quinta-feira, 29 de outubro de 2009

ANÁLISE DA IMPRENSA LOCAL E REGIONAL

Acabadas as campanhas eleitorais e contados os votos, restava esta semana aos jornais noticiar as tomadas de posse. O que foi feito por todos eles. "PS e PSD juntos na Câmara de Tomar", escreve O TEMPLÁRIO, acrescentando "Vereadores socialistas a tempo inteiro". CIDADE DE TOMAR preferiu ficar-se pelo clássico e cauteloso "Tomada de posse do executivo da câmara e da assembleia municipal". Até parece, com tal fraseado, que se trata de dois executivos. Mas "vai tudo dar ao mesmo", não é verdade ? O mesmo semanário, que faz manchete com a "Estação Rodoviária do Tejo, em Tomar Encerrada ao domingo e sem número de telefone" (como se o referido equipamento fosse da Rodoviária do Tejo, quando na verdade é municipal), inclui igualmente uma página completa com "As nossas propostas e sugestões - Ao novo executivo da câmara". São nada mais nada menos que quinze temas diferentes.
Pela sua manifesta originalidade, tanto em termos de ideias como (e sobretudo) de redacção, reproduzimos, com a devida vénia, dois deles: "Centro Comercial -Mesmo os que não gostam de centros comerciais devem aceitar que, a realizar-se um referendo, presume-se que uma larga maioria de tomarenses votassem a favor da construção de um centro comercial. Turismo -O executivo devia definir uma estratégia com base no princípio simples "Tomar é a cidade do país que melhor recebe os visitantes". Depois, basta proceder como tal." Comentários suplementares ? Para quê ? Estamos perante a verdadeira arte portuguesa. Presume-se !
Uma última referência ao actual decano da imprensa local. Nos respigos da página 27, pode ler-se, a dado passo isto -"A Bíblia é um manuel de mais costumes..." Pois se calhar será, dizemos nós. Porém não foi bem isso que o Saramago disse. Presume-se...
"João Salvador: empresa fechou" é manchete do TEMPLÁRIO, que na página 2 dá relevo ao julgamento de um "Toxicodependente [que] assaltava casas e lojas". Escreveu o autor da notícia, designadamente, que "a família do arguido, mãe e padrasto, não quiseram prestar declarações, apesar de serem os principais lesados." Infelizmente veio a saber-se mais tarde, sendo agora já do domínio público, que o padrasto acabou por prestar declarações, da forma mais dramática a que um ser humano pode recorrer -suicidou-se por enforcamento. Aqui fica o nosso pensamento piedoso para com um bom cidadão, justo, inteligente, culto e discreto como poucos. Oxalá repouse em paz, apesar do seu acto desesperado.
O MIRANTE faz igualmente manchete com o encerramento da empresa João Salvador, publicando também na primeria página uma grande fotografia da nossa conterrânea Mónica Martins, a primeira mulher da marinha a pilotar helicópteros. Vale a pena ler, até para se ficar a saber que a agora tenente Mónica, primeiro concorreu para a Academia da Força Aérea, mas chumbou. Mais tarde concorreu para a Escola Naval e foi admitida. Agora convive sem problemas com os seus colegas da Força Aérea. Coisas...
Diz igualmente O MIRANTE que "Câmara de Tomar vai ser governada por bloco central". Na página 20, o citado semanário regional escreve que "Só o Algarve gasta mais que o Turismo de Lisboa e Vale do Tejo", acrescentando que "Nova região de turismo gasta mais de dois terços do dinheiro dado pelo Estado com pessoal e estrutura". Já no corpo da notícia consta que o presidente da referida entidade pública, o ex-autarca de Alpiarça Joaquim Rosa do Céu, arrecada mensalmente 3.734 euros + 778 euros para despesas de representação + um terço da sua reforma de 2.500 euros. "Já os dois vice-presidentes Manuel Faria (responsável pela delegação de Tomar) e Eufrásio Filipe (responsável pela delegação de Setúbal) ganham ao nível de um cargo de direcção superior de segundo grau -ou seja, 3.173 euros + 583 euros mensais para despesas de representação. Nada mau".
É o que se presume ser o mais importante na CS desta semana. Caso não seja, caberá aos leitores melhor decidir, de preferência começando por aquela frase que tão bons frutos nos tem dado e continuará a dar -"Eu não sou especialista de modo algum, mas acho que..."

1 comentário:

ruiselliumatos disse...

Eu não sou especialista de modo algum, mas acho estranho que nenhum dos semanários tenha encontrado vozes (apropriadas) que expressem o seu descontentamento relativamente ao acordo celebrado entre PS e PSD.
Será mais difícil entre os frequentadores da rua Voluntários da República (que ganharam uns taxitos), mas nos da rua de baixo é de estranhar a submissão de quem reclamou vitória nas eleições.
Teremos então aqui motivos para o regresso de um carro grande (diz-se carrão?) ao lugar (interinamente) ocupado pelo eng. Luís Vicente? Ou será que teremos o contentar de um carro que já ganhou a reforma?