sexta-feira, 23 de outubro de 2009

PSD/PS: ACORDO DE MANCEBIA POLÍTICA

Em conformidade com o aqui noticiado anteriormente, (ler "PS e PSD dialogantes, mas..." e "Relvas:reeleição garantida", de 21 do corrente) Luís Vicente e Hugo Cristóvão, presidentes respectivamente do PSD e do PS, anunciaram e assinaram, hoje ao final da tarde, no Hotel dos Templários, um acordo de mútua colaboração política, tendo em vista a estabilidade do poder autárquico durante os próximos quatro anos. Assistiram ao acto solene, além da comunicação social, todos os nele envolvidos como eleitos (executivo e assembleia), bem como a deputada Anabela Freitas, substituta de Jorge Lacão, entretanto indigitado ministro das relações com o parlamento. As duas intervenções de ocasião pouco ou nada trouxeram de novo, como era expectável. Respondendo depois às perguntas dos jornalistas, foi dito que caberá ao presidente eleito, após tomar posse na próxima segunda-feira, a partir das 17 horas, nos Paços do Concelho, indicar quais ou pelouros e outras funções que irão desempenhar os novos eleitos de ambos os partidos. Apenas Hugo Cristóvão foi um pouco mais além, admitindo que a reeleição de Miguel Relvas está assegurada, confirmando assim o que aqui foi escrito em 21 do corrente (ver mais acima).
Apesar do natural mutismo dos líderes partidários, Tomar a dianteira pode avançar que, na futura mesa da assembleia municipal, haverá um eleito do PS, muito provavelmente Hugo Cristóvão. José Vitorino terá a seu cargo a presidência dos SMAS e, eventualmente, o pelouro do turismo, que já foi seu durante o mandato de Jerónimo Graça. Luís Ferreira, por seu turno, deverá ficar como vereador a tempo inteiro, com os bombeiros, protecção civil, cemitérios e saúde.
Assinale-se igualmente que, apesar de Hugo Cristóvão ter falado de "posição inovadora", referindo-se ao protocolo acabado de firmar, tal não parece ser o caso. Luís Bonet sempre colaborou com a maioria autártica enquanto foi vereador, outro tanto tendo feito Maria Augusta Dias Costa, na presidência de Jerónimo Graça.
Terá portanto início na próxima segunda-feira a primeira fase da lua de mel PSD/PS. Logo veremos quanto tempo vai durar. Certo é que a anunciada política de negociação e entendimento não vai ser nada fácil. Não só devido à ultra-complicada situação da autarquia, designadamente em termos de finanças e de gestão rigorosa das instalações, das máquinas e veículos de transporte e dos recursos humanos, mas também porque os sociais-democratas apenas parecem ter, como programa a implementar, uma série de obras. Umas de duvidosa utilidade, outras de nula oportunidade. Todas por assim dizer francamente irrealistas na actual conjuntura económica. Que solução negociada, por exemplo, para o mercado municipal, o fórum, a ligação pela mata, o parque de estacionamento de 33 lugares a meio da encosta do castelo, os vários museus previstos para a Levada, e a fase seguinte do Polis XXI ? O futuro a nível local, além de negro, promete vir a ser bastante animado. Animador é que não. Mas oxalá estejamos a ser demasiado pessimistas...

3 comentários:

Pato Bravo Tomarense disse...

Ora então este "pacto dos diabos" significa que o senhor Pedro Marques e a senhora Graça/senhor Soares vão ser apenas uns fantoches no executivo camarário.
Porque é que os IpT não chegaram também a acordo com o PSD? Perguntem ao senhor Marques.
Se alguém quer o bem do concelho parece ser a dupla PSD/PS pois se os IpT o quisessem tinham colaborado a bem de Tomar mas como se vê e sempre se viu o senhor Marques quer é o seu bem-estar e disso ninguém tenha quaisquer dúvidas que ele se ganhasse iria fazer mais pelos seus interesses pessoais que minha terra. Perdeu e agora que pelo menos tente advogar que é coisa que ele nunca fez na vida.

Francisco marques disse...

Este acordo é uma vergonha e um insulto, cheira a um jogo de crianças do dá cá o tacho.

Os outros meninos assim ficam sem poder brincar porque os do centrão apanharam os brinquedos todos.

Tomar assim saí do mapa de vez.

Francisco marques disse...

Este acordo é uma vergonha e um insulto, cheira a um jogo de crianças do dá cá o tacho.

Os outros meninos assim ficam sem poder brincar porque os do centrão apanharam os brinquedos todos.

Tomar assim saí do mapa de vez.