão ao bolso (ao orçamento, neste caso) e pagar aos seus credores. Está em 13º lugar, no ranking nacional dos maus pagadores. O Município de Tomar aparece na 53ª posição, tendo conseguido reduzir o prazo médio de liquidação dos débitos de 196 para 172 dias. Não é mau ! E mostra que estamos no bom caminho. Só não sabemos é onde nos conduzirá esse caminho

Numa página interior, esta belíssima peça humorística. Faz rir sem ofender. Ou, como diria um saudoso amigo já desaparecido, saiu bem e não choca.
Dado que estamos em época de rankings, O Ribatejo publica na página 6 a tabela classificativa das escolas EB 2/3 e S/3 do distrito (resultados dos exames nacionais do 9º ano). A EB 2/3 Santa Iria ocupa o 3º lugar distrital e o 130º nacional; Santa Maria do Olival, conseguiu, respectivamente, o 9º e o 229º lugares; a EB 2/3 Gualdim Pais 27º e 468º; Nuno Álvares Pereira, 45º e 832º; finalmente Jácome Ratton, que apesar de serem "ratões" (como parece indicar, erradamente, o nome da escola), não foram além de 54º a nível distrital e 1005º a nível nacional.
Como os nossos leitores podem constatar, temos do melhor e do pior também entre a juventude. Tais pais, tais filhos ?

Destaque especial para esta intervenção do querido amigo e companheiro de luta José Niza, com a qual concordo inteiramente. Dirão alguns que não se refere a Tomar. É o que pode parecer. Mas basta substituir Santarém pela nossa terra e efectuar uma ou outra pequena modificação de detalhe, para tudo fazer sentido e nos atingir em cheio. Aos socialistas, é claro. Ou terá sido por acaso que, no curto espaço de 15 dias, uma oposição local folgada e isenta de culpas, perdeu quase 3 mil votos em relação ao governo Sócrates, fustigado de todos os lados por uma governação extremamente díficil ? Não me venham dizer que foi porque declarei neste blogue que não apoiava a candidatura local do PS, para não me largar a rir ! Saber perder é bonito. Recusar-se a assumir todas as consequências e lições da derrota, é mesmo de lapardanas políticos.

(Clicar em cima das ilustrações, para as ampliar e ler melhor, se necessário.)

Sem comentários: