quinta-feira, 8 de outubro de 2009

ANÁLISE DA IMPRENSA LOCAL E REGIONAL




COLABORAÇÃO CLIPNETO LDA

Quase a terminar mais esta campanha eleitoral, os jornais regionais destacam, naturalmente, os factos relacionados com as escolhas do próximo domingo. TOMAR A DIANTEIRA aproveita para reafirmar que ir votar é um dever, uma obrigação, uma prova de solidariedade para com os seus concidadãos. Muitos murmurarão, certamente, que não vale a pena chatear-se porque a democracia... Os que assim pensam, desconhecem que somos dos poucos, ou até o único país europeu, onde as campanhas eleitorais se desenrolam sem incidentes, as eleições são realmente livres e honestas, sem observadores internacionais, e os governantes podem andar livremente na rua e no meio dos eleitores, sem necessidade de qualquer protecção. Parece algo sem importância, mas para um povo que, pela primeira vez em mais de oito séculos, vive há 35 anos seguidos em liberdade, não está nada mal. E mostra, na nossa modesta opinião, que vale a pena ir votar.
Acentuando uma tendência de alguns meses pelo menos, O MIRANTE mostra a cada semana que os seus jornalistas lançam sobre os tomarenses o olhar dos turistas em pleno jardim zoológico. Esta semana, os visados são Ivo Santos (ver ilustração acima) e o festival do "Feijão com todos, todos com o feijão". Será que nos outros concelhos do distrito não acontece nada de caricato ou de quixotesco. Diz o povo e com razão que "tudo o que é demais, parece mal."
Num trabalho muito bem feito e de grande oportunidade, sob o título "As perguntas que faltam", O TEMPLÁRIO publica quatro páginas com as entrevistas e fichas biográficas dos sete candidatos. Leitura muito útil para todos os potenciais eleitores que ainda tenham dúvidas sobre quem escolher e porquê. Tentando aliciar novos leitores, passamos a indicar os sete títulos das referidas entrevistas, alguns contraditórios, outros imprevistos, outros ainda provocatórios. Ei-los: Bruno Graça - CDU "Ninguém vai ter maioria absoluta"; José Lebre - TPL "Fizemos uma campanha muito afectiva"; António Godinho - BE "Queremos elevar a auto-estima dos tomarenses"; Corvêlo de Sousa - PSD "O trabalho feito é uma garantia"; José Vitorino - PS "O adversário do PS é a paralisação do concelho"; Ivo Santos - CDS "O objectivo deve ser tirar a maioria absoluta ao PSD"; Pedro Marques - IpT "Caminhamos para a maioria absoluta". Como podem constatar, a coisa promete !
Já o CIDADE DE TOMAR avança com uma afirmação (ver ilustração acima) que bem gostaríamos que fosse uma verdade inconstestável. Infelizmente, tal não nos parece ser o caso. Já há 20 séculos, um cronista romano, de passagem por estas bandas, anotou que "no ocidente da Ibéria, vive um povo, os lusitanos, que não se sabe governar, nem deixa que outros o governem." Salvo melhor e mais fundamentada opinião, tememos que o dito viajante ainda tenha toda a razão. Neste caso, basta mirar com atenção as fotografias dos sete candidatos. Quais são os dois únicos que não estão com ar sorridente? Pedro Marques e Corvêlo de Sousa. Exactamente os que têm obrigação de melhor conhecer a casa, por já a terem tentado administrar como presidentes. O leitor acha que os respectivos balanços foram ou são positivos ? Pense igualmente nisso, antes de colocar, ou não, a cruzinha no papel, no próximo Domingo. Votar à toa é feio !
Ainda no CIDADE de TOMAR, uma bem humorada crónica de Mário Cobra, sobre as vacas e o mercado municipal, no seu estilo habitual.

2 comentários:

Pato Bravo Tomarense disse...

Viajava pelo site do PS andes de dormir pois aquilo parece mesmo um politburo que até é mais aconselhável para dormir que um anseolítico embora dispense quer o site quer as drogas.
Então não é que descobri que para os patetas do PS de Tomar - encabeçado pelo incompetente senhor Ferreira (este é que manda pois os outros todos são meros títeres), pelo não menos incompetente senhor Cristovão (embora se lhe perdoem os tiques estalinistas dado que anda inebriado pelo poder mas isso passar-lhe-á quando morrer), pela incompetentíssima gestora do Centro de Emprego senhora Freitas (principal responsável pelo péssimo funcionamento do mercado de trabalho em Tomar) e pelo capacho senhor Vitorino que vai deixar de ser vereador pois o senhor Ferreira vai dar-lhe imediatamente guia de marcha - 116 + 330 + 200 são 546?
E esta em? Patetices à parte e para que conste a soma dá 646!
Domingo cá estaremos para ver o senhor Vitorino a festejar a sua eleição e mais uma vez a sede de campanha cheia a comemorar :-) Um vereador já é um milagre e eu vou votar nos IpT para a câmara. Os tomarenses vão ficar boquiabertos com a reacção do senhor Marques aos resultados. Acham que o senhor é tão atencioso, mansinho e calmo? Aguardem tomarenses para assistirmos ao espectáculo da sua renúncia à vereação depois de saber que se elegerá apenas a si próprio ou melhor os tomarenses farão a bondade de o eleger. Fizeram a melhor campanha de todos mas o passado é como as nódoas de azeite... nunca mais saem... só se se estragar a roupa e roupa estragada é que não... principalmente para quem foi alcaide oito anos. Veremos quem tinha razão no dia 11 à noite.
Se o PS ou os IpT elegerem mais do que um vereador vou revelar a minha identidade... palavra do Pato Bravo Tomarense. Pronto termino por algum tempo e Segunda-feira veremos quem está ainda de ressaca política, saberemos quem tem as dívidas das campanhas por saldar às gráficas e estaremos atentos às zangas das comadres para sabermos as verdades. Por favor limpem a nossa terra destes cartazes que nos poluem e que termine a festa. Em jeito de desabafo deixo as seguintes lamentações: 1.º O que mais me incomoda é ver patetas incompetentes (mas a mediocridade atravessa quase toda a sociedade portuguesa) que não sabem escrever, falar ou fazer sem incompetência crónica - são estes que vão ser eleitos. 2.º Ver candidatos mal preparados profissionalmente, politicamente e eticamente a assumirem que governação um executivo - sem carácter, honestidade e credibilidade (salvas raras excepções). 3.º Observar que senhores e senhoras razoavelmente competentes (estes e estas têm provas dadas pessoalmente pois sabem gerir a sua vida privada e no seu ganha pão são razoáveis) com a cara chapada nas várias listas - estes não vão ser eleitos e serviram para encher chouriços mas sempre de livre vontade com decoro altruísta. São estes que são o futuro e não a velhada que sempre andou por aí. Dou um exemplo: o que faz o latagão do candidato dos IpT à Junta de São João? Homem vá para casa... tantos anos a servir (30 anos?) e ainda cá anda a fazer o quê? Interesses pessoais com certeza. Quem é incompetente gera incompetência. Deixem os mais novos seguir o seu caminho livremente. Senhores candidatos "anciões" não amarrem os jovens e deixem-nos fazer política com a sua inteligência, com a sua boa preparação profissional e académica. Se forem pobres para o poder têm ou não o dever de sairem pobres? Não é seguir o senhor Cristovão que sempre viveu da política nem o seu camarada senhor Hugo Costa que vive do tacho socialista o que a meu ver é um cargo para o partido e não serve para a sociedade moderna (ele bem arregaça as mangas mas é para o PS nunca para a sua terra) mas o senhor tinha que ganhar a vida e toca de se vender. Péssimos exemplos para os jovens. Até lá que vença o culto, sensível e permeável do senhor Côrvelo de Sousa.

Pato Bravo Tomarense disse...

Vivam os jovens talentosos de e em Tomar, viva o Concelho de Tomar e viva Portugal.
Ao senhor Rebelo, que chamei de pateta, mantenho o que disse pois tal como eu próprio que sou por vezes pateta o senhor Rebelo é infeliz em certos comentários. Mas cada um na sua, com respeito e assertividade nos nossos pensamentos acima do resto.
Aqui no blogue considero-o um bom pensador mas pessoalmente pode desiludir-me ou entusiasmar-me.
Não tenho interesse em conhecê-lo pois mais importante que o pensador é o pensamento e isso é que importa por isso viajo, quando o bom tempo o permite, até si pois é sinal de consideração intelectual que me merece. Também não iria gostar da minha pessoa pois temos seguido caminhos e interesses muito diferentes e tenho ainda a minha própria casta e elite a qual não dispenso e só cá entra quem tem certas característica o que não me parece que seja o seu caso todavia é a felicidade que nos une... senhor Rebelo.
Então até breve e boa madrugada que daqui a menos de 3 horas estou a apanhar o comboio para a capital. Infelizmente em Tomar desde que o senhor Paiva tomou o poder em 1997 que a população têm procurado melhores oportunidade fora de Tomar. Tomar é aliás considerada a "China Town" de Portugal. Por aqui me fico. Ah... para a Assembleia vou votar em branco pois o senhor Neves é dos profissionais mais incompetentes que conheço. Para a Junta de São João vou votar na arrogante Sílvia Serraventoso pois há que dar lugar a jovens com valor e de futuro apesar de pessoalmente não gostar dela por razões que não interessa aqui discernir. Politicamente imatura e oca iria evoluir se fosse gerir a junta. A vaidade deve ser q.b. mas temos que aceitar a senhora Joana Amaral Dias da CDU tomarense (com as devidas dimensões) para presidente da Junta embora vá ganhar o senhor Acácio "o pacato" do PSD pois o "povo" eleitor mais uma vez vai mostrar a sua fidelidade aos idosos candidatos. A senhora Sílvia ainda tem muito que aprender na profissão que escolheu para ganhar a vida por isso deixem-na sonhar com o meu voto e de outros.
Só mais uma coisa: o senhor Ivo Santos é muito mau orador e tem problemas graves na escrita. Mas que raio de professor de Português é este? Estão a ver no que dá este senhor não se ter aperfeiçoado? Abarcou em cargos executivos e depois na política e estagnou! Podia ter evoluido como o senhor Paiva mas não tem nem metade das suas capacidades. E vai ser próximo Presidente? Deixem só o CDS tirar-lhe o tapete que ele vai ver onde vai parar. Desce da nuvem depressa. Espero que vá trabalhar como empresário para criar mais postos de trabalho e ganhar mais dinheiro ou seja acho que deveria repensar a sua estratégia de vida pois é um indivíduo muito limitado. Eu por exemplo falo melhor, escrevo melhor e vou ser Presidente não sei quando mas vou: sinceramente há patetas para tudo.
Até lá.