terça-feira, 13 de outubro de 2009

A MANIA DO BOTA-ABAIXO


Vai sendo comum, tanto na capital como nas pequenas cidades, acusar os que não concordam e criticam de partidários do bota-abaixo. E no entanto... os verdadeiros artesãos do bota-abaixo são muitos daqueles que lá vão tentando governar-nos, ou administrar-nos, consoante os casos. E que nem sempre conseguem.
A ilustração supra mostra a ponte do Mercado de Rialto, com as suas lojas ao meio, viradas para ambos os lados, dado que a ponte é dupla -faixa direita para entrar, faixa esquerda para saír. Pois a ponte e o mercado do mesmo nome, em Veneza, têm mais de seis séculos e continuam ali para as curvas. O mesmo acontece um pouco por todo o mundo, conforme tenho tido a ocasião de testemunhar. Em Barcelona, Florença ou Katmandu os multicentenários mercados ainda hoje asseguram as funções básicas para as quais foram edificados.
Olhe-se agora para Tomar, que até já pediu, nos idos de 80, o estatuto de cidade Património da Humanidade. Dos velhos Estaus, o mercado do século XV, restam alguns arcos parcialmente entaipados e sem préstimo. Do anterior mercado, do século XIX, nas traseiras dos Paços do Concelho, restam os sanitários da Calçada de S. Tiago, agora fechados. A ponte de madeira, construída como acesso ao mercado actual por volta de 1950, foi desmontada logo que se abriu a Ponte Nova, em 1968. Mas a ponte pedonal, a sul da do Flecheiro, foi mantida, certamente por ser uma obra-prima da engenharia e também porque os passeios da nova ponte só têm dois metros e meio de largura, cada um...
Quanto ao mercado actual, inaugurado em Julho de 1950 com uma exposição das actividades concelhias, o Eng. Paiva, homem de muitas qualidades, entre as quais se não contam todavia nem a protecção nem o respeito pelo património, já lhe tinha feito a folha. Esqueceu-se foi de consultar previamente os tomarenses. Face ao geral protesto popular contra a ideia grotesca de substituir um mercado característico, com apenas 59 anos de uso, por um forum modernaço e sem futuro, pode ser que o bom-senso e o bom-gosto imperem. Mas nunca fiando ! Os senhores autarcas são teimosos e capazes do pior. Por isso, nada melhor que ir protestanto, lembrando-lhes que do bota-abaixo têm sido e são eles. Ou estarei enganado ?

2 comentários:

Frei Gualdim disse...

Qual mercado qual quê. Tomar precisa é de um nova praça de touros.
Eu, pelo sim pelo não, já mandei preparar o meu cavalo, de nome Jerusálem, para as próximas faienas.

Pensamentos soltos disse...

IRS separa casados
Fisco: "Governo substitui família por contribuentes individuais "
Imagine-se estar casado e com filhos(2 ou mais)e que até aqui era feito em comum, agora separa as contas e é cada um para si, pergunto qual é o lugar dos filhos neste assunto?
(mais desenvolvido neste blog)