terça-feira, 20 de outubro de 2009

MAZELAS TOMARENSES OUTRA VEZ...

Dantes, contentavam-se com as sanitas privadas ou os sanitários públicos, para despejar parte do que lhes ocupa a cabeça. Depois, os avanços da técnica permitiram-lhes conquistar novos lugares onde fazer o mesmo serviço. Foi a vez das paredes. Agora, nem os pequenos painéis informativos escapam. Não gostam da União Europeia ? As fronteiras estão abertas ! Pobres, ignorantes e mal agradecidos, é o que é ! Em caso destes, um pacato cidadão vê-se forçado a murmurar para com os seus botões -"Mal empregado rendimento mínimo de inserção !"


Há coisas que custam mesmo a entender. Para não irmos, por exemplo, a Segóvia, onde arquitectos às ordens dos romanos se esmeraram, aqui em Tomar temos o Aqueduto dos Pegões. Há mais de 500 anos, um arquitecto italiano projectou e construiu aquela obra de arte. Tem cerca de 6 quilómetros e a água, quando não é desviada, ainda hoje corre até ao Convento, graças à força da gravidade. Significa isto que, com simples tripas de porco, foi possível determinar a inclinação constante da nascente até aos depósitos finais, passando pelas sucessivas bacias de decantação. Nos nossos dias, apesar dos abundantes recursos disponíveis, conforme se constata nesta fotografia, qualquer rua de mais ou menos 300 metros atrapalha os técnicos. Bons tempos em que a Rua das Poças era só a oficialmente designada Rua do Centro Republicano...


Outro exemplo da triste época que atravessamos. Fizeram obras no troço sul da Rua Direita, entre a Rua do Teatro e a Rua da Graça. Foram realmente exemplares na conservação do património. Não só recolocaram a calçada tal como estava anteriormente, como mantiveram toda a situação pré-existente. Não havia sarjetas entre a Rua da Graça e a do Teatro ? Pois continua a não haver ! A sarjeta frente ao Cine-Teatro estava entupida há mais de dez anos ? Pois continua a estar, que assim é que é típico.
Grande prémio europeu da preservação do património para a Câmara de Tomar ! Já !



1 comentário:

Pensamentos soltos disse...

Ainda não entenderam bem a lei da gravidade, quando a água chegar aos joelhos pensam que estão no agroal.