sexta-feira, 9 de outubro de 2009

LIBERDADE IGUALDADE E FRATERNIDADE ?!?!


Alguns militantes e dirigentes do PS local vão dizendo, pela calada, que apenas critico por despeito, por espírito de vingança, por rancor, ou (na típica linguagem de alguns) por dor de cotovelo. Estão enganados. E sabem-no bem. Sou socialista de antes do 25 de Abril, uma espécie em vias de extinção pelas leis naturais da vida. Aprendi em França, com um Mário Soares exilado, a pachorra, a tolerância, a fraternidade e a bonomia, em longas conversas na Librairie Maspero, no Quartier Latin e depois em Paris VIII.
Sei igualmente que em 35 anos de eleições livres o PS tomarense, enquanto tal, nunca governou a autarquia. Na minha sem dúvida tosca opinião, nem o senhor Luís Bonet (aliás uma excelente pessoa, com quem tive muito boas relações), nem o Dr. Pedro Marques foram alguma vez socialistas, ou souberam sequer com profundidade o que isso possa querer dizer. Ambos foram indigitados por maiorias partidárias de circunstância, que entretanto se puseram ao fresco quando perceberam realmente o que fizeram. Adiante...
Leio frequentemente e com gosto o blogue "Vamos por aqui", do mentor do PS local Luís Ferreira. Dentro daquele conhecido princípio católico, segundo o qual mais vale ler Deus do que os seus Santos. Desta vez fiquei chocado e algo confuso, ao ler o que segue: "Vamos por aqui...Tendo como base a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade...construída com Verdade, Justica, Honra e Progresso !
*"O PSD anda nas últimas. No outro dia na Serra a comitiva do Carrão e Relvas tinha menos gente que a do PS. É o fim de festa ! *Bruno Graça, eterno candidato a alguém lhe ligar, só sabe falar de cultura. Ele que é um exemplo de mau feitio. Não há pachorra ! *Pedro Marques quer enganar o pessoal escrevendo nos outdoors que é sério. É preciso lata !"
Igualdade ? Fraternidade ? Tolerância ? Desdém em excesso, isso sim ! E, em política, desdenhar em excesso é perigoso. Muito perigoso mesmo. Depois quando se perde, ou se mete a pata na poça, ninguém perdoa. "Tirem-me daqui que eu não estou morto ! -Pois não! Tu estás é mal enterrado !" Fiz-me entender ?

1 comentário:

Pato Bravo Tomarense disse...

Os incompetentes do PS continuam a não corrigir o seu erro no inquérito "virtual" realizado ou a 546 ou a 646 indivíduos. É só escolher pois mais 100 menos 100 pouco lhes importa. Prova-se aqui o rigor que existe nesta concelhia.
O senhor Ferreira está muito feio nos cartazes mas pelo menos é ele próprio e o photoshop não faz milagres.
Uma nota para o senhor Ferreira e que é a seguinte: se ganhar votos é contar o número de apoiantes em alguns eventos públicos então deixe-me dizer-lhe que os IpT vão, mais uma vez, ganhar-lhe pois comparando os dois jantares o senhor meteu 200 e tal tipos e os IpT mais de 500 por isso aguarde senhor Ferreira por Domingo à noite. Espero que não fuja como o fez há exactamente quatro anos atrás. Saibamos perder sem cobardia. Até lá.