quarta-feira, 7 de outubro de 2009

INSÓLITOS TOMARENSES 7

Outro detalhe dos alicerces da Torre Sineira, tal como se encontram desde a obras que continuam por acabar. Cálculos errados em termos de curvas de nível, originaram a morte dos velhos plátanos e a lenta agonia de um monumento com oito séculos. O primeiro e único edificado cá em baixo pelos templários. Pelos vistos, nem assim inspira respeito e consideração. Um povo que não respeita o passado, também não deve vir a ter grande futuro. Oxalá esteja enganado!

Mesmo junto à nova ponte do Flecheiro, eis o sector norte do Bairro dos Ciganos. Totalmente construído com materiais recicláveis, dispõe de excelentes vias de acesso, conforme documenta a fotografia. Só pistas pedonais são duas. Consta que os preços da água e da luz consumidas por ali, são dos mais baixos de todo o país. Mas deve ser só maledicência...



Devidamente separada das habitações, como mandam as boas regras do chamado "socialismo real", esta é a casa de banho colectiva do já referido sector norte, que ocasionalmente também serve como lavadoiro público. Tudo isto em 2009. Em Tomar. Na Europa. Em plena zona urbana.



Sem comentários: