sábado, 17 de outubro de 2009

UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA

Em plena cidade antiga, aqui na Rua Dª Aurora de Macedo, estas obras estão a aguardar conclusão há vários anos. Ouvem-se várias versões, mas nenhum dos moradores mais próximos sabe realmente qual ou quais os motivos de tal situação. Parece claro, no entanto, que a autarquia nada tem a ver com a situação criada.
Mal vedado e com um monte de areia crivada no piso térreo, o recinto depressa se transformou nos sanitários privativos dos muitos gatos que circulam aqui pela rua. De tal forma que agora quem olha para aquilo já tem dúvidas: areia com excrementos de gato, ou fezes de gato com areia ? Pode parecer que não, mas trata-se de uma dúvida importante, tal é o volume dos dejectos em causa. E se fossem só os montinhos. O pior é o cheiro pestilento. E as moscas aos centos. Varejeiras na maior parte. Das cinzentas, das verdes e das azuis. Pelo menos...
Os moradores mais próximos queixam-se, têm receio em termos de saúde, hesitando em ir pedir providências à câmara, tanto por falta de hábito como por saberem que os autarcas não têm, neste caso, quaisquer culpas no cartório. Vai daí, os nossos vizinhos e amigos foram indagando (alguns deles) se não seria possível abordar o problema aqui no blogue. Claro que é e a prova aqui está. Estamos perante um caso de higiene, saneamento e saúde pública, tudo atribuições que cabe aos autarcas tentar resolver da melhor forma. Bem sabemos que estamos praticamente entre dois mandatos. Porém, como os que acabam e os que começam são em grande parte os mesmos, para alguma coisa deverá servir a tão apregoada continuidade.
Que pode fazer a câmara? 1 - Intimar o proprietário a tomar as providências indispensáveis com urgência; 2 - Mandar limpar e desinfectar devidamente o local; 3 - Mandar entaipar eficazmente todo o rés do chão, de modo a impedir a entrada dos animais; 4 - Apresentar a conta dos gastos ao dono da obra.
Para usar parcialmente um conhecido mote publicitário, é fácil, é rápido , é barato e resolve o problema de uma vez por todas.
Aqui ficam os antecipados e sinceros agradecimentos de todos os actualmente prejudicados.

1 comentário:

Unknown disse...

Bom tema, este dos animais abandonados e da saúde publica.

A propósito: em que situação está o canil municipal de Tomar?

Sei que existem umas instalações novas, e que tinham custado bom dinheiro, mas que passado uns anos de serem finalizadas, ainda não estavam a funcionar.

O que se passa com isto? Sr. Rebelo, poderia indagar?