domingo, 4 de outubro de 2009

INSÓLITOS TOMARENSES 4

Dizia aquela eleitora, visivelmente popular e rural, a caminho do mercado da passada sexta-feira: -"Vejam lá aquele ranhoso de .... nã presta pra nada, toda a gente dizia mal dele, e afinal puseram-no lá outra vez !" Pois é. E mais estranho ainda -os entendidos nestas coisas da política -com os jornalistas-analistas à cabeça- não se cansaram de afirmar que o actual e futuro primeiro-ministro, (o tal ranhoso de...), vive fora da realidade envolvente e tem um discurso de plástico, que não cola com o mundo como ele é. Quanto à questão de colar ou não colar, vê-se nesta fotografia que não só são capazes de ter razão, como até aparenta ser uma doença crónica no Largo do Rato. Os cartazes também não colam nada bem nos suportes respectivos. E mesmo assim ganharam. Que país este !



Não se faz ! Bem sabemos que a senhora não tem grande jeito para a política, nem idade mental para estas coisas. Ainda por cima (e certamente por causa disso) portou-se bastante mal com Passos Coelho e Relvas, eliminando-os das listas quase sem explicações e sem ouvir as bases, à boa maneira estalinista. Mas mesmo assim ! É uma verdadeira senhora à moda antiga. Que até se recusa a aparecer em público de calças. Ou a mudar de colar pelo menos uma vez. Do tempo em que ainda havia cavalheiros que abriam a porta ao belo sexo. E praticavam com gosto o beija-mão. Onde isso já vai, e que saudades, Deus meu ! -deve ela murmurar para com os seus botões (que os fechos éclair são coisas modernaças, que uma senhora digna do nome nunca deve usar. Não vá o diabo tecê-las ! Credo !).
Por tudo o que antecede andaram mal, tanto os que ousaram tapar o rosta da senhora chefe à laia de vingança serôdia, como os que autorizaram semelhante patifaria, não só deselegante, como até do mais reles que há. Podem limpar as mãos à parede mais próxima...
E depois há as terríveis consequências previsíveis. Basta reparar na justiça. Alguém um dia lhe vendou apenas os olhos e tudo começou logo a correr mal. Mesmo com o rosto à vista de todos e a balança devidamente equilibrada .Ultimamente, para além das críticas mais aceradas, até dizem, com ar entendido, que o país vai de mal a pior porque a justiça tem venda. E segredo de Justiça, que é assim uma espécie de virgindade das moçoilas modernas. Muitos falam no assunto, mas quanto ao resto...
Agora imaginem a senhora, que ainda tem Leite mas é do marido, de rosto tapado, transformada em mártir. Já se esqueceram Daquele de Belém, que foi pregado na cruz ? O povo gosta é de mártires. Acautelem-se !

Os italianos, apesar de por vezes escolherem primeiros-ministros que Deus nos livre, se calhar como aquele cego algarvio que já tinha onze filhos, porque não conseguia ver o que estava a fazer, não estão com meias medidas, de acordo com a foto acima. Chamam as coisas pelos nomes. Em vez da tradicional hipocrisia, que obriga a usar meritíssimo juíz dentro da sala de audiências e filho de não sei quê cá fora, vão directos ao assunto. Se o tribunal é realmente ordinário, porquê chamar-lhe da comarca, de primeira instância ou de círculo, quando quase todos estão a pensar outra coisa ?



Sem comentários: