quinta-feira, 22 de outubro de 2009

REVISTA DA IMPRENSA LOCAL E REGIONAL


Colaboração PAPELARIA CLIPNETO


Ultrapassadas as três pugnas eleitorais, ressalta mais uma vez a evidência de que, por estas bandas, a política continua a ser considerada uma actividade apenas tolerada, que deve ser escondida na arrecadação dos fundos logo que possível. 35 anos após o 25 de Abril ! Esta semana, só O TEMPLÁRIO ainda aborda o assunto, na primeira página, com uma fotografia dos Paços do Concelho. "PSD TOMAR procura "parceiro". PSD e PS estão a "namorar" com vista a um possível "casamento" autárquico", titula o semanário com redacção Além da Ponte. No interior, pouco mais adianta ao que já aqui foi anteriormente noticiado e comentado. Cabe portanto acrescentar apenas que "casamento" é bem capaz de ser um termo demasiado forte. Digamos que, se vierem realmente a juntar os trapinhos por uns tempos, já não será nada mau para ambos. Para o concelho, vamos a ver. Outros títulos de primeira página no mesmo jornal "Grávida aos 13 anos", "Assalto com sequestro em Alviobeira", "Idoso morre a apanhar azeitona", "Quinta do Bill em Macau" e "Tiroteio no Flecheiro".
Na página 9 do citado semanário há uma notícia sobre a última reunião do executivo com a sua composição resultante das eleições de 2005. Dado que os outros dois periódicos também noticiam esse evento, vamos aproveitar para comparar os respectivos modos de trabalhar. Escreve O TEMPLÁRIO que "Demorou apenas 45 minutos a última reunião da Câmara Municipal antes da tomada de posse do executivo recém-eleito." O MIRANTE, por seu turno, na página 47 - Cavaleiro Andante (Humor) é mais acelerativo: "Supersónica -A última reunião de câmara do actual executivo municipal de Tomar teve a particularidade de ser supersónica. Bastaram 38 minutos para despachar os 20 pontos agendados para a ordem de trabalhos, todos eles aprovados por unanimidade." Extremamente cauteloso, como vem sendo hábito, o decano CIDADE DE TOMAR ficou-se por um primeiro parágrafo muito consensual: "Decorreu, na passada terça-feira à tarde, a última e mais rápida reunião do executivo, no Salão Nobre dos Paços do Concelho." Nada de inovações, para não criar atritos. Mais títulos do mesmo jornal: "Associação de Cuidados Paliativos recebe camião com equipamentos ortopédicos" e "Foi assim que o presidente Acácio perdeu o norte", assumem moradores."
Outra notícia curiosa, veiculada pelo semanário da Praça da República, é uma opinião ao alto da página 12, cujo título é aliciante e está mesmo a pedir adequado procedimento quanto antes: "Máquinas da câmara em obras particulares". Trata-se de uma denúncia de um morador das Cabeças. E depois, quando aqui no blogue se escreve que há na autarquia sectores em total autogestão, no mau sentido do termo, é porque somos sempre do bota-abaixo, má-língua, e não senhor, qual autogestão qual carapuça, está tudo devidamente controlado. Afinal, vai-se a ver...
Na página 26, o habitual colaborador Joaquim Francisco, opina que a Feira das Passas está mal na Praça da República "local que fica quase a um quilómetro de distância do local primordialmente utilizado..." Expostos os seus pontos de vista, o respeitável cidadão termina com uma nota, que julgamos valer a pena reproduzir: "Já li alguns comentários de quem gosta da Feira das Passas naquele local (a Praça da República, acrescentamos nós, para não haver dúvidas). Mas, não se iludam, a realidade é bem diferente e o tempo o dirá." Como se pode constatar, já não se trata só do clássico castrista "Condenem-me ! Pouco importa ! A história absolver-me-á !" Agora é questão de vir a ter razão já ali adiante. Ficamos a aguardar.
Triste sinal dos tempos, lê-se na última página de CIDADE DE TOMAR que se realizou em Tomar uma sessão sobre incentivos a investimentos por parte de Bruxelas, na qual "Foi lamentada a falta de um maior número de participantes, eventualmente por falta de informação..." Mais grave ainda, o gestor executivo do QREN CENTRO, António Paiva, aparece numa fotografia do referido acto, isolado em plena plateia da Biblioteca Municipal. Se calhar os potenciais investidores já terão chegado à conclusão que, com cada vez mais alcavalas de toda a espécie, o melhor é prescindir de tal tipo de esmolas. Ou então já sabem que o ex-presidente Frazão, do PSD Ourém, mandou fazer uns Paços do Concelho novos e sumptuosos, naturalmente com dinheiros europeus, mas agora que estão finalmente prontos, o eleitorado mandou-o ir dar uma volta ao bilhar grande, votando maioritariamente no socialista Paulo Fonseca. Por isso, com ajudas dessas...
Terminamos esta semana com uma notícia da primeira página do semanário O MIRANTE: "Região de turismo gasta muito mais em pessoal que em promoção - Quase três milhões de euros para pessoal e instalações absorvem grande parte do orçamento". Mesmo assim, Tomar a dianteira sabe que a delegação de Tomar da entidade referida na notícia, tinha até agora cinco funcionários (com pouco que fazer, foi-nos referido), mas entretanto contratou pelo menos mais três, ignorando-se ainda com que estatuto. Haja dinheiro !

Sem comentários: