sábado, 24 de outubro de 2009

EUFORIA NAS HOSTES DO PSD E DO PS

Reina a euforia nas hostes sociais-democráticas e socialistas nabantinas. Uns porque, no fim de contas, a aliança foi menos difícil e dolorosa do que aquilo que temiam. Outros, porque não só conseguiram, (finalmente !), ultrapassar Pedro Marques, como até obtiveram o que Sócrates não conseguiu a nível nacional. E no entanto... No nosso modesto entendimento, ambas as formações deviam ter meditado pausadamente em dois ditos populares. Um afirma que "Quando a esmola é grande, o santo desconfia", o que não parece ter sucedido. Segundo o outro, "Os ciganos nunca gostaram de ver bons princípios aos filhos." No caso dos socialistas, a situação é ainda mais enigmática, visto que vozes usualmente discordantes no seio da comissão política, desta vez até concordaram logo com o compromisso agora assinado. Porque terá sido ?
De qualquer modo, está feito, está feito. Aliás já estava feito há uma semana. E só ontem foi comemorado com pompa e circunstância em local selecto. Resta aguardar, para constatar na prática quotidiana se havia ou não motivos para a euforia, a pompa, a circunstância e o local selecto. O que é bem capaz de ocorrer muito antes do esperado pelas duas formações.
Entretanto, contrariando em parte aquilo que aqui foi escrito ontem à noite, parece que será Zeca Pereira e não Hugo Cristóvão, a ocupar o lugar da mesa da assembleia municipal previsto para o PS, nos termos do acordo firmado. Da mesma forma, ambos os eleitos socialistas no execuivo terão lugares a tempo inteiro, (devidamente remunerados e a contar para as respectivas aposentações, como é óbvio). Segundo se conseguiu apurar, Vitorino deverá ficar com o urbanismo, o turismo, os parques e jardins e o acompanhamento da revisão do PDM, enquanto Luís Ferreira se ocupará dos bombeiros, da defesa civil, da saúde e dos cemitérios. Tudo isto salvo modificações de última hora, pois Corvêlo de Sousa ainda não firmou, nem poderia ter firmado, as indispensáveis nomeações e delegações de competências.
Uma nota final de alerta aos interessados, para aquilo que poderá muito bem ser o primeiro sinal da tempestade já a aproximar-se. O nosso colega NABANTIA, habitualmente mais macio e algo condescendente em relação aos socialistas locais, acaba de publicar, sob o título "Negócio Fechado", uma crítica violenta a ambos os partidos signatários do acordo. E ainda a procissão nem sequer começou a sair da igreja...

5 comentários:

Pato Bravo Tomarense disse...

Dou um conselho ao senhor Marques: como não vai ter voto na matéria durante quatro anos parece-me que o seu grupo pode ser o "orgão" fiscalizador dos actos dos vereadores da nossa câmara pois tenho a certeza que tentarão enriquecer à custa do cargo público e colocar cunhas para os fiéis amigos. O senhor Marques pode agora fazer ao senhor Luís Ferreira e ao seu bando o mesmo que lhe fizeram a ele: fiscalizá-los e denunciá-los nos orgãos próprios e aos tomarenses já agora se fizer o favor. Quanto à senhora Anabela ser deputada. Bom... ela está a borrifar-se para Tomar como sempre esteve para o Centro de Emprego que é a instituição mais mal gerida nos últimos 20 anos no nosso Concelho: haja vergonha... senhora!
Para o senhor Rebelo noto algumas imprecisões na sua escrita. Por exemplo o link da nabantia está mal feito. A pressa é inimiga da perfeição... senhor Rebelo! Quanto à sua boca de muito mau gosto à saúde do senhor Luís Ferreira deixe que lhe diga que pelo que se lê e da forma como o fez: o senhor Rebelo está mesmo com dor de cotovelo que o senhor Ferreira tenha alcançado os seus intentos sem a sua ajuda não é? Deixe lá que a coisa vai correr-lhe mal mas quem vai sofrer é a nossa terra que tem agora mais 300 desempregados provindos da João Salvadar que usou "pretos" durante largos anos para enriquecer-se a si e à sua família e agora descarta-se deles. Tenham vergonha! O senhor Paiva saiu daqui e a João Salvador vai perdendo as empreitadas. Há coincidências do diabo mas que as há... há!

Sebastião Barros disse...

Meu caro conterrâneo: Concordo em absoluto com o seu conselho ao senhor Marques, como escreve. Direi mais -O que perdeu os IpT nas recentes eleições, não foi só a deficiente elaboração das listas e subsequente campanha pouco ortodoxa, em relação às regras da arte. Havia e há a fraca prestação durante o mandato que agora termina. Durante quatro anos nunca quiseram e/ou souberam transmitir aos eleitores o que se passava nas reuniões do executivo. E quando assim sucede, mais vale não termos oposição que andarmos sempre a aguardar iniciativas que nunca mais aparecem...
No que me diz respeito, apenas duas achegas. No caso do nabantia ocorreu apenas que, como sempre acontece, quando digito www.nabantia o link faz-se automaticamente. Que o amigo não consiga lá chegar, problema seu, que sinceramente lamento. Eu chego, sem qualquer dificuldade. Basta clicar.
Sobre a minha alegada "dor de cotovelo", o senhor acha mesmo que ao fim de quase 50 anos de política activa, ainda posso padecer de tal enfermidade ? Se fosse o caso, já teria mandado operar os cotovelos há um ror de tempo.
É claro que cada um goza de inteira liberdade de interpretação. Neste caso, todavia, não tenha quaisquer dúvidas -tanto a doença de Luís Ferreira como o texto de que falou, são a pura realidadee das coisas, sem qualquer segunda intenção. Se há coisa que nunca fiz foi brincar com, ou usar, a saúde das pessoas para fins políticos ou de simples crítica.
Escreva sempre!

António Rebelo

Pato Bravo Tomarense disse...

Estive a ver a conferência em vídeo do "pacto dos diabos" PSD/PS.
Sinceramente o que vi foi uma tralha de "chulos" que vivem do e para a política.
O senhor Ferreira e o camarada senhor Relvas que começaram na política quando lhes cresciam os dentes estavam a borrifar-se (viram como os anafados escreviam nos seus telemóveis tal era o interesse pelo conteúdo da apresentação que diga-se não foi quase nenhum) pois foram eles que cozinharam a treta do acordo. Os "bobos" eram o senhor Vicente e o senhor Cristovão aos quais reconheço que compensam em excesso de vaidade a carência de competência. Os figurinistas estavam lá também: as senhoras Rosário e Freitas e os senhores Vitorino, Corvêlo e Carrão que revolvia folhas atrás de folhas fingindo que trabalhava (que otário... oh senhor já "comprou" a sua licenciatura para ser presidente de câmara?). Como diz Medina Carreira "uns patetas e com estes não vamos a lado nenhum".
Mete-me dó o papel fragilizado do senhor Marques que gastou (ou melhor alguns gastaram por ele) uma fortuna na campanha agora estar com o rabo preso. Eu avisei-o mas é a pessoa mais teimosa que conheço. A teimosia dá no que dá. Na vida muitas vezes queremos ser isto e aquilo mas não podemos e é isto que devemos ensinar aos nossos filhos e netos senão estamos a educar "aberrações" e o senhor Marques tem que aprender a sua lição senão só o poderei apelidar de "burro velho teimoso".
Estes incompetentes que vão passar a governar a terra e eleitos pelo povo ignorante mas soberano vão destruir o que resta e já oiço que muita gente vai emigrar pois a terra não dá oportunidades e sendo assim bye bye "corja de chulos". É o que oiço e além disso a asfixia e a lei da rolha vai aumentar em Tomar. O senhor Marques tem o poder de descobrir as trapalhadas (tem gente nos tribunais, na PJ, nas finanças, nas conservatórias com ele) e denunciá-las aos tomarenses provando que os altivez moral ou se tem ou não se tem e não se confunda com a ética republicana que tanto apregoa o senhor Ferreira.
Como diz Medina Carreira "uns patetas e com estes não vamos a lado nenhum".
Espero que os pequenos que perderam como o senhor Ivo Santos e o senhor Lebre não parem e continuem a bem de Tomar. Eu aconselho uma marcação homem a homem a estes "palermas" que agora estão no "pacto dos diabos".
Podem contar comigo até porque o descaramento é tanto que nem se sabe o que se combinou no bloco central. O que as pessoas de Tomar querem ver é por escrito o que foi combinado porque por palavras as pessoas sérias sabem que estes "idiotas" são vira-casacas. Hoje dizem uma coisa e amanhã dizem outra.
Quanto ao senhor Rebelo mantenho o que disse sobre o que escreveu e nem sei o que o senhor Ferreira tem mas não são modos de se escrever e de se dirigir em público de um doutorado com responsabilidades cívicas e que diz ter um projecto para Tomar. Ninguém o ouve e já pensou porquê? Então reflita porque ninguém quer saber desse seu projecto. O senhor não tem provas dadas nem na vida cívil, nem profissional. nem no mundo académico suficientes como os nossos ministros indigitados sendo que o considero a si com categoria a mais para se enredar no "pântano político" em que se encontra a nossa terra que vai ser governada durante algum tempo por "incompetentes". Só me incomoda que uma pessoa quase séria como o actual Presidente se deixe manobrar mas como eu o compreendo. Só se vive uma vez não é?
Acham que o senhor Cristovão vai viver do ordenado de agente de ensino de desenho ou coisa parecida? Vamos ver qual é agora o tacho. Ms tem que ser grande pois já passou os 30 anos. Os tomarenses, como povo ignorante que é, vai outra vez ver do que é que estes hipócritas são capazes de lhes fazer. Continuem a votar no PSD/PS e não liguem a gente nobre de carácter como o senhor Lebre. Bom vou indo que eu tenho profissão e já agora se alguém se sente desconfortável pela rudeza das minhas palavras que mude de blogue ou que o seu administrador impossibilite a sua leitura.

Pato Bravo Tomarense disse...

Estive a ver a conferência em vídeo do "pacto dos diabos" PSD/PS.
Sinceramente o que vi foi uma tralha de "chulos" que vivem do e para a política.
O senhor Ferreira e o camarada senhor Relvas que começaram na política quando lhes cresciam os dentes estavam a borrifar-se (viram como os anafados escreviam nos seus telemóveis tal era o interesse pelo conteúdo da apresentação que diga-se não foi quase nenhum) pois foram eles que cozinharam a treta do acordo. Os "bobos" eram o senhor Vicente e o senhor Cristovão aos quais reconheço que compensam em excesso de vaidade a carência de competência. Os figurinistas estavam lá também: as senhoras Rosário e Freitas e os senhores Vitorino, Corvêlo e Carrão que revolvia folhas atrás de folhas fingindo que trabalhava (que otário... oh senhor já "comprou" a sua licenciatura para ser presidente de câmara?). Como diz Medina Carreira "uns patetas e com estes não vamos a lado nenhum".
Mete-me dó o papel fragilizado do senhor Marques que gastou uma fortuna na campanha agora estar com o rabo preso. Eu avisei-o mas é a pessoa mais teimosa que conheço. A teimosia dá no que dá. Na vida muitas vezes queremos ser isto e aquilo mas não podemos e é isto que devemos ensinar aos nossos filhos e netos senão estamos a educar "aberrações" e o senhor Marques tem que aprender a sua lição senão só o poderei apelidar de "burro velho teimoso".
Estes incompetentes que vão passar a governar a terra e eleitos pelo povo ignorante mas soberano vão destruir o que resta e já oiço que muita gente vai emigrar pois a terra não dá oportunidades e sendo assim bye bye "corja de chulos". É o que oiço e além disso a asfixia e a lei da rolha vai aumentar em Tomar. O senhor Marques tem o poder de descobrir as trapalhadas (tem gente nos tribunais, na PJ, nas finanças, nas conservatórias com ele) e denunciá-las aos tomarenses provando que os altivez moral ou se tem ou não se tem e não se confunda com a ética republicana que tanto apregoa o senhor Ferreira.
Como diz Medina Carreira "uns patetas e com estes não vamos a lado nenhum".
Espero que os pequenos que perderam como o senhor Ivo Santos e o senhor Lebre não parem e continuem a bem de Tomar. Eu aconselho uma marcação homem a homem a estes "palermas" que agora estão no "pacto dos diabos".
Podem contar comigo até porque o descaramento é tanto que nem se sabe o que se combinou no bloco central. O que as pessoas de Tomar querem ver é por escrito o que foi combinado porque por palavras as pessoas sérias sabem que estes "idiotas" não as têm. Hoje dizem uma coisa e amanhã dizem outra.
Quanto ao senhor Rebelo mantenho o que disse sobre o que escreveu e nem sei o que o senhor Ferreira tem mas não são modos de se escrever e de se dirigir em público de um doutorado com responsabilidades cívicas e que diz ter um projecto para Tomar e que ninguém o ouve e já pensou porquê? Então reflita porque ninguém quer saber desse seu projecto. O senhor não tem provas dadas nem na vida cívil nem no mundo académico suficientes como os nossos ministros indigitados sendo que o considero a si com categoria a mais para se enredar no "pântano político" em que se encontra a nossa terra que vai ser governada durante algum tempo por "incompetentes". Só me incomoda que uma pessoa quase séria como o actual Presidente se deixe manobrar mas como eu o compreendo. Só se vive uma vez não é?
Acham que o senhor Cristovão vai viver do ordenado de professor de desenho? Vamos ver qual é agora o tacho. Os tomarenses, como povo ignorante que é, vai outra vez ver do que é que estes hipócritas são capazes de lhes fazer. Continuem a votar no PSD/PS e não liguem a gente nobre de caracter como o senhore Lebre. Bom vou indo que eu tenho profissão e já agora se alguém se sente desconfortável pela rudeza das minhas palavras que mude de blogue.

Pensamentos soltos disse...

Segundo o que li e revi, há uma aliança a "duas vozes". Isto tudo indica que mais uma vez o povo ficou com cara de "ganso".
Eu por mim digo, onde chegaram a existir 7 candidatos ao executivo da cãmara e no final termos um "casamento" destes leva-me a pensar porque afinal fui eu votar?
Isto prova que o poder sobe depressa a cabeça e que a capacidade que havia de ser de dialgo fica assim ao geito do querer e poder, juntou-se a fome com a vontade de "engordar", 5 estrelinhas para a classe política porque a do povo nem com muita categoria la vai, ficamos a ver de novo o papel quimico de 4 anos transactos.